Tesla: “Gigafábrica” é o novo sonho Lusitano

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Tesla, a empresa encabeçada por Elon Musk que tem criado maior impacto no mundo automóvel com carros elétricos do que qualquer outra fabricante automóvel. As aspirações da marca são claras: fazer chegar a todos os seus modelos incrivelmente amigos do ambiente, não-dependentes de combustíveis fósseis.

Os dois primeiros passos estão dados, com o Model S e o Model X a terem um grande sucesso, especialmente nos Estados Unidos da América, país onde está sediada a empresa. O novo Model 3 deverá chegar também muito em breve, pelo que a frota de veículos Tesla estará não só maior, mas também com um melhor alcance no que toca ao preço.

Ver ainda: Samsung apresenta oficialmente o novo Exynos 8895

A expansibilidade da empresa não se dará, somente, através de novos modelos e mais postos de carregamento. A produção terá que aumentar, especialmente com a crescente procura por estes carros “amigos do ambiente”. Desta forma, a Tesla já manifestou o interesse em construir três novas “Gigafábricas”, sendo que uma delas terá lugar no continente europeu.

Aqui entra Portugal. O nosso país é um dos aspirantes concorrentes a acolher a empresa norte-americana de braços abertos. Neste sentido, um novo vídeo que pretende cativar a empresa a instalar-se em território Lusitano.

O vídeo, com o nome "Bring Tesla Gigafactory to Portugal", foi apresentado numa conferência no Instituto Superior de Ciências da Administração intitulada “Como atrair investimento para Portugal?”. Ao longo dos 01:41 minutos são demonstradas as vantagens de instalar uma fábrica Tesla em Portugal, bem como o espirito português e as belas paisagens do nosso território.

Portugal não está sozinho nesta corrida. França, Países Baixos, Lituânia e, até, a nossa vizinha Espanha são países com interesse comum ao nosso, pelo que não será, de todo, fácil convencer uma multinacional como a Tesla a optar pelo nosso país.

Será, sem dúvida, tentador receber uma empresa como a Tesla. Sendo uma marca com enorme futuro, já prevista como uma das maiores empresas do mundo em 2030, seria especialmente benéfico para a nossa economia, criando milhares de postos de emprego.

Vídeo convincente? Esperemos que sim. Portugal tem de facto, como mencionado no vídeo, uma enorme exposição solar e a maior reserva de Lítio na Europa. A produção energética em Portugal ocorre já em grande parte através fontes de energia renovável, sendo um excelente exemplo para o resto do mundo.

Outros temas relevantes:
Xiaomi Mi 5C passa pela GeekBench com processador Pinecone
Huawei P10 Lite – Preço, Características e Design
Galaxy S8 e LG G6: datas de comercialização já são conhecidas