Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Os 12 melhores smartwatch de 2022

Rui Bacelar

Quem procura um acessório capaz de registar e acompanhar atividades físicas, tem nos melhores smartwatch para desporto e uso geral, acessórios inteligentes para comprar e ter no pulso. Em seguida encontrarás o melhor smartwatch para ti!

Tens relógios com diferentes sistemas operativos e funções distintas, aptos para os mais variados utilizadores. Do mais abrangente, ao mais específico, destacamos as caraterísticas que os tornam nos melhores smartwatch de 2022.

1. Apple Watch Series 8: o melhor smartwatch para iPhone (iOS)

Apple Watch Series 8

Ecrã: 1,9 polegadas OLED com 484 x 396 pixeis (326 ppp)
Desporto: apto para natação, vários treinos, atividades e modalidades
Saúde: ECG, oxigénio no sangue, frequência cardíaca, deteção de queda, acidentes e temperatura
Plataforma: watchOS
Compatibilidade: iOS (iPhone)

O melhor dos relógios smartwatch da Apple mantém o visual geral da geração anterior, com mais funções de saúde. O smartwatch com GPS destaca-se por manter o ecrã sempre ligado, bateria otimizada, rápida a carregar e autonomia até 18 horas de uso.

O relógio tem duas opções de material da caixa, o alumínio ou aço inoxidável além das versões Product RED, com várias pulseiras e materiais. É o melhor smartwatch para desporto (em iOS) com oxímetro, função ECG e deteção de acidentes.

O sistema watchOS melhora a experiência de utilização com updates garantidos. É o melhor relógio smartwatch para quem tem um iPhone devido à plena integração com o ecossistema Apple, bem como as várias opções de personalização.

Assim sendo, é o melhor smartwatch compatível com iPhone e aperfeiçoado para este. É a escolha de eleição graças ao seu design aceite a apto a praticamente qualquer situação. Está, por fim, disponível em 45 e 41 mm de caixa.

2. Samsung Galaxy Watch 5 Pro: o melhor smartwatch para Android

Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Ecrã: 1,4 polegadas Super AMOLED com 450 x 450 pixeis (321 ppp)
Desporto: apto para natação, vários treinos, atividades e modalidades
Saúde: ECG, oxigénio no sangue, frequência cardíaca, IMC
Proteção: MIL-STD-810H, Vidro de Safira, IP68
Plataforma: Android Wear OS
Compatibilidade: Android

O melhor smartwatch para desporto é o Galaxy Watch 5 Pro (para Android), com ecrã circular, design elegante com a coroa rotativa, digital. É confortável de usar e bem construído (certificação MIL-STD-810G). Especializa-se no fitness e inclui funcionalidades como monitorização da pulsação arterial, ECG. bem como a resistência à água.

O relógio smartwatch tem boa autonomia de bateria que pode chegar aos 2 dias. Este smartwatch com GPS está disponível em dois tamanhos, de 40 e 44 mm, personalizável em cor e pulseiras. É rápido e fluído graças ao sistema Android Wear OS da Google e à interface One UI Watch 4.5.

É um dos melhores smartwatch em 2022 e todas as apps essenciais, anéis de atividade, competições e mais funções para desporto. A quem procura um relógio inteligente para desporto e uso geral, este é um dos top smartwatch da atualidade.

Tem, por fim, um design muito cuidado, sendo o smartwatch mais clássico, ou aquele com um design mais cuidado.

3. Samsung Galaxy Watch4 Classic: melhor alternativa compatível com Android

Samsung Galaxy Watch 5

Ecrã: 1,4 polegadas Super AMOLED com 450 x 450 pixeis (321 ppp)
Desporto: apto para natação, vários treinos, atividades e modalidades
Saúde: ECG, oxigénio no sangue, frequência cardíaca, IMC
Proteção: MIL-STD-810H, Vidro de Safira, IP68
Plataforma: Android Wear OS
Compatibilidade: Android

O smartwatch Samsung Galaxy Watch 5 com sistema Android Wear OS e interface One UI Watch 3 torna o relógio inteligente mais rápido e fluído. É um dos melhores smartwatch da atualidade, mas só é compatível com Android.

Face ao modelo base com design desportivo, o Watch 5 é mais desportivo com ecrã incrível e ótima qualidade de construção num smartwatch com GPS integrado. Tem várias funções para monitorização do desporto e novos sensores para saúde.

A quem procura um dos melhor smartwatch em 2022 disponível em Portugal recomendamos o Watch 5 para os utilizadores mais casuais. Está, por fim, disponível em dois tamanhos, 40 mm e 44 mm de caixa.

É, por fim um dos melhores smartwatch com ECG, NFC e GPS integrado que podem comprar para usar com smartphones Android. A autonomia de bateria também é uma das melhores.

4. Xiaomi Watch S1 Active: melhor smartwatch qualidade preço para Android e iOS

Xiaomi Watch S1 Active

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com 466 x 466 pixeis (326 ppp)
Desporto: apto para natação, vários treinos, atividades e modalidades
Saúde: Sono, oxigénio no sangue, frequência cardíaca
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O melhor smartwatch preço qualidade disponível em Portugal é o Xiaomi Watch S1, uma proposta ideal para monitorizar a saúde de forma mais avançada, além de apresentar as notificações mais importantes do telefone. O preço em conta é um dos seus maiores trunfos, bem como o facto de ser um smartwatch com GPS integrado.

O formato redondo e aspeto clássico são aspetos a ter em conta, bem como a grande autonomia de bateria. Com efeito, a quem procura o smartwatch com mais autonomia de bateria - até 16 dias - este modelo merece estar no Top smartwatch 2022.

Através do smartwatch Xiaomi também podemos selecionar entre 17 modos de fitness e 100 exercícios diferentes. A isto soma-se a resistência à água até 50 metros que faz dele um dos melhores smartwatch para desporto.

5. Huawei Watch GT 3 Pro: smartwatch com melhor autonomia de bateria em 2022

HUAWEI Watch GT 3 Pro

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS,
Autonomia: até 14 dias
Extras: Monitorização de rotas via GPS,
Plataforma: HarmonyOS 2.0
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O smartwatch Huawei Watch GT 3 Pro tem a melhor autonomia de bateria num relógio inteligente compatível com iPhone e Android, testado pela 4gnews em 2022. A construção premium reflete-se também no design mais cuidado, de aparência clássica e moderna.

Podemos atender e fazer chamadas através do smartwatch Huawei, para além de receber e responder as notificações e mensagens no relógio. Traz também um bom leque de funções para acompanhar o exercício físico, saúde e atividade geral do utilizador.

O melhor de tudo é a sua autonomia para cerca de duas semanas. Por outro lado, tem menos apps disponíveis que os demais na AppGallery da Huawei e, apesar de suportar NFC e o ECG, ambas as funções não estão disponíveis de momento em Portugal.

6. Xiaomi Redmi Watch 2 Lite: smartwatch Xiaomi mais barato em Portugal

Xiaomi Mi Watch Lite

Ecrã: 1,4 polegadas TFT com 320 x 320 pixeis (323 ppp)
Desporto: monitorização para 11 modalidades, resistência à água
Saúde: Monitorização do sono e frequência cardíaca 24 horas
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O smartwatch Xiaomi Redmi Watch 2 Lite merece destaque pela melhor relação preço / qualidade da atualidade. É o melhor smartwatch barato para ver as notificações principais do telefone no relógio, monitorizar 11 tipos de desporto, treinar a respiração e diminuir o stress, além de monitorizar a qualidade do dono.

O formato inspirado no Apple Watch dota-o de um design atraente, com ecrã sensível ao toque e ajuste automático do brilho, com resolução agradável. Este relógio inteligente pode fazer a monitorização da frequência cardíaca 24 horas, além de poder controlar a reprodução de música no smartphones.

O Mi Watch Lite merece um lugar no Top smartwatch da atualidade graças à autonomia de bateria para 9 dias de uso, com carga total (100%) em duas horas. As informações são apresentadas na aplicação Xiaomi Wear, no ecrã do smartphone.

6. Amazfit Stratos 3: bom smartwatch com GPS integrado

Amazfit

Ecrã: 1,34 polegadas TFT com 320 x 320 pixeis (323 ppp)
Desporto: monitorização para 19 modalidades, 80 modos de desporto
Saúde: Monitorização do sono e frequência cardíaca 24 horas|
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

A Xiaomi tem no relógio inteligente Amazfit Stratos 3 um dos melhores smartwatch para desporto com boa relação preço / qualidade. O relógio tem todas as funcionalidades de um smartwatch fitness, além de receber notificações do telemóvel.

Para além das várias funcionalidades fitness, o relógio é confortável e tem o ecrã protegido por Gorilla Glass. Faz ainda a monitorização do sono, acompanha o batimento cardíaco e ainda tem GPS integrado. É, em síntese, um bom smartwatch a preço mais acessível com excelente autonomia até 14 dias.

O design já é algo mais masculino e robusto, ou pelo menos, mais apontado para pulsos grandes. Aproveita para ler a nossa análise completa ao smartwatch Xiaomi, é um dos melhores smartwatch baratos.

7. Apple Watch SE 2022: melhor relação preço/qualidade compatível com iPhone

Apple Watch SE 2022

Ecrã: 1,78 polegadas OLED com 448 x 368 pixeis (326 ppp)
Desporto: monitorização de várias modalidades, à prova de água
Saúde: Monitorização do sono e frequência cardíaca 24 horas, deteção de quedas, deteção de acidentes
Plataforma: watchOS
Compatibilidade: iOS (iPhone)

A Apple apresenta este modelo como um smartwatch sofisticado com a melhor relação preço / qualidade. Surpreende pelo ecrã vistoso e colorido e pelo design, com vários esquemas de cor. O maior destaque vai para o preço acessível do smartwatch.

A autonomia, até 18 horas de uso variado, não é particularmente excelente, mas a sincronização perfeita com o iPhone e outros dispositivos iOS é um grande bónus. Além disso, pode ser configurado através do Family Setup, para filhos e/ou pais.

O relógio inteligente da Apple tem tudo o que realmente precisamos, desde o ecrã Retina, sensores avançados e um grande acompanhamento da atividade física do utilizador. É um bom smartwatch para desporto, em particular para natação.

Por fim, este smartwatch barato para iOS está disponível em 40 mm ou 44 mm de caixa, com deteção de acidentes no modelo de 2022.

8. Amazfit GTR 3 Pro: relógio desportivo barato com NFC

Amazfit GTR 3 Pro

Ecrã: 1,39 polegadas AMOLED com 454 x 454 pixeis (326 ppp)
Desporto: monitorização de 150 modalidades, à prova de água, GPS
Saúde: Monitorização do sono e frequência cardíaca 24 horas, Alexa
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O relógio smartwatch Amazfit GTR 3 Pro é relativamente barato e muito completo para desporto. Pode acompanhar 90 modos desportivos, tem oxímetro para medir a saturação de oxigénio no sangue, resistência à água até 50 m e ecrã redondo.

O destaque vai para a autonomia longa de bateria que, em condições de uso normal, dura até 12 dias, mas pode chegar aos 24 dias no modo básico. Assim, é um dos melhores smartwatch em duração de bateria, sendo também boa compra para desporto.

Este produto da antiga sub-marca da Xiaomi tem ainda o sensor BioTracker 2, que fornece monitorização de frequência cardíaca 24 horas, medição de SpO2 e monitorização da qualidade do sono e do nível de stress. Tem GPS integrado.

Em síntese, o Amazfit GTR 3 Pro é provavelmente o melhor smartwatch para desporto até 170 euros com NFC. Tem uma ótima relação preço / qualidade.

9. Ticwatch Pro 3 Ultra: smartwatch com NFC, GPS e boa bateria

Ticwatch

Ecrã: 1,39 polegadas OLED com 454 x 454 pixeis (326 ppp)
Desporto: monitorização de várias modalidades, à prova de água
Saúde: Monitorização do sono e frequência cardíaca 24 horas
Plataforma: Wear OS da Google
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O Ticwatch Pro 3 Ultra da empresa Mobvoi é um smartwatch para quem quer um relógio com GPS integrado ótimo para desporto. Equipado com o sistema Wear OS, oferece várias apps de fitness e saúde. O design do relógio foi pensado para o uso diário além do ginásio.

O maior destaque do Ticwatch Pro é a sua bateria que pode durar até 30 dias. O relógio tem o modo Essencial que desliga todas as funcionalidades do smartwatch para alongar a autonomia o máximo possível. Tem certificação IP68.

Com as suas funcionalidades todas o relógio tem uma autonomia de 2 dias. Vale referir que existe a variante 4G LTE, um pouco mais cara, mas já independente do telemóvel. Tem poucas apps disponíveis, mas para desporto é um dos melhores smartwatch.

Em síntese, a quem procura um bom smartwatch com GPS integrado, muito robusto, esta é uma boa compra.

10. Fitbit Versa 3: melhor smartwatch para desporto com estilo feminino

Fitbit Versa 3

Ecrã: 1,58 polegadas OLED com 300 x 300 pixeis
Desporto: monitorização da atividade física, à prova de água
Saúde: Deteção da atividade elétrica, avisos de frequência cardíaca, temperatura, SpO2, ECG
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O Fitbit Versa 3 estreou um novo leque de sensores como o de temperatura cutânea, atividade elétrica, entre outros parâmetros de saúde com o sistema Scanner EDA. É mais que um bom smartwatch para desporto, é ótimo para monitorizar a saúde.

Apresenta alertas de frequência cardíaca alta ou baixa, além de ter a assistente virtual Alexa da Amazon integrada. Tem localização GPS integrada, é compatível com Android e iOS, além de apresentar um design elegante, de cariz mais desportivo.

Atualmente é o melhor smartwatch Fitbit, bem como um dos melhores para saúde, também compatível com a Assistente Google. Por fim, tem autonomia para até 6 dias, além de receber as principais notificações do smartphone.

Tem, por fim, altifalante e microfone para atender chamadas no relógio.

11. Fitbit Sense 2: boa alternativa para smartwatch feminino

Fitbit Sense 2

Ecrã: 1,58 polegadas OLED com 300 x 300 pixeis
Desporto: monitorização da atividade física, à prova de água
Saúde: Avisos de frequência cardíaca, temperatura, SpO2
Plataforma: proprietária
Compatibilidade: Android e iOS (iPhone)

O Fitbit Sense 2 é um bom relógio para desporto com GPS integrado. É um smartwatch muito confortável, leve que se adapta muito bem ao pulso. Pode monitorizar diferentes exercícios físicos com um cálculo apurado de batimento cardíaco e calorias queimadas. Tem agora GPS para registar a rota das corridas.

A duração da bateria do Fitbit Versa 3 é acima da média e dura de 5 a 6 dias. Destaca-se também pela integração da assistente virtual Alexa e por se concentrar nas funções essenciais de um bom fitness tracker, função que cumpre de forma exemplar.

O smartwatch tem o seu próprio sistema operativo que é compatível com Android e iOS. Tem compatibilidade com o Spotify e apresenta todos os conteúdos de forma clara no seu ecrã. Tem ainda altifalante e microfone para atender chamadas.

A par dos Apple Watch, os Versa 3 são um smartwatch feminino e masculino, recaindo aqui a escolha na personalização das pulseiras e combinações de cor.

12. Apple Watch Series 3: melhor smartwatch para desporto compatível com iPhone

Apple Watch Ultra

Ecrã: 1,92 polegadas OLED com Always-On - Retina Always-on com até 2000 nits, vidro de Safira
Conexão: NFC, Bluetooth 5.3, GPS, LTE (opcional)
Plataforma: watchOS
Extras: Certificação EN13319, Indicador de profundidade com sensor de temperatura da água, Sirene
Compatibilidade: iOS (iPhone)

O melhor smartwatch da Apple para desporto é o modelo Apple Watch Ultra, lançado em 2022. O destaque vai para a proteção com certificação IP6X e MIL‑STD 810H. É o relógio inteligente mais durável e avançado compatível com iPhone.

Ademais, é o relógio Apple com melhor autonomia, para até 36 horas (até 18 horas com LTE). É ideal para desportos extremos como mergulho, trail entre outras atividades desafiantes. É, sem dúvida, um dos melhores melhores smartwatch no mercado.

Por fim, pode fazer pagamentos ao incorporar NFC, sistema necessário para o Apple Pay. Está disponível com várias pulseiras disponíveis, cada qual, apta a um tipo de cenário e desporto.

3 aspetos a ter em conta ao escolher um smartwatch

1. Compatibilidade. Apesar de a maioria dos relógios inteligentes ser compatível com telemóveis Android e iOS, nem sempre tal se verifica. Por isso, antes de comprar vê se o smartwatch em questão é compatível com os teus dispositivos móveis.

2. Caraterísticas. Aspetos como o ecrã (resolução, tipo e tamanho), são importantes, tal como o processador. O mesmo pode ser dito da autonomia que variará consoante a capacidade da bateria (em mAh) e da intensidade de utilização.

3. Tipo de smartwatch. Existem relógios inteligentes voltados para a prática desportiva e os que visam complementar o telemóvel, ou mesmo ser independente deste. Para mais informações vê a lista de artigos complementares, em seguida.

Segue os nossos guias e faz a melhor compra:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com