Os 22 melhores carros elétricos em 2020

Rui Bacelar

O mercado automóvel reúne no segmento dos veículos elétricos as maiores novidades dos últimos anos. Aqui escolhemos os melhores a partir dos veículos 100% elétricos disponíveis em Portugal para te ajudar a escolher um automóvel.

Com base em critérios como a autonomia de um carro elétrico e categoria, dos SUVs aos citadinos mais baratos. Sem esquecer a inovação tecnológica e conforto que podemos esperar dos melhores carros elétricos de 2020.

1. Tesla Model 3

Tesla
O modelo mais barato da Tesla foi apresentado em 2016

Versão: Standard Range Plus
Autonomia: 409 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 225 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 5,6 s
Preço: a partir de 48 900 € em Portugal

O veículo compacto hatchback é um dos melhores carros elétricos a chegar ao mercado, disponível nas versões Performance, Long Range e Standard Plus. É o carro elétrico mais barato da fabricante norte-americana já a chegar aos consumidores.

O design é um dos pontos fortes, tal como a autonomia e tecnologia presente neste veiculo. Há um bom grau de personalização dos acabamentos e equipamentos do habitáculo, contribuindo para o conforto e para o prazer de condução deste Tesla.

2. Tesla Model X

Tesla
O SUV 100% elétrico da Tesla foi apresentado em 2012

Versão: Long Range
Autonomia: 507 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 4,6 s
Preço: a partir de 95 400 € em Portugal

As portas Falcon Wing são o traço mais caraterístico do SUV 100% elétrico da Tesla, além da classificação de 5 estrelas em segurança, atribuída pela agência NCAP a este carro com espaço para toda a família.

O interior conta com um grande ecrã tátil de 17'', sendo um SUV espaçoso com lugar para 7 adultos e muito espaço de carga. Tem visão 360º graças ao leque completo de câmaras, sensores ultrassónicos e um radar frontal com visibilidade de 160 m.

3. Tesla Model S

Tesla
A empresa de Elon Musk apresentou o Model S em 2011

Versão: Long Range
Autonomia: 610 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 3,8 s
Preço: a partir de 89 800 € em Portugal

O Tesla Model S foi o primeiro carro elétrico da empresa a conquistar a atenção mundial. O sedan desportivo chegou às estradas em 2012 e desde então passou a ser o benchmark, ou termo de comparação, para as demais fabricantes automobilísticas.

A autonomia é o ponto mais forte, aliada à aceleração incrível, ao conforto de condução e qualidade de acabamentos do interior com um ecrã de 17''. O veículo elétrico tem visão 360º, sensores ultrassónicos e radar frontal até 160 m, entre outros.

4. Audi e-Tron 55 quattro

Versão: versão base do e-Tron
Autonomia: 417 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 5,7 s
Preço: a partir de 86 234 € em Portugal

O e-Tron 55 quattro é um SUV de grandes dimensões com 5 portas, sendo o primeiro carro 100% elétrico da Audi voltado para o público geral. Aposta sobretudo no conforto de condução, qualidade de acabamentos e construção, além da tecnologia.

Equipado com cockpit virtual, o nível de equipamentos e extras é extenso. Aqui destacamos os dois ecrãs sensíveis ao toque que caraterizam o centro de infotainment, coroando o habitáculo repleto de toques de verdadeiro luxo alemão.

Podes ler a análise completa ao Audi e-Tron 55 quattro com cobertura em vídeo.

5. Jaguar I-Pace

Jaguar
A fabricante inglesa apresentou o I-Pace em 2018

Versão: I-PACE S
Autonomia: 470 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 4,8 s
Preço: a partir de 81 787 € em Portugal

Eleito o carro do ano em 2019, o Jaguar i-Pace é um veículo 100% elétrico que conjuga o espaço de um SUV ao prazer de uma condução desportiva. Sem esquecer o elevado nível de qualidade e luxo presente nos acabamentos do interior.

Recebeu 5 estrelas em segurança pela agência NCAP, sendo um dos carros mais seguros graças à carroçaria, tecnologias de assistência à condução. Destacamos ainda a autonomia e o bom volume da bagageira neste SUV da Jaguar.

6. Mercedez-Benz EQC

Mercedes
A fabricante alemã apresentou o EQC em 2018

Versão: versão base do Mercedes EQC
Autonomia: 417 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 5,1 s
Preço: a partir de 78 450 € em Portugal

As linhas da carroçaria, o cockpit panorâmico, a iluminação ambiente, os estofos e materiais do habitáculo, elementos que refletem o mais elevado padrão de qualidade alemã e tornam o EQC num dos melhores carros elétricos de 2020.

É o primeiro veículo elétrico da construtora alemã, com uma boa autonomia e uma aposta forte no conforto de condução aliado à tecnologia. Inovações que contribuem para a segurança do carro que começa a chegar aos consumidores e às estradas.

7. Porsche Taycan

Porsche
O carro desportivo 100% elétrico foi apresentado em 2019

Versão: Taycan Turbo S
Autonomia: 412 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 260 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 2,8 s
Preço: a partir de 192 661 € em Portugal

A versão de topo do desportivo 100% elétrico da Porsche é capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos, coroando-o como um dos melhores veículos elétricos em 2020. O preço vai ao encontro destes valores incríveis, fazendo-se pagar.

A autonomia é surpreendente para um carro elétrico desportivo projetado para a emoção de condução, ao passo que o interior e os acabamentos absolutamente de luxo. O Taycan também está disponível em versões ligeiramente mais baratas.

8. BMW i3

BMW
O veículo elétrico de luxo da BMW foi apresentado em 2013

Versão: versão base do i3
Autonomia: 310 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 7,3 s
Preço: a partir de 42 092 € em Portugal

O veículo utilitário 100% elétrico da BMW é inconfundível pelo seu formato alto e compacto, mantendo as linhas identitárias da BMW, aqui com realces arrojados. A autonomia ajusta-se à categoria de carro, com 4 lugares e uma bagageira média.

A marca alemã aposta no conforto, qualidade dos acabamentos e tecnologias de assistência à condução. Tal como as demais fabricantes também temos uma plataforma digital que liga o carro ao telemóvel e automatiza alguns procedimentos.

9. VW e-Golf

VW
O Golf 100% elétrico foi apresentado pela VW em 2014

Versão: versão base do e-Golf
Autonomia: 230 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 9,6 s
Preço: a partir de 42 901 € em Portugal

A versão elétrica do Golf utiliza a mesma carroçaria dos modelos com motor térmico, mantendo o design e acrescentando toques de simplicidade requintada ao interior. Aí destacamos o cockpit virtual, sistema de navegação e consola central.

A autonomia não deslumbra, mas é suficiente para deslocações urbanas, especialmente com a regeneração energética. É o primeiro grande esforço da fabricante alemã no segmento elétrico e conquista pelo conforto e qualidade do interior.

10. Peugeot e-2008

Peugeot
O SUV 100% elétrico da Peugeot foi apresentado em 2019

Versão: Active
Autonomia: 320 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 9 s
Preço: a partir de 36 600 € em Portugal

O primeiro SUV eletrificado da Peugeot é um dos carros elétricos mais baratos em Portugal, com três linhas de equipamentos a dar mais opções de personalização ao consumidor. O destaque vai para o preço, espaço e versatilidade do SUV elétrico.

A autonomia é um ponto forte, mas o grande trunfo são os acabamentos do interior. O cockpit virtual, o formato e controlos no volante, bem como o grande ecrã do centro de infotainment. Destacamos ainda a carroçaria bicolor do e-2008.

11. VW ID3

VolksWagen
O veículo 100% elétrico da VW foi apresentado em 2019

Versão: Pure
Autonomia: 330 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 160 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 9 s
Preço: a partir de 30 000 € em Portugal

O familiar compacto 100% elétrico da Volkswagen surpreende pelo preço deliberadamente competitivo na versão base com baterias de 48 kWh para a Europa. A isto junta-se uma boa autonomia para deslocações em cidade no ID.3 da VW.

É um dos novos carros elétricos a chegar ao mercado, sendo extremamente personalizável com três versões de equipamentos / motorização. Conquista pelo design exterior e interior onde predomina uma nova linguagem de design.

12. Hyundai KAUAI Electric

Versão: versão base do KAUAI EV
Autonomia: 449 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 167 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 7,6 s
Preço: a partir de 45 561 € em Portugal

O Kauai Eletric 100% elétrico é um dos poucos SUVs deste género em Portugal a par do Peugeot e-2008. Destaca-se pela autonomia das suas baterias de 64 kWh e pela tecnologia agrupada no sistema BlueLink da Hyundai.

Trata-se de um veículo espaçoso no interior, com 5 lugares, mas uma bagageira média (332 L). A condução é alegre, com 3 perfis e regeneração energética ajustável em 3 etapas, além das tecnologias de assistência e apoio à viagem.

Podes ler o nosso ensaio sobre o KAUAI EV em mais detalhe e com cobertura em vídeo.

13. Kia e-Niro

Kia
O crossover 100% elétrico da KIA foi apresentado em 2018

Versão: base do Kia e-Niro
Autonomia: 455 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 167 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 7,8 s
Preço: a partir de 45 500 € em Portugal

A versão elétrica do Niro está disponível em Portugal e afirma-se como um crossover espaçoso com 5 lugares e boa capacidade da bagageira (451 L). Integra-se no segmento SUV e destaca-se pela boa autonomia das baterias de 64 kWh.

O interior do Kia e-Niro tem toques de qualidade nos bancos e acabamentos que contribuem para o conforto. Apresenta um cockpit digital com 3 perfis de regeneração energética e de estilo de condução, além de um bom sistema de infotainment.

14. Hyundai Ioniq Electric

Hyundai
O veículo familiar 100% elétrico foi apresentado em 2016

Versão: versão base do Ioniq
Autonomia: 378 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 165 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 10 s
Preço: a partir de 38 000 € em Portugal

A berlina 100% elétrica da Hyundai é um dos carros elétricos mais eficientes do mercado. A condução é ágil e confortável neste veículo de 5 portas com uma bagageira reduzida (350 L), mas com bom espaço interior para os passageiros.

A isto se juntam as tecnologias de apoio à condução, desde a plataforma BlueLink, à câmara traseira, centro de infotainment e acabamentos muito bem conseguidos. Destacamos ainda o cockpit virtual e o volante bem trabalhado.

15. Mini Cooper SE

Mini
O veículo compacto e 100% elétrico da Mini foi apresentado em 2019

Versão: versão base do SE
Autonomia: 232 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 7,3 s
Preço: a partir de 35 000 € em Portugal

O citadinho 100% elétrico marca um novo capítulo para a Mini, mantendo o design acarinhado e imediatamente identificável, bem como a atenção ao detalhe e qualidade de construção. Destacamos ainda o bom nível de equipamentos.

A bagageira é pequena (211 L), com lugar para 4 passageiros. A autonomia será suficiente para deslocações dentro da cidade e no interior do veículo temos já um cockpit virtual que nos prende ao sistema de infotainment com um grande ecrã.

16. Renault Zoe

Renault
A fabricante francesa apresentou o citadino elétrico em 2012

Versão: Compra da bateria - ZEN (base)
Autonomia: 395 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 135 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 11,4 s
Preço: a partir de 33 990 € em Portugal

A quinta geração do veículo citadino 100% elétrico da Renault chega a Portugal com uma autonomia incrível, design mais arrojado, acabamentos contemporâneos e mais cuidados. Há vários níveis de equipamentos e diferentes planos de preços.

O cockpit virtual foi redesenhado, tal como o sistema de infotainment. Destaca-se pelos bancos mais desportivos, pelo grande conforto de condução e pela tecnologia presente, com ligação 4G, pesquisa Google e sistema de navegação TomTom.

17. VW e-Up

VW e-UP
A fabricante alemã apresentou o citadino elétrico em 2019

Versão: versão base do e-UP
Autonomia: 260 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 130 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 11,9 s
Preço: a partir de 22 763 € em Portugal

O e-UP é um veículo elétrico barato com 4 lugares, apto para deslocações urbanas, com um nível mínimo de equipamentos de série como as jantes em liga leve de 15'', potência de 61 kW (equivalente a 83 cv) e baterias com 36,8 kWh de capacidade.

O interior é austero, com um pequeno centro de infotainment, mas utiliza bons materiais de construção. Há muito espaço para os passageiros, bancos confortáveis e um volume razoável para a bagageira (251 L) neste carro elétrico citadino.

18. Honda e

Honda
A Honda apresentou o seu veículo elétrico em 2019

Versão: versão base do Honda e
Autonomia: 200 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 8 s
Preço: a partir de 35 000 € em Portugal

O veículo citadino 100% elétrico da Honda presta homenagem ao Civic original, transpondo-o para o novo segmento, já repleto de tecnologia e prestes a chegar às estradas. As suas linhas retro são inconfundíveis e um dos maiores destaques.

O resultado é um carro elétrico de 4 lugares, apto a deslocações dentro da cidade e cujas baterias têm uma capacidade de 30 kWh na única configuração disponível. Destacamos o seu interior, também retro, mas repleto de ecrãs e consolas digitais.

19. Peugeot e-208

Peugeot
A Peugeot apresentou o e-208 em 2019

Versão: Active
Autonomia: 340 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 8,1 s
Preço: a partir de 32 150 € em Portugal

O primeiro carro citadino 100% elétrico da Peugeot está a chegar às estradas com boa autonomia e três níveis de equipamento à escolha do consumidor, mantendo-se as especificações técnicas. O destaque vai ainda para as baterias de 48 kWh.

O interior pauta-se pelo conforto dos bancos reforçados, pelas linhas futuristas e ousadas com realçes a evidenciar a motorização elétrica. Há ainda um grande centro de infotainment, com um cockpit virtual e um habitáculo muito bem conseguido.

20. Nissan Leaf

Nissan
O compacto elétrico da Nissan foi apresentado em 2010

Versão: Acenta Acess
Autonomia: 270 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 144 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 7,9 s
Preço: a partir de 22 763 € em Portugal

O familiar de 5 portas continua a ser um dos veículos elétricos mais eficientes com a bateria de 40 kWh. O espaço interior é um grande destaque, além da bagageira grande (400 L) e uma ótima gestão tecnológica com a plataforma Nissan Connect.

O habitáculo é povoado por controlos e dominado pelo centro de infotainment com um grande ecrã tátil. Vemos um volante bem trabalhado, bancos reforçados e uma preocupação com os detalhes e qualidade de construção que abona todo o carro.

21. Opel Corsa-e

Opel
A Opel apresentou o seu primeiro carro 100% elétrico em 2019

Versão: versão base do e-Corsa
Autonomia: 330 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 150 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 8,1 s
Preço: a partir de 29 990 € em Portugal

O citadino irreverente da marca alemã está repleto de tecnologia, carroçaria bicolor e muitas opções de personalização. A autonomia é boa para um carro elétrico deste segmento e o seu interior apresenta um bom nível de equipamentos e acabamentos.

Conta com programador de velocidade automático, assistente de manutenção na faixa de rodagem e saída da mesma, além de outros apoios à condução. Destacamos ainda o cockpit virtual, câmara traseira e visão panorâmica do carro.

22. Smart EQ Fortwo

Smart EQ
A Smart apresentou o EQ ForTwo e ForFour em 2019

Versão: ForTwo EQ (base)
Autonomia: 90 km em ciclo WLTP
Velocidade máxima: 130 km/h
Aceleração (0/100 km/h): 12,7 s
Preço: a partir de 23 500 € em Portugal

A Smart tornou os seus pequenos utilitários em veículos elétricos, já a chegar às estradas de Portugal. O exterior continua irreverente, com linhas arredondadas, elementos destacados e um formato muito compacto, além da bagageira de 185 L.

A autonomia deixa a desejar, mas para pequenas deslocações será o suficiente. O Smart EQ ForTwo tem excelentes acabamentos no interior, além de também existir a versão ForFour 100% elétrica.

O ciclo WLTP é o parâmetro crucial na escolha do veículo elétrico

Ao escolher um novo automóvel elétrico a maior preocupação além do preço é a autonomia. Para tal, guia-te pela Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (ciclo WLTP), um padrão global de testes efetuados para apurar a autonomia.

Atenta também na capacidade das baterias medida em kWh e sendo um reflexo da potência do carro. Além disso, presta atenção ao consumo medido em Wh/km e na velocidade de carregamento das baterias em AC e em DC.

Em Portugal os consumidores particulares e empresariais podem obter um subsídio de 2 250 € na compra de um veículo elétrico, além da isenção do imposto sobre veículos (ISV) e do imposto único de circulação (IUC).

Vale ainda referir que os benefícios e incentivos fiscais à compra de carros elétricos estão previstos na Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro. Fica também a conhecer os veículos mais vendidos em Portugal e os carros elétricos com maior autonomia.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.