Conhece as diferenças entre RCS e SMS

Pedro Ferreira

A Google em tempos, começou a implementar uma característica chamada RCS (Rich Communication Service) no Android, que poderá ser uma forma de combater as plataformas de chat mais conhecidas, como o Facebook Messenger, Vibe, WhatsApp, entre outros.

A ideia será devolver o controlo às operadores, com isto não necessitas de estar dependente de ter aplicações extra para comunicares com os teus contactos. Podes enviar todo o tipo de informação e saberás da sua receção "em direto".

Em que consiste o RCS?

Numa entrevista exclusiva ao The Verge, a Google revelou que o sistema de "Chat" será baseado no serviço de Comunicação Rich (RCS). A maneira mais simples de traduzir isto é, dizer que esta função é uma evolução das SMS. A Google com o Android, pretende que as operadoras de telecomunicações suportem o RCS, incluindo o suporte para serviço de mensagens.

A Google decide "pausar" o projeto Google Allo para as mensagens do Android. Ao longo do tempo pretendem incluir suporte ao “Chat” que não é um aplicativo de mensagens, mas sim um serviço da operadora baseado em RCS, com isto temos vários recursos disponíveis, recursos esses que utilizas em aplicações como o Whatsapp, Telegram e Facebook Messenger.

Recursos como recibos de leitura, indicador de escrita "ao vivo", imagens e vídeos em alta resolução e textos em grupo são algumas das funções presentes na aplicação Android Messages.

Até agora, a Microsoft prometeu oferecer suporte ao RCS, assim temos um total de 55 operadoras, e em Portugal só a Vodafone oferece suporte RCS. Além de todos estes os recursos, a Google também atualizará e irá incluir novos recursos. Integração do Assistente do Google e pesquisa GIF, são alguns dos exemplos.

rcs e sms
À semelhança do serviço iMessage da Apple, com o RCS podemos enviar todo o tipo de conteúdo por mensagem no Android.

A multimédia é a grande diferença

Ao contrário dos SMS, que apenas permitem o envio de texto, as mensagens enviadas através de RCS podem incluir imagens, chat, sons e vídeos, localizações, entre outros.

Esta tecnologia está presente em alguns smartphones (a aplicação para envio de mensagens já inclui as funcionalidades), mas também pode ser utilizada através da instalação de uma aplicação, tens os exemplos do Vodafone Message+ e do Vodafone Call+.

Apesar de serem tecnologias diferentes, tanto os smartphones com RCS, como as aplicações que utilizam RCS, conseguem detetar as capacidades do destinatário. Assim, quando quiseres enviar uma imagem através de RCS, a aplicação deteta automaticamente qual o melhor método de envio, se por RCS ou por SMS/MMS. Assim tens sempre a garantia de que a tua mensagem é entregue.

diferenças rcs e sms

Ainda que não pareça algo muito inovador, as RCS estão agora a ganhar terreno e a implementação das operadoras começam a acontecer. A Vodafone Portugal já oferece RCS, ao contrário da NOS e da MEO, que não anunciam datas para esta implementação. Ou seja, assim que as operadoras derem luz verde, as definições das RCS estarão todas num só local.

O serviço RCS é mais seguro

O seu maior defeito, não suportar criptografia de ponta-a-ponta, por isso é tão seguro quanto o serviço SMS. Será retro compatível com as SMS, portanto, se enviares uma mensagem a algum contacto que não tenha a funcionalidade chat, as mensagens serão enviadas pelo serviço SMS da operadora.

Por outro lado, o RCS possui todos os protocolos de segurança, inclui Transport Layer Security (a tecnologia "semelhante" ao HTTPS) e o IPsec (Internet Protocol Security), que é usado nas VPN's.

Para além disso, os destinatários e os remetentes são analisados e o telemóvel irá filtrar a publicidade/spam e gerar um alerta se os links da mensagem for nocivos para o teu equipamento. Ou seja, é bem mais seguro e o spam será reduzido.

As telecomunicações estão em constante evolução, sabes o que é um eSIM? Descobre as vantagens desta tecnologia.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!