Continua a estratégia de recuo de alguns dos principais fabricantes de automóveis europeus em relação aos timings de lançamento de novos veículos elétricos.
Agora foi a vez da Volkswagen decidir adiar a produção de novos modelos de EVs, alegando razões de estratégia, melhor alocação de investimento e questões de software no processo de produção.
A notícia está a ser avançada pelo jornal económico alemão Handelsblatt, que baseia esta informação em declarações do CEO da empresa, Oliver Blume.
SUV compacto só chega em 2032
De acordo com ‘memos’ internos da Volkswagen aos quais o jornal alemão treve acesso, uma das decisões tomadas com base na nova estratégia passa pelo adiamento do lançamento do SUV compacto Trinity.
O site Teslarati refere que a chegada ao mercado deste SUV estava inicialmente prevista para 2026; com a nova decisão do fabricante, o início da produção apenas deverá acontecer em 2032.
A mesma fonte indica que a Volkswagen tem trabalhado no chamado ‘Project Trinity’ há vários anos, que incluía a construção de uma nova unidade de produção em Wolfsburg-Warmenau, num investimento de cerca de dois mil milhões de euros.
E já no início deste ano o fabricante anunciou a intenção de desenvolver uma nova linha de EVs de preço mais acessível, abaixo dos 25.000 euros, com objetivos de descer aos 20.000 euros em 2027.
A decisão da Volkswagen agora divulgada poderá colocar em causa essa estratégia, embora o fabricante não tenha ainda confirmado oficialmente a notícia.