Dupla Xiaomi 12 Pro e MIUI 13 ganha título de desempenho mais suave

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de benchmarking Master Lu acaba de revelar a lista dos smartphones baseados em Android com desempenho mais suave e o título de campeão segue para a dupla Xiaomi 12 Pro e MIUI 13.

E assim começa a lista de títulos que o novo flagship da Xiaomi vai arrecadar nos próximos tempos, graças à sua lista de especificações premium.

Primeiro e segundo lugar arrebatados pela Xiaomi

A Qualcomm lançou em novembro o seu processador topo de gama Snapdragon 8 Gen 1 e, desde então, várias marcas têm vindo a revelar os seus novos smartphones premium que têm este chip aos comandos.

Não há dúvida que este processador oferece um potencial de desempenho extraordinário, apesar dos problemas de sobreaquecimento que estão já devidamente documentados. Mas todos os smartphones são constituídos por duas partes: hardware e software. E se os terminais integram os mesmos componentes de hardware, como é o caso do processador da Qualcomm, como podemos diferenciá-los no que respeita ao desempenho?

A resposta é simples: através do software. E é aqui que as interfaces de cada fabricante podem fazer toda a diferença, se conseguirem proporcionar um desempenho mais inteligente e suave do terminal onde estão incluídas.

De acordo com a lista divulgada pela plataforma de benchmarking Master Lu foi exatamente isso que a nova dupla Xiaomi 12 Pro e MIUI 13 conseguiu. O novo smartphone premium e a renovada interface MIUI da Xiaomi arrebataram o título de campeões, no desempenho mais suave, com uma pontuação de 216,20 pontos.

O dobrável OPPO Find N entra diretamente para o terceiro lugar de desempenho mais suave

Sem surpresas, em segundo lugar está o Xiaomi 12, igualmente equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 e MIUI 13 com 210,04 pontos. E o domínio da Xiaomi apenas é quebrado no terceiro lugar pelo OPPO Find N.

O novo smartphone dobrável da OPPO obtém uma pontuação de 202,76 graças ao seu processador Qualcomm Snapdragon 888, interface ColorOS 12, baseada em Android 11, e taxa de atualização de 120 Hz.

Perante estes dados, podemos afirmar que a grande vencedora do desempenho mais inteligente e suave é, sem dúvida, a nova interface MIUI 13, baseada em Android 12.

A razão da MIUI 13 proporcionar o desempenho mais suave

A Xiaomi demorou a apresentar a sua interface renovada e redesenhada, mas a avaliar pelos primeiros resultados, a espera valeu a pena. Desde logo, porque a marca aproveitou todo este tempo para tornar a MIUI 13 mais rápida e estável, segundo a própria Xiaomi.

Com as lições aprendidas na experiência da MIUI 12, para desenvolver a MIUI 13 a marca chinesa concentrou os seus esforços na otimização de funções básicas, onde se incluem memória atómica, armazenamento líquido e focus computing 2.0.

O resultado é que a MIUI 13 demora menos 15% do tempo a carregar aplicações de terceiros, quando comparada com a MIUI 12.5, só para dar um exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy 22 Ultra: revelado um dos segredos do smartphone
  • Google anuncia planos para criar um ecossistema semelhante ao da Apple
  • Xiaomi: Redmi K50 em fevereiro e 12 Ultra pode nunca ver a luz do dia
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt