A ByteDance (proprietária da TikTok), cedeu à pressão do governo indiano e retirou voluntariamente a aplicação da Google Play Store e Apple App Store. Recentemente, a Índia começou a incentivar o desuso da TikTok, chegando criar uma lista de 59 apps por banir, onde a popular aplicação/rede social estava inclusa.
Através do Twitter, a TikTok avisou os seus utilizadores do sucedido, indicando que para já vai suspendar a aplicação. Contudo, os diretores da TikTok irão reunir-se com membros do governo indiano para clarificar as suspeitas de espionagem, de forma a que possam restabelecer o funcionamento da app no território indiano.
Pelos vistos, o governo indiano solicitou ao TikTok e às outras aplicações banidas que emitissem uma explicação, detalhando as políticas de dados e as suas intenções. Este esforço faz parte de uma tentativa de banir apps que possam ser prejudiciais à segurança nacional da Índia, de acordo com o seu governo.
TikTok está bloqueado na Índia para já
Quando a app desapareceu da Google Play Store e Apple App Store, utilizadores que já tinham a app instalada puderam continuar a fazer uso do TikTok. Contudo, pouco tempo depois, a app foi completamente bloqueada, onde os utilizadores recebem um aviso do bloqueio da app por parte do governo indiano.
Assim sendo, para já o TikTok está completamente indisponível na Índia. A única forma de um utilizador indiano aceder à aplicação é através da utilização de uma VPN, que simule a ligação através de outro país, por servidores alternativos.
Editores 4gnews recomendam:
- ATENÇÃO! Se tens a TikTok no teu smartphone desinstala-a já! É um malware e não uma rede social
- TikTok toma decisão que irá afetar a sua presença na Europa. Entende
- Google Fotos vai poupar recursos! Entende o que significa