BMW apresenta carro que muda de cor instantaneamente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A feira tecnológica CES 2022 decorre esta semana, e chegam-nos de lá muitas novidades que estavam certamente guardadas no baú há algum tempo. E se há novidades prontas a chegar ao mercado, outras são apenas conceitos a explorar.

É nesse sentido que surge o BMW iX Flow. Este conceito de automóvel apresentado pela fabricante alemã permite que o veículo possa mudar de cor instantaneamente, dependendo de algumas condições.

BMW iX Flow muda de cor instantaneamente graças ao E-Ink

Este chega com uma tecnologia surgida em 1997, e que se chama E-Ink. Esta é mais conhecida por estar presente em produtos como o Kindle, sinónimo de fiel reprodução de uma folha de papel e boa prestação com muita luminosidade.

This color changing @BMWUSA #iX is wild! It’s apparently very temperature sensitive so they have a backup in a trailer in case this one gets too hot / cold pic.twitter.com/lXG1Gw0IKY

— Out of Spec Studios (@Out_of_Spec) 4 de janeiro de 2022

Este BMW iX Flow foi apresentado com um exterior com tecnologia E-Ink, que permite alterar de cores, dependendo do humor do condutor, da meteorologia ou mesmo do trânsito em redor.

“O próprio material de coloração eletroforética é aplicado como um invólucro da carroçaria do veículo, mas funciona da mesma forma que os monitores de e-ink do teu Kindle. O invólucro tem milhões de microcápsulas, e cada uma contém um pigmento branco com carga negativa e um pigmento preto com carga positiva”, explica o Engadget.

Desta forma, “dependendo da configuração, a aplicação de uma carga elétrica ao material fará com que os pigmentos brancos ou pretos subam para o topo da microcápsula, mudando a cor do veículo num instante”.

Por agora temos transição de cores apenas entre branco e preto. Mas no futuro poderão ser adicionadas muitas mais, para que o condutor possa expressar a sua personalidade nesse sentido, se assim desejar.

Tal como a moda ou aos anúncios nas redes sociais, o veículo torna-se uma expressão de diferentes estados de espírito e circunstâncias da vida diária", afirma Stella Clarke, chefe do projeto do BMW iX Flow.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.