Advertisement
Xiaomi 17T Pro
Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Consumo de Internet móvel dispara em Portugal e Digi continua a ganhar clientes

No primeiro trimestre de 2026, o tráfego de internet em banda larga móvel disparou 39,3% face ao ano anterior, atingindo uns impressionantes 601 Petabytes. Digi continua a crescer no mercado nacional.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
pessoas com smartphones na mão
Imagem ilustrativa Crédito@Pexels

Os hábitos de consumo de telecomunicações em Portugal estão a mudar. A fasquia do consumo foi empurrada pela forte adoção da rede 5G e por utilizadores que usam cada vez mais os dados móveis.

Em média, cada português gastou 18,5 GB de internet móvel por mês, o que se traduz num salto de 31,6% em apenas um ano. Se olharmos apenas para os smartphones, o gasto médio mensal fixou-se nos 17,5 GB (+37,6%). Estes são dados avançados pelo mais recente relatório da ANACOM.

Chamadas e SMS em queda livre

Enquanto o tráfego de dados móveis no telemóvel cresceu 47,1%, os serviços tradicionais continuam a perder terreno para as aplicações de comunicação, como WhatsApp ou Messenger. O tráfego de voz móvel diminuiu 2,1% enquanto as SMS enviadas tiveram uma queda significativa de 20,3%.

Esta tendência repetiu-se além-fronteiras. O roaming de dados disparou. De acordo com a ANACOM, dados out cresceram 34,0% e os in 18,4%, enquanto as chamadas telefónicas em viagem sofreram quebras significativas.

A febre do 5G já conquista metade dos utilizadores

O motor deste crescimento tem um nome: 5G. A mais recente tecnologia de rede móvel já representa 44,6% dos acessos móveis em Portugal. Em relação ao início de 2025, estamos a falar de mais 10,9 pontos percentuais.

Atualmente, já existem 6 milhões de portugueses a navegar em 5G, o que equivale a 52,8% do total de utilizadores de internet móvel no país.

No total, o país regista 11,4 milhões de utilizadores de internet móvel – um crescimento homólogo de 6,5% –, contrastando com uma ligeira quebra de 0,3% no número total de cartões móveis ativos (13,5 milhões). A taxa de penetração do serviço é de 125,5 acessos por cada 100 habitantes.

Quotas de mercado: MEO lidera, mas concorrência mexe-se

O mercado de operadores móveis mantém a MEO na linha da frente, mas há operadoras a ganhar terreno na tabela de acessos móveis ativos (excluindo ligações máquina a máquina - M2M)

Operador Quota de Mercado Evolução Homóloga
MEO 35,8% Retração de 0,7 p.p.
NOS 31,0% Crescimento de 0,4 p.p.
Vodafone 27,5% Retração de 0,6 p.p.
Grupo DIGI/NOWO 3,7% Crescimento de 1,0 p.p.
Lycamobile 2,0% Retração de 0,1 p.p.

O maior crescimento do trimestre pertence ao Grupo DIGI/NOWO, que conseguiu tirar quota às três principais operadoras históricas e à Lycamobile, consolidando a sua posição como o quarto operador no mercado nacional.

Dados móveis dominam cada vez mais as comunicações

Os números da ANACOM mostram uma mudança clara nos hábitos dos consumidores portugueses. O consumo de Internet móvel continua a acelerar, impulsionado pelo 5G, enquanto chamadas tradicionais e SMS perdem relevância.

A tendência indica que os serviços de dados serão cada vez mais o centro da experiência móvel, acompanhando a crescente digitalização das comunicações e do entretenimento em Portugal.

Google Pixel 10a 128 GB
Google Pixel 10a bateria até 30 horas, câmara assistente, ligação via satélite, design resistente
549,00 €Amazon
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.