Tesla Model 3 com painel solar mostra-nos como serão os carros elétricos no futuro!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Um carro elétrico com painel solar no tejadilho não é certamente uma ideia pioneira, visto que o próprio Elon Musk já tinha partilhado a ideia com os seus engenheiros há alguns anos. No entanto, na altura foi considerado pouco eficiente e a ideia nunca foi para a frente.

Agora, a startup holandesa Lightyear apresentaram os seus primeiros protótipos implementados em carros fabricados por outras empresas. Um destes protótipos é um Tesla Model 3, que já circula nas estradas holandesas em torno do HQ da Lightyear. O Tesla Model 3 foi o primeiro a ter implementadas o painel solar Sunpower Maxeon desenvolvido pela startup.

Lightyear poderá provocar a Elon Musk e dar início a uma revolução nos carros elétricos

O segmento dos carros elétricos é sem dúvida uma verdadeira montanha-russa, com incríveis avanços tecnológicos alcançados durante os últimos anos. Já há muito tempo que se fala na possível integração e painéis solares nestes carros, mas a capacidade de produção de energia dos painéis de pequenas dimensões apresentou-se sempre como um grande problema.

Apesar de já ter colocado os seus painéis em dois carros elétricos, a Lightyear acabou por não revelar detalhes sobre as suas capacidades em termos de eficiência, ou se a energia produzida é até utilizada para alimentar a bateria dos mesmos.

Sabendo o quão competitivo é Elon Musk, não seria de estranhar se o CEO da Tesla acabasse por se sentir provocado por este protótipo do Tesla Model 3. Assim sendo, é possível que não demore muito tempo para que a Tesla volte a aplicar recursos no desenvolvimento de painéis solares para os seus carros.

Tesla Model 3 Painel Solar

Mesmo que estes não consigam produzir energia suficiente para alimentar a bateria principal dos carros, seriam certamente uma boa adição para alimentar pequenas funcionalidades, de forma a tirar "carga" da bateria principal.

No entanto, é importante salientar que nesta altura não passam apenas de especulações. A única garantia é que a Lightyear está empenhada no desenvolvimento desta tecnologia e que, planeiam colocar mais protótipos na estrada ainda este ano.

Antes de ires, descobre os carros elétricos com maior autonomia. Além disso, conhece os melhores veículos elétricos no mercado, vais encontrar a tua marca favorita!

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.