O Xpeng X9, o novo SUV 100% elétrico da marca chinesa, está a ser lançado em vários mercados fora da China — incluindo a Europa — e promete ser muito mais do que apenas um veículo para levar a família de A a B. Estamos a falar de um monovolume de 7 lugares com autonomia generosa, carregamento rápido, bancos de gravidade zero… e, sim, um sistema de karaoke com 6 microfones.
Um verdadeiro carro de família — com entretenimento a sério

Ao contrário de outros modelos elétricos vindos da China, o Xpeng X9 foi pensado desde o início para ser global. Por isso, não é de estranhar que esteja a chegar à Europa com um conjunto de funcionalidades que o colocam como uma das propostas mais completas no segmento dos SUV familiares.
Comecemos pelas baterias: existem duas opções, de 94,8 kWh ou 105 kWh, que garantem uma autonomia de 647 km ou 699 km, respetivamente (segundo os testes chineses). A marca promete ainda uma eficiência de 16,2 kWh/100 km — o que o coloca muito próximo de modelos como o Hyundai Ioniq 6 (14,3 kWh/100 km).
E se o objetivo for sair para uma escapadinha sem perder tempo a carregar, a Xpeng diz que consegues repor 400 km de autonomia em apenas 13 minutos, desde que tenhas acesso a um carregador ultrarrápido.
E não te preocupes com a segurança da bateria: os engenheiros da marca testam a estrutura a tiro — literalmente — para garantir que ela resiste a tudo.
Espaço, conforto e... karaoke?

O interior é digno de um lounge sobre rodas. Todos os bancos — incluindo a terceira fila — são aquecidos de série, e há uma infinidade de pormenores pensados para maximizar o conforto dos passageiros: desde portas deslizantes automáticas de ambos os lados, até um teto panorâmico que transforma o espaço num pequeno observatório rodante.
A cereja no topo? Uma máquina de karaoke com 6 microfones, para transformar qualquer paragem numa verdadeira festa ou simplesmente para entreter os miúdos (ou os graúdos) durante longas viagens. Para ajudar, a parte traseira conta ainda com uma TV suspensa de 21,4 polegadas.

E caso prefiras relaxar em vez de cantar, os bancos com gravidade zero prometem uma experiência de flutuação no espaço — ou, pelo menos, uma sesta muito confortável. Além disso, com a terceira fila de bancos rebatida, o porta-bagagens é tão espaçoso que cabe lá uma cama de casal ou cinco bicicletas de adulto em pé.
Manobrabilidade inesperada e detalhes que impressionam

Apesar do tamanho, o Xpeng X9 consegue surpreender com um raio de viragem de apenas 5,4 metros, menor do que o de um Smart Fortwo, que precisa de 6,95 m. A suspensão adaptativa em tempo real também ajuda a tornar a condução mais suave e responsiva, especialmente em viagens longas.
No total, o X9 parece ter sido desenhado com uma pergunta em mente: “E se o carro de família fosse, na verdade, divertido?” Entre o design arrojado com faróis estreitos e linhas geométricas, as jantes inspiradas na Rolls-Royce e a atenção aos detalhes interiores, a resposta parece ser “por que não?”.
Xpeng: mais do que carros
Se o nome Xpeng te soa familiar, é porque esta empresa chinesa não tem estado propriamente a descansar. Nos últimos tempos, apresentou robôs humanoides que competem diretamente com o Tesla Optimus, desenvolveu tecnologia de condução autónoma baseada exclusivamente em câmaras (sem radares ou sensores LiDAR) e já mostrou ao mundo o seu primeiro carro voador.
Com base nisto, não espanta que o X9 combine uma abordagem ambiciosa à tecnologia com um toque de irreverência. E se tudo correr como planeado, o SUV estará disponível no Reino Unido ainda este ano, com preços a começar nas 39 mil libras.
Famílias aventureiras, amantes de gadgets ou apenas fãs de um bom karaoke na estrada: fiquem atentos. O Xpeng X9 pode muito bem ser o início de uma nova era para os carros familiares.