Clientes Vodafone, NOS e NOWO podem festejar! Já na MEO, nem por isso!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS e NOWO juntou-se à Vodafone na integração de RCS no seu serviço. Estas informações foram confirmadas por utilizadores que foram dando as boas novas do novo serviço no seu número de telefone. Já na MEO, continuamos sem informações sobre a sua possível integração.

O serviço RCS é o futuro das SMS (mais abaixo com detalhes). Ou seja, imagina uma SMS com mais capacidades. Algo idêntico ao que temos no WhatsApp ou até iMessage. Poderás enviar fotografias, clips de áudio ou vídeo sem problemas.

Atualização 11-05-2020: MEO já introduziu o serviço nos seus clientes. Sabe mais aqui

NOS e NOWO juntam-se à Vodafone com RCS

A aplicação "Mensagens Google" por exemplo, (grátis na Google Play Store) é uma das Apps de permite a integração do novo serviço. Depois só tens de passar nas definições da aplicação e ativar o serviço de RCS. Terás lá a informação se a tua operador for compatível.

Depois disso, está feito. Precisas apenas que o recetor da mensagem tenham também o serviço ativo e podes comunicar com a nova tecnologia.

Ainda há pouco referimos que era uma vergonha só a Vodafone em Portugal oferecer este serviço e nem de propósito. O serviço começou a ser implementado na NOS e NOWO nessa altura.

MEO ainda sem informações sobre o serviço

Vodafone, NOS, NOWO , MEO RCS SMS

Já na MEO parece que continuamos na mesma. Ou seja, sem este tipo de serviço. Ainda assim, vale a pena referir que a MEO será a última das operadoras a implementar e não me parece que queira ficar muito tempo atrás dos concorrentes.

Por isso, se és cliente MEO deixa-me nos comentários se tens ou não a possibilidade de ativar o serviço RCS na aplicação de Mensagens Google.

Atualização: Nos comentários deste artigo, um dos nossos leitores apontou que já consegue comunicar com a sua esposa via RCS. Esperemos que mais utilizadores MEO reportem o mesmo. Continuamos à espera de uma confirmação da operadora!

Algumas das diferenças do serviço de RCS para SMS

  • Informação de "entregue" e "lido"
  • Possibilidade de criar grupos
  • Podes enviar imagens sem ser em "MMS"
  • Podes anexar ficheiros de forma simples
  • Comunicação mais segura que as SMS
  • Deixa de existir restrições de operadora (quando a operadora te limitada a SMS grátis para a mesma rede)

Tens aqui um artigo que vai um pouco mais a fundo sobre as diferenças entre o serviço de SMS e RCS. Acredito que vás gostar de ter as novas RCS no teu smartphone. Temos a certeza que este será um ponto de viragem. Adeus às antigas SMS com limitações que estão ultrapassadas em 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.