Se acompanhas o podcast da 4gnews (e caso não o faças, começa agora) sabes que o Spotify disponibiliza vários podcasts. Basta pesquisares por nome e tens acesso a vários.
Contudo, o Spotify continua a ser por maioria uma plataforma para ouvir música. Isso vai mudar em breve com duas novas aquisições.
O gigante de streaming acabou de adquirir a Gimlet Media e Anchor, de forma a melhorar as suas credenciais no mundo dos podcasts.
Spotify é número em música, será que vai ser também em podcasts?
Em primeiro lugar a Gimlet Media é uma rede de podcasts independente. Em segundo lugar temos a Anchor que providencia criadores com ferramentas de criação, produção e monetização de podcasts.
O CEO do Spotify fez algumas declarações sobre o futuro da plataforma. Daniel Ek afirma que em apenas dois anos, são a plataforma número dois para ouvir podcasts. Adicionalmente, Ek diz que quem ouve esse tipo de conteúdo passa o dobro do tempo na plataforma.
Nesse sentido, Ek planeia que os podcasts componham cerca de 20% do conteúdo ouvido no Spotify. O CEO ainda afirmou que este tipo de variedade ajudará a plataforma a ganhar uma identidade além da música, para se tornar a número um em consumo de áudio.
Conteúdo original
Parece que todas plataformas querem agora seguir os passos do Netflix. O Spotify tem andado a tentar trazer programas originais como Amy Schumer's 3 Girls, 1 Keith e Crimetown.
Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais ocupadas, expandir um serviço de streaming para além da música é uma jogada genial. Em relação à concorrência, não parece haver motivo para preocupação.
Apple Podcasts e Stitcher são os maiores concorrentes ao Spotify. No entanto foi recentemente revelado que a plataforma tem 207 milhões de utilizadores activos mensalmente, com 96 milhões sendo subscritores. Já o Apple Music conta com uns meros 50 milhões.
Editores 4gnews recomendam: