Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Fisco deixa alerta sério sobre a emissão de faturas em Portugal

A Autoridade Tributária recorda as regras que afetam negócios e serviços na emissão de faturas.

fatura
Imagem: Unsplash

A Autoridade Tributária e Aduaneira decidiu intensificar a comunicação sobre as obrigações fiscais dos portugueses. A entidade publicou um aviso nas suas plataformas oficiais onde sublinha a obrigatoriedade da emissão de faturas.

É obrigatório passar faturas em qualquer prestação de serviço ou transação comercial

Esta imposição legal aplica-se sempre que ocorra uma prestação de serviços ou a concretização de uma transação comercial. O formato do documento pode variar, já que é aceite tanto a fatura simplificada como a tradicional fatura-recibo; mas a sua emissão não pode ser ignorada em nenhuma circunstância.

O grupo de profissionais e entidades abrangidos por esta norma é total e não deixa margem para interpretações. O fisco detalha que a regra se aplica diretamente às seguintes categorias:

  • Trabalhadores independentes.
  • Empresários em nome individual.
  • Todas as empresas a operar no mercado.

Existe um detalhe que frequentemente gera dúvidas e que a entidade faz agora questão de clarificar. O documento tem de ser gerado obrigatoriamente, mesmo nos cenários em que o próprio cliente não solicita a fatura no momento da compra. Esta vigilância apertada sobre o processo de faturação assenta em três pilares fundamentais definidos pela entidade estatal:

  • Garantia total da transparência do mercado;
  • Proteção dos direitos e interesses do consumidor;
  • Assegurar o rigoroso cumprimento fiscal de todos os intervenientes.

Isto é especialmente importante quando chega a altura de acertar contas com o Estado, para evitar perdas desnecessárias, tal como explicámos no campo do IRS que milhares de portugueses se esquecem de preencher e que pode fazer toda a diferença.

Da mesma forma, ter o panorama fiscal totalmente legalizado permite-te planear melhor o futuro, sobretudo quando a fatura a pagar é alta e precisas de perceber se podes pagar a prestações para gerires o orçamento da tua casa sem pressões.

NIIMBOT B1 Etiquetadora 50×30 mm
NIIMBOT B1 Etiquetadora 50×30 mmImpressora térmica portátil, sem tinta, compatível com iOS, Android e PC
30,39 €Amazon
31,99 €-5%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a equipamentos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.