O clássico reinventado. Em 2025 o Renault 4 voltará a pisar o alcatrão, desta vez com alma e motorização elétrica, possivelmente com linhas inspiradas no modelo original, e certamente para reforçar o portefólio de veículos elétricos da fabricante francesa.
Espera-se também que, a par do Renault 4, a gaulesa apresente também o Renault 5 Hatchback, de espírito mais desportivo. O primeiro protótipo tem sido discutido em diversos meios da especialidade, que apontam o início das vendas desde modelo para 2023.
O Renault 4 e o Renault 5 podem voltar às estadas até 2023
O entendimento geral estima que a fabricante francesa coloque até sete novos veículos elétricos nas estradas durante os próximos quatro anos. Entre estes, quatro serão carros elétricos para o grande público e três serão veículos comerciais.
Importa frisar que até ao momento apenas o Renault 5 foi confirmado e apresentado oficialmente pela marca. No entanto, a direção da empresa aponta que "há pelo menos mais um revivalismo" a ser planeado e, de acordo com fontes próximas, será o Renault 4.
Com efeito, os rumores que sugerem o regresso da mítica 4L são diversos e apontam as conversas e planos internos da empresa, ainda fora do domínio público. De acordo com estes rumores, o carro elétrico chega até 2025 para engrossar as suas fileiras.
O novo Renaul 4 será um carro elétrico preparado para o futuro
O modelo original do Renault 4 esteve em produção desde 1961 até 1994. Durante este tempo, foram produzidas mais de 8 milhões de exemplares do carro robusto, barato, fiável e versátil, sendo particularmente apreciado nas regiões rurais de França e Portugal.
A reinvenção deste modelo deverá manter as linhas clássicas e o formato compacto, afirmando-se como citadino e utilitário. Poderá, contudo, aproximar-se de um pequeno crossover, o que também diversificaria o portefólio de carros elétricos da marca.
A aposta no design será crucial para que a empresa se mantenha como líder no mercado de carros elétricos na Europa e aqui, o mítico modelo da marca seria o candidato ideal para este revivalismo.
Contamos assim com o modelo Renault 5, um Hatchback mais desportivo para 2023 e o Renault 4, mais focado no design e deslocação urbana para 2025.
Entretanto, teremos ainda o novo Mégane elétrico em 2022, o primeiro dos três novos veículos deste género a ser lançado. Chamar-se-á Mégane eVision e manterá a plataforma CMF-EV. Informação já confirmada por Luca de Meo, homem forte da Renault.
Os próximos anos serão de transformação elétrica para esta fabricante europeia.
Editores 4gnews recomendam: