MEO contra-ataca e acompanha a Vodafone, NOS e NOWO na nova tecnologia para telemóveis!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

É oficial. As principais operadoras de Portugal já nos dão o serviço de RCS para os nossos telemóveis. A MEO foi a última a fornecer o serviço, logo após a NOS e NOWO o terem feito. Já a Vodafone tem este tipo de tecnologia há uns bons meses.

Depois de termos feito o artigo a indicar a nova tecnologia para a NOS e NOWO, pedimos aos nossos leitores da MEO que nos informassem se o serviço chegasse ao seu número. Pois bem, o pessoal fez o favor de o dizer.

Operadoras em Portugal já oferecem RCS

O RCS é o futuro das SMS. Ou seja, já não te tens de preocupar com caracteres e emojis sem grande animação. O novo RCS é basicamente um WhatsApp ou Facebook Messenger numa aplicação de mensagens "normal".

Atenção que há aplicações de mensagens de fabricantes de telemóveis que não oferecem este tipo de serviço. Assim sendo, nada melhor que instalares a aplicação "Mensagens Google", que é grátis na Google Play Store, para usufruires da tecnologia.

Vale a pena referir ainda que os contactos que comunicas também precisam de ter uma aplicação compatível com RCS para receber as tuas mensagens.

Algumas possibilidades da tecnologia RCS para smartphones

  • Informação de "entregue" e "lido"
  • Possibilidade de criar grupos
  • Podes enviar imagens sem ser em "MMS"
  • Podes anexar ficheiros de forma simples
  • Comunicação mais segura que as SMS
  • Deixa de existir restrições de operadora (quando a operadora te limitada a SMS grátis para a mesma rede)
  • Possibilidade de enviar GIF's, Mapas...

Fica ainda aqui um artigo que te detalha as informações sobre as diferenças da tecnologia RCS para as SMS. Vais ver que depois de saberes todas as diferenças vais querer instalar Apps compatíveis.

MEO, NOS, Vodafone e NOWO, todas suportam RCS

Agora não interessa para que operadora mandas mensagens. Todas estas operadoras em Portugal oferecem o serviço e é bom ver que (finalmente) olharam para uma nova tecnologia essencial ao desenvolvimento tecnológico para comunicação.

Dissemos que era uma questão de tempo até que a MEO oferecesse o serviço e depois dos concorrentes a implementar, a Altice, dona da MEO, não demorou muito a fazê-lo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Google começa a sugerir o Google Duo para videochamadas! Sabe como
  • Xiaomi Mi Electric Scooter 1S e uma versão mais poderosa estão a caminho da Europa!
  • Como rescindir o contrato com a MEO, NOS, Vodafone ou NOWO em 2020
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.