Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 8 melhores smartwatch com NFC a comprar em 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 7 min.

Os relógios inteligentes trazem a conveniência para o pulso do utilizador, especialmente os modelos que permitem fazer pagamentos. A pensar nisso selecionamos os melhores smartwatch com NFC, tecnologia necessária para mediar os pagamentos contactless por aproximação. Estes são os melhores modelos do momento.

1. Apple Watch Series 9

Apple Watch Series 9 - Melhores Smartwatch com  NFC

Ecrã: 1,9 polegadas Retina LTPO OLED, 2000 nits
Conexão: NFC, Bluetooth, GPS, eSIM
Proteção: certificação IP6X
Autonomia: 18 horas
Plataforma: watchOS
Extras: deteção de acidentes

Lançamento: setembro 2023

O Apple Watch Series 9 está equipado com um ecrã excelente e conta com integração com o Apple Pay com NFC para fazer pagamentos contactless. Tem autonomia para de até 18 horas e, como ponto menos positivo, não é compatível com Android.

Este modelo de nona geração é o melhor smartwatch compatível com iOS e iPadOS, visto que foi concebido de raiz para trabalhar perfeitamente com iPhone e outros dispositivos Apple.

Os modelos da série Apple Watch Series 9 regista ainda vários parâmetros de atividade física, tornando-o o modelo ideal para desportistas. Estão disponíveis em 41 e 45 mm e dispõem de uma grande variedade de braceletes.

2. Samsung Galaxy Watch6 Classic

Samsung Galaxy Watch6 Classic

Ecrã: 1,5 polegadas Super AMOLED
Conexão: NFC, Bluetooth 5.3, GPS, eSIM
Autonomia: até 80 horas
Plataforma: Android Wear OS 4
Armazenamento: 16 GB
Resistência: IP68

Lançamento: agosto 2023

O Watch 6 Classic figura entre os melhores smartwatches com NFC do mercado. Lançado em agosto de 2023, destaca-se com um design premium e desempenho ágil com chipset Exynos W930.

Possui recursos avançados de saúde, incluindo certificação ECG e monitor de pressão arterial. Equipado com NFC, possibilita pagamentos sem contato e diversos recursos conectados. Disponível nas cores Black e Silver, o Samsung Galaxy Watch6 Classic é uma escolha sofisticada para quem busca funcionalidade e estilo em um único dispositivo.

3. Apple Watch SE (2022)

Apple Watch SE

Ecrã: 1,78 polegadas OLED com brilho até 1000 nits
Conexão: NFC, Bluetooth, GPS, LTE (opcional)
Proteção: ecrã com vidro Ion-X
Autonomia: 18 horas
Plataforma: watchOS
Extras: deteção de acidentes

Lançamento: setembro 2022

Para quem procura o melhor smartwatch qualidade/preço para iPhone, o Apple Watch SE é o modelo recomendado. Tem ecrã brilhante (até 1000 nits) e continua a ser um dos melhores relógios com pagamento por aproximação via NFC.

Também tem GPS integrado e agora conta com a funcionalidade de deteção de acidentes, muito útil em caso de algum incidente. A app Treino está agora otimizada e com o Watch SE é possível experimentar treinos personalizados com registo de métricas avançadas.

Este relógio inteligente pode ser comprado em vários esquemas de cor, graças às várias pulseiras compatíveis, além de estar disponível em dois tamanhos - 40 mm e 44 mm. Tem excelente qualidade de construção e o sistema operativo watchOS é rápido e fácil de usar.

Se quiseres saber mais sobre este smartwatch, vê a nossa review do Apple Watch SE 2022.

4. Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Ecrã: 1,4 polegadas AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Autonomia: até 80 horas
Plataforma: Android Wear OS
Extras: Monitorização de rotas via GPS, vidro de Safira, NFC
Proteção: MIL-STD-810H, IP68

O Watch 5 Pro é um dos melhores smartwatch com NFC que podes comprar. É rápido, poderoso, está muito bem construído, e é robusto, mas só é compatível com equipamentos Android.

Trata-se de um smartwatch com GPS, ecrã AMOLED de 1,4 polegadas,16 GB de armazenamento interno, uma bateria de 590 mAh e o sistema TizenOS e Google Wear OS.

Destaca-se pela integração com o sistema Samsung Pay para pagar com NFC, bastando para isso aproximar o relógio do terminal. Tem ótima autonomia de bateria, excelente ecrã AMOLED e a boa relação preço/qualidade.

O Samsung Galaxy Watch 5 Pro está disponível em dois tamanhos, nas cores Cinza e Preto, além de contar com várias pulseiras compatíveis.

5. Apple Watch Ultra 2

Apple Watch Ultra 2

Ecrã: 1,92 polegadas Retina LTPO OLED 3000 nits, vidro de Safira - Always On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.3, GPS
Proteção: certificação IP6X
Plataforma: watchOS 10
Bateria: 564 mAh

Lançamento: setembro 2023

O Apple Watch Ultra 2 integra tecnologia NFC e pode utilizar o sistema de pagamentos contactless da marca, Apple Pay. Este é o modelo recomendado para os utilizadores que procuram um smartwatch com compatibilidade plena com o iOS do iPhone.

O mais avançado e robusto smartwatch Apple para desporto e aventura outdoor é um dos melhores smartwatches com NFC pela ótima qualidade de construção, simplicidade de utilização e resistência a qualquer ambiente ou atividade.

6. Ticwatch Pro 5

Ticwatch Pro 5

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com Always-On
Processador: Qualcomm Snapdragon W5+ Gen 1
Plataforma: Wear OS 3 by Google
Conexão: NFC (Google Pay), Bluetooth 5.2, GPS, Wi-Fii
Bateria: 628 mAh

O TicWatch Pro 5 é um dos melhores modelos com pagamento NFC via sistema Google Pay. É uma boa compra para quem procura longa autonomia, qualidade de construção e durabilidade (IP68), além de GPS integrado e registo contínuo da frequência cardíaca.

Tem 2 GB de memória RAM, processador Qualcomm Snapdragon W5 Gen 1 e usa o sistema WearOS, apresentando também uma boa qualidade de construção e bateria de 628 mAh.

7. Fossil Gen 6

Smartwatch Fossil Gen 6

Ecrã: 1,28 polegadas AMOLED com Always-On
Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 4100+
Plataforma: Wear OS by Google
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Extras: Assistente virtual Alexa

Para quem estiver à procura de um relógio com NFC disponível em vários modelos de design moderno, a 6.ª geração dos Fossil é uma opção a considerar. Pode fazer pagamentos via NFC através do sistema Google Pay.

A 6.ª geração de relógios inteligentes da Fossil Connected, os Gen 6, estão disponíveis em três acabamentos de design sofisticado e pulseiras em metal, malha milanesa ou couro. São bons smartwatch com NFC, confirmando o potencial do WearOS da Google.

Destacam-se pelo visual casual, bem como o processador Snapdragon 4100+ da Qualcomm, além disso, têm 1 GB de memória RAM, bem como até 8 GB de armazenamento interno. A isto junta-se uma boa qualidade de construção e preço competitivo.

8. Xiaomi Watch 2 Pro

Xiaomi Watch 2 Pro

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED 600 nits Always-on
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, eSIM
Proteção: certificação 5ATM
Autonomia: 65 horas
Plataforma: Wear OS 3.5

Lançamento: outubro 2023

O Xiaomi Watch 2 Pro é uma escolha sólida entre os smartwatch com NFC. Com o sistema operativo Android Wear OS 3.5 e impulsionado pelo processador Qualcomm Snapdragon W5+ Gen, o smatwatch oferece desempenho ágil. Tem ainda 32GB de armazenamento interno e 2GB de RAM.

Se quiseres saber mais sobre este smartwatch, vê a nossa review do Xiaomi Watch 2 Pro.

A tecnologia NFC em 5 pontos

Apple Pay

1. A sigla NFC (Near-Field Communications) refere-se a uma tecnologia de comunicação a curta distância. O 1.º padrão foi definido em 2003 e, desde então já está presente numa grande variedade de produtos, mediando várias situações do quotidiano.

2. A tecnologia NFC usa o emparelhamento magnético para enviar, ou receber sinais. À distância máxima de 10 cm, ou mínima (contacto), é criado um campo eletromagnético em que o dispositivo ativo comunica com o passivo (2 tipos existentes).

3. Existem 3 modos de operação. (1) O modo peer-to-peer - dispositivos NFC ativos trocam informação entre si, alternado entre estados ativos e passivos. (2) O modo Leitura/Escrita - dispositivos NFC ativos lêm, ou escrevem, informação num dispositivos passivo. (3) O modo de simulação de cartão eletrónico é usado para fazer pagamentos contactless.

4. Tecnologia segura. Ambos os terminais NFC têm que estar a uma distância mínima de 10 centímetros para funcionarem, algo que dificulta a intromissão de terceiros no sistema. Em síntese, a tecnologia NFC é, regra geral, bastante segura.

5. O NFC é usado para vários fins. Além dos pagamentos contactless, as tags NFC podem ser usadas para marketing e publicidade, ou integradas em algumas aplicações para telemóveis Android e iOS.

Nota, por fim, que a conexão NFC por si só não significa que poderás fazer pagamentos contactless. Para tal é necessário que cada relógio suporte uma plataforma de pagamentos como a Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay, entre outras.

Segue os nossos guias e faz a melhor compra:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt