Lotus surpreende com o novo SUV elétrico 600HP Eletre Hyper SUV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante automóvel britânica, Lotus, deu a conhecer o seu primeiro veículo elétrico a pisar o alcatrão em 2022. Apelidado de Eletre Hyper SUV, tal como o nome indica trata-se de um SUV AWD com 600 cavalos de potência equivalente e coração elétrico.

O novo Lotus 600HP Eletre é um SUV de luxo com imenso poder, velocidade e inovação. Já o seu design evoca sentimentos de nostalgia para os fãs da linha Emira, um dos desportivos mais aclamados a surgir desta fabricante europeia.

Este é o novo SUV Lotus Eletre Hyper SUV

O Lotus 600HP Eletre apresenta cinco portas, design arrojado e coração totalmente elétrico. Segundo a própria fabricante este veículo insere-se numa nova categoria, os "hyper" SUV's com bastante inovação incorporada neste carro elétrico já em produção.

Estamos perante um carro desportivo que também se desdobra como veículo familiar, cobrindo ambos os segmentos e primando pelas opções de conetividade. Ainda que a fabricante tenha reservado para si alguns detalhes técnicos do veículos, sabemos, por exemplo, que a autonomia será de até 600 km, valor digno de nota.

Autonomia de até 600 km no Lotus 600HP Eletre

Lotus 600HP Eletre

Em primeiro lugar, o novo Lotus 600HP Eletre competirá diretamente com modelos como o Tesla Model X Long Range Plus graças à sua autonomia alargada. Além disso, com um motor de 600 cavalos (potência equivalente), o Lotus consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.

A apresentação do veículo colocou também bastante ênfase no design do mesmo. Mais concretamente, no cuidado com a aerodinâmica para maximizar a eficiência de condução e conservação de energia ao minimizar as forças de atrito.

Lotus 600HP Eletre

O resultado? Linhas agressivas e moldadas habilmente para dar corpo a este SUV elegante e moderno de alta eficiência, preparado para a lide urbana, ou para enfrentar as pistas consoante o apetite do condutor.

Além disso, o interior do veículo utiliza vários materiais recicláveis, mitigando assim a pegada ecológica do carro e apostando também em materiais de alta duração. Ou seja, não só são compostos ecológicos, como também prometem ser bastante duráveis.

Aerodinâmica e ecologia no novo carro elétrico da Lotus

Lotus 600HP Eletre

O interior e todo o habitáculo do veículo é uma mistura de tecnologia, conforto, classe, e luxo. Em primeiro lugar o sistema de infotainment apresenta um aspeto arrojado e futurista com demarcações em LED, além do volante desportivo.

Temos também o primeiro sistema de LiDAR num veículo, usado para ajudar o condutor ao providenciar-lhe uma maior e melhor informação espacial, além de melhorar a resposta do sistema de condução assistida.

Lotus

O melhor de tudo? Este veículo foi pensado para ser atualizável e melhorado ao longo da sua vida útil. Algo que se traduzirá em atualizações de software via OTA para acrescentar funções e melhorar o desempenho do veículo elétrico.

Por fim, de momento não há preços para o novo Lotus 600HP Eletre, mas contamos com o início das vendas em 2023. Até lá, as primeiras unidades devem chegar às estradas ainda em 2022, mesmo que apenas para efeitos de demonstração.

The 2023 EV Lotus Eletre debuts...Lotus are keeping the performance figures close to their chest, but from what we've heard, there will be 3 versions from 600HP & a range of 348 miles. 🔋Not bad for a first SUV attempt. 😍Via @evomagazine | https://t.co/gQ69lxc2kf pic.twitter.com/UrCjqTVW0a

— Unichip Europe  (@unichip_europe) 30 de março de 2022

Recordamos ainda que o veículo está atualmente em produção na China, na linha da Wuhan e chegará a mercados como a China, Europa e Reino Unido a partir do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.