Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Haylou RS4 e RT2 Review: dois smarwatches que vais querer em 2022

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

A Haylou é uma fabricante que imediatamente associamos ao ecossistema da Xiaomi. Esta continua a ser parceira da fabricante chinesa, e acaba de lançar dois smartwatches que prometem vingar em 2022, e tivemos oportunidade de testar a comparar: os Haylou RS4 (LS12) e Haylou RT2 (LS10).

Estes dois produtos chegaram-nos diretamente do Youpin Lab, e contam com aspetos bem distintos. De um lado temos o Haylou RS4, mais quadrado, com um design a fazer lembrar o Apple Watch. Do outro temos o Haylou RT2, com um design clássico arredondado, à semelhança de produtos como o Mi Watch.

Haylou RS4 e Haylou RT2

Experiência de unboxing satisfatória

A Haylou mostra o seu crescimento desde o unboxing. Na parte frontal de ambas as caixas encontramos uma imagem apelativa dos relógios inteligentes, e atrás encontramos as principais características dos mesmos.

Abrindo as caixas, o conteúdo é simples. Encontramos os Haylou RS4 ou RT2, e um cabo USB-A para carregamento magnético do teu novo smartwatch. Em ambos os casos encontramos também o manual de instruções em português do Brasil.

Haylou RS4 e Haylou RT2

As principais características do Haylou RS4:

  • Ecrã AMOLED HD de 1,78” polegadas com resolução de 368 por 448 pixeis
  • Monitorização constante (24 horas) dos batimentos cardíacos
  • Monitorização de oxigénio no sangue (sensor SpO2)
  • Certificação IP68 para não teres de te preocupar com suor ou chuva leve
  • Bateria de 230mAh
  • 10 dias de autonomia em uso diário
  • 12 modos de treino: Corrida ao ar livre, caminhada, ciclismo, ciclismo no interior, montanhismo, ioga, corrida no interior, treino livre, ginástica, basquetebol, futebol e remo
  • Bracelete de 20 mm
  • Peso total de 48,6 g
  • Requer Android 6.0 ou superior, ou iOS 11.0 ou superior

As principais características do Haylou RT2:

  • Ecrã TFT Retina HD de 1,32” polegadas com resolução de 360 por 360 pixeis
  • Monitorização dos batimentos cardíacos
  • Monitorização de oxigénio no sangue (sensor SpO2)
  • Certificação IP68 para não teres de te preocupar com suor ou chuva leve
  • Bateria de 330mAh
  • 12 dias de autonomia em uso diário, ou 20 dias em uso básico
  • 12 modos de treino: Corrida ao ar livre, caminhada rápida, ciclismo, ciclismo no interior, montanhismo, ioga, corrida no interior, treino livre, ginástica, basquetebol, futebol e remo.
  • Bracelete de 22 mm
  • Peso total de 55 g
  • Requer Android 6.0 ou superior, ou iOS 11.0 ou superior

Haylou RS4 é a estrela da companhia

Entre os dois produtos, foi o Haylou RS4 que captou mais a minha atenção. E é esse que darei maior atenção. O seu design quadrado é bastante atrativo, com um acabamento que combina alumínio, plástico e vidro no ecrã. O botão lateral serve apenas para ligar e desligar o ecrã, ou o próprio relógio.

Haylou RS4 e Haylou RT2

Este é claramente um smartwatch ideal para pulsos pequenos, como é o meu caso. Tens um ecrã expressivo de 1,78” polegadas, mas a bracelete de apenas 20 mm faz com que o conforto nunca seja um problema. A bracelete do conjunto em borracha conta com uma pega em alumínio, e é facilmente trocável por qualquer outra deste tamanho que compres online.

Um ecrã que vais adorar

O facto de este Haylou RS4 ter um painel AMOLED, é o que mais convence. E tanto no brilho como na resolução de 368 por 448 pixeis, vais ficar certamente convencido com o seu desempenho no interior ou exterior.

É através desse ecrã que tens contacto com as funcionalidades do smartwatch, já que o botão serve apenas para o acender. No ecrã principal podes, como eu, escolher para ver as informações principais como a hora, data, batimentos cardíacos atuais, bateria, meteorologia e objetivos de fitness.

Ao deslizar o ecrã para baixo, encontramos informações. Destas é bom destacar a funcionalidade de encontrar o teu smartphone, alterar o brilho, ativar ou desativar o modo de “não perturbar” e aceder às definições.

Haylou RS4 e Haylou RT2

Com um deslize para a esquerda ou direita, tens mais detalhes sobre funcionalidades de fitness e sáude. Aí podes ver detalhes sobre os batimentos cardíacos, SpO2, sono, meteorologia ou ativar o modo de respiração durante um determinado período. Regressando ao ecrã principal, um toque mais longo permite alternar entre mostradores.

Através de um deslize para cima, tens acesso ao menu principal com todas as funções. A saber: estado, batimentos cardíacos, SpO2, modos de treino, registos de treino, meteorologia, sono, notificações, controlo de música, cronómetro, temporizador, encontrar smartphone, exercícios de respiração, brilho e definições.

Haylou RS4 e Haylou RT2

O desempenho da transição entre menus é bastante satisfatório. Não é o mais fluido que vais encontrar, mas é suficientemente rápido para que nunca tenhas a sensação de que é um produto ‘barato’.

Competente na monitorização desportiva e de saúde

No que diz respeito a monitorização de treinos, este conta com as 12 atividades desportivas que descriminamos acima. Estas são suficientes para o que eu faço normalmente: corrida, ciclismo e treino livre. Mas para utilizadores mais exigentes será aconselhável procurar algo mais profissional.

Para medição de passos ou batimentos cardíacos, este é um produto que está em linha com outros concorrentes. Goza de números que parecem ser minimamente precisos. De realçar que também monitoriza os níveis de oxigénio no sangue, mas em todo o caso são números que não devem ser considerados face a um dispositivo médico.

Haylou RS4 e Haylou RT2

A medição do sono também parece ser bastante efetiva. Nos dias em que o testei, pareceu-me acompanhar com pouca margem de erro a hora em que adormeci e acordei sem problemas.

A app Haylou Fun

Para acompanhar tanto o teu novo Haylou RS4 como o Haylou RT2, tens a app Haylou Fun para Android e iOS. Esta ajuda-te a fazer a configuração inicial do equipamento em poucos minutos e a enriquecer a tua experiência com o mesmo.

Na página inicial encontramos os principais dados do dia, relativos a passos, calorias queimadas, batimentos cardíacos ou sono. A partir da página “esporte” podes começar um treino diretamente da app, e também ter imediatamente as informações no smartwatch.

O aspeto da app Haylou Fun, disponível para Android e iOS
O aspeto da app Haylou Fun, disponível para Android e iOS

Ao clicares em “o meu dispositivo”, podes aí acertar várias configurações do teu smartwatch. Dispõe de dezenas de mostradores, permite ativar alertas de frequência cardíaca muito alta ou baixa, ou personalizar notificações e ativar alerta de chamadas.

Autonomia é competente

É bom dizer que o Haylou RS4 anuncia uma autonomia de 10 dias em uso diário. Como sempre, esses números são para olharmos apenas como referência. Pelos meus testes, temos bateria para uma semana se não fores muito exigente com os treinos.

Nem tudo pode ser perfeito

É importante realçar que quando receberes uma chamada, não é possível atendê-la tanto no Haylou RS4 como no Haylou RT2. E o mesmo sucede com as notificações ou mensagens que só podes consultar.

Haylou RS4

Além disso, tanto o Haylou RS4 como o Haylou RT2 não têm GPS embutido. O que significa que se fores correr ou pedalar fora de casa, é imperativo levares o smartphone atrás para o trabalho de localização.

Onde se destaca mais e menos o Haylou RT2

No seu âmago, ambos os smartwatches contam com características muito semelhantes. Mas o Haylou RT2 vai certamente agradar àqueles que preferem um design arredondado mais clássico.

Haylou RS4

Este destaca-se pela negativa num aspeto primordial: tem um ecrã TFT e não AMOLED, como RS4. Isso faz com que principalmente no exterior tenhas mais dificuldade em visualizar o conteúdo. No entanto, está longe de ser algo problemático.

Onde se pode destacar pela positiva para alguns utilizadores, é pelo facto de ter dois botões na lateral. O superior serve apenas para ligar e desligar o ecrã. Já o botão inferior pode ser usado para acederes diretamente ao menu de treinos. Infelizmente não encontrei na app forma de o personalizar para outra função.

haylou

Outra diferença entre ambos os produtos é a organização do menu. Se no Haylou RS4 esta é feita em grelha e com recurso apenas a imagens, no Haylou RT2 temos uma lista que combina imagem e texto. Em ambos os casos não é passível de ser alterada, pelo que o gosto falará mais alto.

haylou

Conclusão

A escolha entre ambos os produtos será feita entre quereres um dispositivo com painel AMOLED e quadrado (Haylou RS4) e um com painel redondo TFT (Haylou RT2). Isto porque a diferença de preços entre ambos é marginal e as funcionalidades que albergam são semelhantes.

Encontramos o Haylou RS4 LS12 à venda no AliExpress por 50,87 € (ou 46,34 com desconto) à data de escrita deste artigo. Já o Haylou RT2 LS10 encontra-se na mesma página a 49,75 € (ou 47,03 com desconto). Podes consultar todos os detalhes sobre estes e outros produtos da Haylou no Youpin Lab.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.