Huawei Watch GT 3 Pro review: smartwatch premium cada vez mais próximo da perfeição

Rui Bacelar

O Huawei Watch GT 3 Pro é um dos melhores smartwatch no mercado em 2022, com preço de venda ao público recomendado de 369,90 € no website da marca. Anunciado em Milão, o produto faz justiça à capital da moda europeia com um design de luxo.

É atualmente o flagship da marca no segmento dos wearables e mostra-se compatível com smartphones Android, iOS (iPhone) e claro, os próprios smartphones Huawei com HarmonyOS. Porém, este mesmo HarmonyOS é o seu "maior inimigo" como veremos adiante.

Huawei Watch GT 3 Pro

O relógio inteligente está disponível em vários estilos e combinações de pulseiras. A versão testada brindou-nos com uma caixa metálica de 46 mm, em titânio, leve e robusto. É complementado pela pulseira em pele genuína tingida de cinzento para um look sofisticado.

Huawei Watch GT 3 Pro

O Huawei Watch GT 3 Pro é a versão mais cuidada do Watch GT 3, com mais extras e funcionalidades, ainda que o seu funcionamento não seja perfeito. Com a diferença de preços a ser considerável, a versão GT 3 apresenta melhor relação qualidade / preço, sobretudo para quem não tem um smartphone Huawei pois algumas caraterísticas não funcionam tão bem no iOS e Android.

Pontos fortes do Huawei Watch GT 3 Pro

  • Bom design e conforto de uso
  • Repleto de capacidades
  • Excelente ecrã AMOLED
  • Qualidade de construção
  • Autonomia de bateria

Pontos fracos do Huawei Watch GT 3 Pro

  • Configuração inicial trabalhosa - Guia inicial (código QR) incluído na caixa
  • Loja de "apps" ainda limitada
  • Sincronização inconstante com smartphone Android
  • Algumas funções não disponíveis (ECG, etc)

Design e aspeto geral do smartwatch Huawei

Huawei Watch GT 3 Pro

O Huawei Watch GT 3 Pro é compatível com braceletes de 22 mm para relógio, sendo a incluída nesta versão bastante elegante em cinza mate. A remoção da bracelete é muito fácil, podendo ser feita com uma só mão para trocarmos de pulseiras.

O visual do relógio é um dos seus pontos mais fortes. Geração após geração, a Huawei tem aperfeiçoado a sua gama de relógios inteligentes e este seu aspeto geral alia elementos clássicos ao relógio moderno e inteligente.

Huawei Watch GT 3 Pro

O Huawei Watch GT3 Pro é o smartwatch que podem levar para o escritório ou para o ginásio. Do encontro casual à reunião de negócios, espelhando qualidade em todas as suas linhas, inclusive na pulseira que complementa perfeitamente o visual.

A melhorar há sempre algo e neste relógio gostaria de encontrar uma pulseira de maior qualidade. Poderia ser mais espessa e macia, com um toque mais orgânico que encontramos em relógios convencionais de preço similar ao smartwatch Huawei.

Huawei Watch GT 3 Pro

O Watch GT 3 Pro está disponível em duas versões, Titânio e Cerâmica. A primeira emana uma energia mais masculina, com o cinza metálica e o cinza mate da pulseira. A segunda, de caixa menor e em cerâmica branca, é marcadamente mais feminino.

Importa frisar ainda a presença de GPS integrado e de NFC, porém, não encontrei a possibilidade de fazer pagamentos contactless em Portugal. De igual modo, apesar de suportar o ECG, para já tal é apenas uma promessa por concretizar.

Qualidade de construção do Huawei Watch GT 3 Pro

Huawei Watch GT 3 Pro

O smartphone apresenta dois botões na lateral direita. Em primeiro lugar temos uma coroa rotativa, que serve também como botão "clicável" para navegar pela interface e ampliar ou afastar no menu geral das aplicações, tal como no watchOS da Apple.

Huawei Watch GT 3 Pro

O segundo botão, de formato cilíndrico e perfil baixo, é dedicado aos modos de monitorização da atividade desportivo. Ou seja, um atalho direto para toda a área de desporto suportada pelo relógio, permitindo-nos dar início ao rastreio de um exercício bastando clicar as vezes necessárias (desde 3).

Huawei Watch GT 3 Pro

Este segundo botão, além de funcionar como tal, é também uma superfície de condução, elemento crucial para algumas das funções de saúde avançadas do relógio. É aqui que devemos tocar para, por exemplo, executar a função ECG (assim que ficar disponível), para além de outros testes que tiram partido deste elemento.

Huawei Watch GT 3 Pro

Em suma, a qualidade de construção é o maior ponto forte deste relógio inteligente Huawei. O mesmo pode ser dito, contudo, do design do produto, honrando o saber acumulado da fabricante chinesa neste segmento que, sobretudo agora, lhe é tão grata.

Huawei Watch GT 3 Pro

Temos ainda uma boa resistência à água, com certificação de resistência até 30 metros de profundidade, podendo assim ser usado na piscina ou no banho com relativa confiança.

Software geral e configuração inicial

Huawei Watch GT 3 Pro

O Huawei Watch GT 3 Pro liga a smartphones Android e iOS (iPhone) através da ligação Bluetooth. Porém, o controlo das suas funções é feito através da aplicação Huawei Saúde e é aqui que começam os percalços motivados pelo software e plataformas.

Em primeiro lugar o smartwatch apresenta-nos uma mensagem de boas-vindas, seguindo-se um código QR e solicitação de instalação da aplicação Huawei Health, abrindo-se a Play Store ou App Store onde temos versões desatualizadas da app.

Huawei Watch GT 3 Pro

Mais concretamente, na Play Store temos uma versão atualizada pela última vez a 15 / 07 / 2020. Já a versão para iOS, na App Store, é a mais recente, com a última atualização a 7 /09 / 2022 à data de redação deste artigo.

Huawei Watch GT 3 Pro

Portanto, se tiverem um smartphone Android, após a ligação inicial do smartwatch ao telefone, a aplicação de controlo - Huawei Saúde - pedirá para ser atualizada. Desse modo, o utilizador não tem outra opção a não ser instalar a aplicação Huawei AppGallery. Em seguida, poderá, através da AppGallery onde também tem que iniciar sessão, finalizar a configuração do relógio.

Huawei Watch GT 3 Pro

Posteriormente, através da app Saúde e da AppGallery podemos instalar mais apps para o relógio. Temos aqui algumas úteis como a navegação do Google Maps para o pulso, com indicações passo a passo, ou o seu Petal Maps, também da Huawei.

Huawei Watch GT 3 Pro

O procedimento de instalação e concessão das permissões pedidas pelo relógio para a app Saúde é extenso. Para um utilizador menos versado nas lides da tecnologia o resultado pode ser a frustração e não fruição ou configuração correta do Watch GT 3 Pro.

Huawei Watch GT 3 Pro

Experiência de utilização

  • Mais de 100 tipos de exercícios suportados para monitorização
  • Medição contínua dos níveis da Temperatura, Stress, SpO2 (oximetria) e Frequência Cardíaca
  • Vários modos dedicados à monitorização de modalidades específicas
  • Suporte para ECG (internacional, a chegar gradualmente)
  • Recebe notificações do telefone e permite responder às mensagens
  • Pode fazer e receber chamadas telefónicas com ligação Bluetooth
  • Vários mostradores digitais ou watchfaces disponíveis
  • Localização GNSS integrada no relógio

Huawei Watch GT 3 Pro

A mais recente geração dos smartwatch topo de gama da Huawei traz um novo sensor biométrico, mais preciso. Pode medir a temperatura corporal do utilizador, níveis de stress, frequência cardíaca, elasticidade das artérias e veias, poderia vir a fazer ECG, além de toda a monitorização habitual do sono, exercício e condição física geral do utilizador.

Huawei Watch GT 3 Pro

Forte leque de funções para monitorização do exercício físico e fitness

O software tem um vasto catálogo de funções para desporto e, naquelas que conseguimos executar, a experiência é boa, tendo inclusive localização GPS para seguir os percursos.

Huawei Watch GT 3 Pro

Há aspetos onde falha em comparação com outras plataformas, mas aqui o problema é devido sobretudo ao software.

Temos sim um generoso leque de indicadores da atividade física. Várias hipóteses para acompanhar o exercício físico do utilizador, monitorização contínua e estimativas de oximetria durante as sessões de treino.

Huawei Watch GT 3 Pro

É um relógio muito completo, ideal para quem pratica corrida, caminha, entre muitos outros desportos e tipos de exercício dentro e fora de casa.

Huawei Watch GT 3 Pro

A funcionalidade de ECG, apesar de ser suportada pelo relógio, não está ainda aprovada na Europa, pelo que de momento é apenas uma promessa latente.

Ecrã AMOLED e bom altifalante para chamadas telefónicas

Huawei Watch GT 3 Pro

O smartwatch Huawei Watch GT 3 Pro tem um ecrã de 1,43 polegadas, AMOLED. As cores típicas destes painéis são excelentes, com bons ângulos de visão e visibilidade sem restrições mesmo ao ar livre, apresentando um bom brilho máximo.

Huawei Watch GT 3 Pro

Este ecrã AMOLED pode tirar partido do modo Always-On, ou seja, mostrar sempre o relógio e, quando em utilização, manter o ecrã ligado por 5 minutos. Tem uma boa resposta ao toque, com facilidade de registo nos toques, deslizes e contacto.

Huawei Watch GT 3 Pro

Além de relógio para desporto, o Watch GT 3 Pro é um relógio inteligente moderno, com todas as premissas que tal comporta. Pode, assim, atender e fazer chamadas, com microfone incluído e um excelente altifalante para o formato e tamanho do relógio.

As funções "Smart" do smartwatch Huawei

Huawei Watch GT 3 Pro

Todavia, algumas funções não são plenamente suportadas em smartphones Android e sobretudo iOS, nos iPhone. A importação de música para o relógio não me foi possível, emparelhado com um smartphone Android e, mais uma vez, o pedido repetido de permissões para a aplicação Huawei Saúde chegou a ser exasperante.

Huawei Watch GT 3 Pro

Podemos, não obstante, controlar a reprodução de música no smartphone, receber notificações do Facebook, Instagram, Google Chrome e essencialmente todas as notificações que o smartphone receba. Com efeito, a app Saúde faz essencialmente um espelhamento das notificações recebidas pelo telefone para o smartwatch, o que nos dá muita informação para o pulso.

Huawei Watch GT 3 Pro

Para os interessados, podemos também responder a mensagens do Facebook Messenger e WhatsApp, entre outras apps. Este suporte para notificações varia, contudo, consoante a plataforma e tipo de aplicações em questão.

Huawei Watch GT 3 Pro

Sentimo-nos, contudo, reféns da aplicação Huawei Saúde e dos seus caprichos ocasionais. Não só o leque de aplicações adicionais para o relógio é limitado, através da App Gallery, não sendo a melhor experiência "Smart" que encontramos num smartwatch.

Autonomia de bateria exemplar no Huawei Watch GT 3 Pro

  • Até 14 dias de autonomia com uso normal
  • Cerca de 7 dias com uso intenso e ecrã Always-On
  • Carregamento sem-fios padrão Qi

Huawei Watch GT 3 Pro

A autonomia de bateria é um dos pontos fortes do Huawei Watch GT 3 Pro. Temos cerca de duas semanas ou 14 dias com um padrão de utilização normal, sem o modo Always-On ativado. Para uma utilização "típica" são valores muito bons.

Huawei Watch GT 3 Pro

Por outro lado, com um uso mais intenso e exploração de todas as funções de monitorização e ecrã "sempre ligado" temos entre 7 a 8 dias de autonomia. Mais uma vez, são valores excelentes para o segmento dos relógios inteligentes.

Huawei Watch GT 3 Pro

Importa frisar que estes valores foram apurados na versão Titanium, de 46 mm.

Este é um relógio que tanto nos pode durar cerca de duas semanas entre cargas, sem preocupações, como pelo menos uma semana com forte uso. Sobretudo se gostam de correr e registar os percursos com a localização GPS ativada, a autonomia estará próxima de uma semana, o que mesmo assim é muito bom.

Huawei Watch GT 3 Pro

A nova geração, com o Huawei Watch GT 3 Pro, traz-nos carregamento sem-fios, padrão Qi, mais rápido que os relógios anteriores. Mais concretamente, uma carga total 0% - 100% demora menos de 90 minutos.

Huawei Watch GT 3 Pro

Em 10 minutos de carga temos cerca de 25% de bateria carregada, indicando a presença de um carregamento rápido.

Veredito

Huawei Watch GT 3 Pro

O Huawei Watch GT 3 Pro cumpre o seu ensejo de nos entregar um relógio elegante e premium, com muito boa qualidade de construção e espaço para melhoria no material da pulseira / bracelete.

Huawei Watch GT 3 Pro

O software continua a ser o seu maior entrave, com a AppGallery a ser nos empurrada para usufruir plena e eficazmente do smartwatch Huawei. É um ótimo relógio para emparelhar e usar com smartphones Huawei.

Huawei Watch GT 3 Pro

Enquanto smartwatch para usar com smartphones Android e iOS é medíocre devido à sua plataforma e limitações de compatibilidade / suporte de algumas funções.

Huawei Watch GT 3 Pro

Ao estar a comprar um relógio topo de gama queremos, naturalmente, fazer uso pleno das suas capacidades e tal não sucede com smartphones Android e iOS (iPhone).

O Huawei Watch GT 3 Pro recebeu uma pontuação global de 7,5 pontos em 10 possíveis. É um dos melhores smartwatch de 2022, mas o software condiciona a experiência de utilização que poderia, com estes argumentos, ser excelente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com