Vergonhoso! RTP rouba direitos sobre os vídeos de autor português no YouTube

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O YouTube passou a ser uma das plataformas principais utilizadas pelo Ministério da Educação e RTP para difundirem os seus vídeos da tele-escola durante esta quarentena. No entanto, essa iniciativa educativa está agora envolvida numa polémica vergonhosa, depois de a RTP se ter literalmente apoderado dos direitos dos vídeos de um autor português no YouTube.

Tal como foi avançado pelo site "Aberto até de madrugada", Helder Afonso — dono do canal "Portugal visto do céu" — deparou-se com um grande problema apresentado pelo YouTube. De acordo com a mensagem apresentada pela plataforma da Google, o seu vídeo foi bloqueado depois de sofrer uma queixa de violação de direitos de autor por parte da RTP.

RTP rouba direitos YouTube português

RTP tenta atirar a "batata quente" para o Ministério da Educação

Através de uma publicação na sua conta do Facebook, Helder Afonso afirma que a RTP além de não ter entrado em contacto para pedir autorização para usar os seus vídeos, foi além de todos os limites ao fazer uma queixa direta ao YouTube e reclamar que os vídeos eram deles.

Só um pequeno detalhe que torna esta situação ainda mais ridícula... além do canal ter centenas de vídeos gravados por Helder exatamente no mesmo formato do que foi "roubado" pela RTP, em todos eles está bem visível a marca de água com o nome do autor.

Após contacto, a RTP teve ainda o descaramento de afirmar que não tem nada a ver com o assunto e que teria sido uma ação do Ministério da Educação. No entanto, na imagem publicada por Helder, é fácil ver que o nome da RTP está declarado como "proprietário dos direitos de autor".

Esta não é uma situação pontual, tendo-se tornado bastante recorrente visto que a atribuição automática dos direitos de autor acaba sempre por recair a favor dos grandes canais televisivos. No entanto, o facto de não existir nenhuma ação por parte da RTP para a rápida e justa resolução deste problema, é simplesmente vergonhoso.

Esperemos que com a devida exposição desta situação, o Helder consiga voltar a ter os seus vídeos disponíveis (e possíveis de rentabilização) e num cenário perfeito, que obriguem a RTP a dar-lhe o devido crédito.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.