Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

9 melhores smartwatch de criança a comprar em 2023

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 8 min.

A tecnologia dirigida às crianças é diversa e os smartwatch são uma ajuda para os pais. Estes dispositivos com GPS integrado são projetados para serem robustos e permitir a comunicação entre pais e criança.

As nossas recomendações de melhores smartwatch para crianças têm em conta vários fatores: localização GPS, preço, robustez, possibilidade de receber e fazer chamadas e outras funções importantes.

1. SaveFamily Iconic Plus 4G

Imagem do SaveFamily Iconic Plus 4G

Ecrã: 2,5 polegadas

Localização GPS: Sim, com localização em tempo real via Google Maps

Conetividade: 4G, Wi-Fi, Bluetooth

Outras funções: WhatsApp, reprodução de música, botão SOS, resistência à água IP67

O Iconic Plus 4G da marca SaveFamily é um excelente smartwatch infantil para o elemento mais novo da família. Conta com GPS, Wi-Fi, Bluetooth e comunicações 4G que permitem que o mais pequeno faça ou receba videochamadas.

Este smartwatch permite conhecer a localização em tempo real, através da aplicação Google Maps e também fornece acesso às rotas efetuadas nos últimos 90 dias.

Conta ainda com um botão SOS para emergências, um módulo anti-assédio e apara diversão dos mais novos tem capacidade para reproduzir música e suporte para a aplicação WhatsApp.

A sua bateria de 1.000 mAh garante uma autonomia extensa, além de fornecer compatibilidade para smartphones Android e iOS.

2. XPLORA 4

Imagem do Xplora 4

Ecrã: Tátil - 1,4'' a cores TFT com 240 × 240 pixéis

Localização GPS: Sim - triangulação aGPS + WiFi + GSM

Conetividade: WiFi + rede móvel 4G LTE (cartão eSIM)

Autonomia: até 3 dias com 800 mAh

Este smartwatch para crianças tem ligação a rede móvel 4G e compatibilidade com várias operadoras, Wi-Fi e também localização GPS precisa através de triangulação. Tem um botão SOS, microfone e altifalante, além de pulseiras em três cores.

Ao nível de funções, o relógio XPLORA 4 pode fazer e receber chamadas de números pré-aprovados através da aplicação da marca para telemóvel. Pode receber mensagens SMS e responder com clips de voz, imagens e emojis.

É um dos melhores modelos de smartwatch infantil, indicado para crianças dos 5 aos 12 anos, e pode ser usado sem bracelete (clip-on). Pesa 60 gramas, tem câmara de 2 MP, pedómetro, é robusto e tem resistência à água - certificação IPX8.

3. Xiaomi Amazfit GTS 2 Mini

Imagem Xiaomi Amazfit GTS 2 Mini

Ecrã: 1,55 polegadas

GPS: Sim

Conetividade: Bluetooth

Autonomia: Até 14 dias

Outras funções: 70 modos de desporto, sistema de avaliação de saúde PAI

O Amazfit GTS 2 Mini da Xiaomi é um smartwatch bastante versátil que tanto pode estar no pulso de uma criança como no braço de um adulto. Pais e filhos podem usá-lo à vez e desfrutar da sua mão-cheia de funcionalidades.

Conta com GPS integrado para localização precisa e também para registo de métricas desportivas mais exatas. Os 70 modos de desporto vão permitir que toda a família esteja na sua melhor forma física.

Por sua vez, os vários recursos direcionados para a saúde, vão incluem um sistema de avaliação PAI que converte dados complexos de saúde e de prática de atividade numa pontuação para uma melhor compreensão da forma física geral. Os mais pequenos vão adorar este sistema de pontuação e querer ganhar aos pais!

4. Pthtechus GPS 12

Imagem Pthtechus GPS 12

Ecrã: 1,4 polegadas

Localização GPS: Sim, com localização aproximada em tempo real

Compatibilidade: iOS, Android

Outras funções: Lanterna, câmara, luz noturna, botão SOS, modo “Não perturbar”, monitorização de saúde e atividade física

O smartwatch infantil da Pthtechus integra GPS com localização aproximada em tempo real. Tal significa que se o utilizador estiver ao ar livre, pode localizar a criança com uma aproximação de até 60 metros.

Conta também com um botão SOS, que ao ser premido durante três segundos liga para três números diferentes de emergência, alternadamente. Tem também uma função intuitiva de SOS, a qual permite que a criança ligue para o progenitor de forma simples e rápida.

E o melhor de tudo é que o modo “Não perturbar” deixa que os pais definem três períodos sem alertas para que os mais pequenos não se distraiam durante o horário escolar.

5. KidPhone 2 da Elari

Imagem de grupo do Elari Kidphone 2

Ecrã: 1,44 polegadas a cores - 128 × 128 pixeis

Localização GPS: Sim - GPS/GLONASS/LBS

Conetividade: Rede2G GSM (microSIM) + Bluetooth 3.0

Autonomia: Até 2 dias com 450 mAh

O relógio infantil KidPhone 2 da Elari tem localização GPS e permite que os pais vejam onde estão os filhos através do Google Maps, além de poder receber e fazer chamadas, para números pré-aprovados na app da marca.

Tem um ecrã tátil de modesta resolução, mas de fácil utilização e navegação pelas funções. Conta com um botão SOS para estabelecer ligação direta aos pais, ou familiares e pode enviar gravações de voz com a app Elari SafeFamily.

Os pais podem ativar o modo "Aulas", para minimizar as distrações, ou acompanhar a atividade dos filhos graças ao pedómetro e acelerómetro incluídos no relógio. Tem uma boa relação custo / benefício e é compatível com telemóveis Android e iOS.

6. Imoo Watch Phone Z1

imagem Imoo Watch Phone Z1

Ecrã: tátil

Localização: GPS, Wi-Fi, LBS, Glonass

Conetividade: Bluetooth, Wi-Fi, 4G

Outras funções: Modo Aulas, certificação IPX8 para resistência a água, videochamadas e chamadas de voz

O smarwatch da Imoo para crianças está equipado com GPS e durante o processo de posicionamento seleciona, de forma automática, qual o método mais adequado a usar na ocasião entre Wi-Fi, GPS, LBS ou ainda Glonass. Depois é só ver a localização da criança na aplicação Google Maps.

Permite fazer videochamadas e/ou chamadas de voz, além de permitir também criar um chat familiar onde todos podem trocar mensagens de texto com muitos emojis à mistura.

Este modelo infantil tem também certificação IPX8 para resistência à água e o rastreador inteligente de atividade física permite que as crianças comparem entre si os parâmetros registados e se motivem a fazer mais exercício.

7. Krostming Smartwatch Kids

Imagem Krostming smartwatch Kids

Ecrã: 240x240 pixéis de resolução

Localização: GPS, Wi-Fi, LBS, A-GPS

Conetividade: Bluetooth, Wi-Fi, 4G

Outras funções: Modo Aulas, videochamadas e chamadas de voz, função SOS, reprodução de música

O relógio infantil da Krostming fornece o posicionamento da criança em tempo real, o qual pode ser visto na aplicação Setracker 2. Na mesma app, os pais podem também observar o histórico de movimento e definir uma zona de segurança. Assim que o smartwatch detetar uma saída desta zona, os pais recebem uma notificação.

Para os mais pequenos se divertirem, o smartwatch Krostming também reproduz a sua playlist de música, podendo ser conectado a uns auscultadores através da tecnologia Bluetooth integrada.

Tem também suporte para Wi-Fi e comunicações 4G para permitir aos mais pequenos que façam videochamadas para os pais e amigos, claro.

8. Fitonme 4G Smartwatch

Fitonme 4G Smart watch

Localização: GPS

Conetividade: Wi-Fi, 4G

Outras funções: Definição de zonas de segurança, botão SOS, videochamadas e chamadas por voz

O smartwatch infantil da Fitonme conta com rastreamento GPS para que os pais conheçam a localização da criança, além de que permite definir zonas de segurança. Sempre que o mais pequeno sair das zonas delimitadas, os pais são notificados.

Conta também com um botão SOS que, uma vez ativado, informa os contactos de emergência previamente definidos da localização atual da criança.

Tem suporte para comunicações 4G e Wi-Fi, permitindo que os mais novos façam videochamadas ou chamadas de voz para a família e amigos.

9. Eurhowing 163623

Imagem do Eurhowing 163623

Ecrã: Sensível ao toque

Localização: GPS, LBS

Conetividade: Bluetooth, 4G

Outras funções: Desbloqueio facial, SOS, câmara, despertador, lanterna, reprodução de música, modo Escola, videochamadas

O smartwatch para criança da Eurhowing está equipado com GPS e usa também o sistema de estação base local para localizar os mais novos. À semelhança de outros modelos permite também definir zonas de segurança e envia alertas para os pais quando os filhos se desviam destes trajetos.

Com o ecrã sensível ao toque, as crianças podem fazer videochamadas ou chamadas de voz, sendo que as imagens debitadas têm qualidade HD para proteger a visão dos mais novos.

De resto, permite também que os mais novos reproduzam as suas músicas favoritas, tem uma lanterna integrada e ainda modo despertador e modo Escola para que as aulas decorram sem distrações.

5 considerações ao escolher um smartwatch para crianças

1. Localização GPS. Este é um critério fulcral ao escolher o melhore smartwatch para crianças de acordo com as necessidades dos pais. Os modelos equipados com GPS mostram onde está a criança através do Google Maps, ou Apple Maps.

2. Receber e fazer chamadas. O smartwatch infantil pode ser considerado um telemóvel em miniatura, sobretudo nos modelos com ligação à rede móvel para que os filhos possam ligar aos pais e vice-versa.

3. Autonomia. A duração da bateria é difícil de apurar, pois, depende da intensidade de uso, no entanto, a capacidade (em mAh) é um bom indicador. Por normal, quanto maior for a capacidade (mais mAh), maior será a autonomia e duração entre cargas.

4. Durabilidade. As crianças vão testar os limites físicos do produto, isso é certo. Por isso o melhor será escolher um relógio com algum tipo de resistência aos elementos, normalmente identificada pela certificação IP (água e/ou poeira).

5. Entretenimento vs Comunicação. Os relógios disponíveis no mercado dividem-se em dois tipos - os que visam entreter e estimular a criança e os que dão aos pais a localização da mesma, além de permitir a comunicação direta.

Outros smartwatch que também te podem interessar:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt