Tesla Model 2 de 25 mil dólares confirmado! Vem da China para o Mundo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O presidente da filial chinesa da Tesla, Tom Zhu, confirmou a produção de um novo carro elétrico barato destinado aos mercados mundiais. Confirma-se assim o Tesla de 25 mil dólares, ou cerca de 25 mil euros para o novo veículo elétrico da fabricante.

Em declarações ao canal estatal Xinhua Net, o executivo discorreu sobre diversas temáticas, inclusive o objetivo da marca em produzir um novo carro elétrico compacto e barato, que pode usar a mesma base do Model 3.

Os testes de estrada ao Tesla Model 2 devem começar no fim de 2021.

Tesla Model 2: o próximo carro elétrico barato a chegar à Europa

O executivo chinês afirmou que o carro compacto será construído na China e comercializado em todo o mundo. Confirma-se o preço médio de 25 mil dólares, ou cerca de 25 mil euros assim que chegar à Europa, sujeito às diferentes cargas fiscais de cada país.

A produção terá lugar na Gigafactory de Shangai, com a Tesla a desenvolver atualmente um novo centro de pesquisa e desenvolvimento (R&D) a ser construído especificamente para o novo Model 2.

Assim que o novo projeto de carro barato estiver concluído, manter-se-á em operações, contribuindo para os esforços de expansão e diminuição dos preços.

Será, portanto, o primeiro carro da Tesla a ser inteiramente desenvolvido e produzido fora dos Estados Unidos da América. O design do mesmo ficará entregue ao novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento supracitado, tal como a ponta a InsideEVs.

Custará cerca de 25 mil dólares e será integralmente produzido na China

🇨🇳 Giga Shanghai250k p.a. production rate right now (phase 1)100% local parts supply this year450k capacity in 2021R&D center up and running mid of the yearOriginal China Model production possible in 2021The MIC Model 2 will be sold globally https://t.co/g6p9yAzZra

— Alex (@alex_avoigt) 9 de fevereiro de 2021

A produção ocorrerá em tempo recorde na Shangai Gigafactory, com os primeiros testes de estrada apontados para o fim de 2021. É um novo marco para a fabricante norte-americana que cimenta assim a sua presença na China.

"O centro está localizado na Tesla Gigafactory de Shangai, onde nós estamos agora. Atualmente estamos a construir o centro de R&D da China nestas imediações. Será também o primeiro centro de R&D da Tesla fora dos Estados Unidos da América. A pesquisa e desenvolvimento são cruciais para vários aspetos de um veículo elétrico. Desde o design, à engenharia, desenvolvimento do veículo e teste do mesmo". comenta Zhu na entrevista recente.

O homem forte da Tesla na China também confirmou o preço e tipo de veículo. Almejando conceber todos os aspetos do novo Tesla barato na China, o mais importante será manter o preço nos 25 mil dólares. Modelo este que planeiam distribuir em todo o globo.

Pode vir a ser um Hatchback com a mesma base do Model 3

Tesla Gigafactory

Importa, contudo, referir que os preços da Tesla não são iguais em todo o mundo, não se operando uma conversão direta. Portanto, em Portugal teríamos que considerar a atual carga fiscal a este tipo de veículos que faria subir o preço ideal de 25 mil euros.

Está confirmada a sua existência, restando agora conhecer o seu design. De qualquer modo, contamos com um Tesla Model 2 Hatchback, tipologia muito apreciada na Europa, ao passo que a China prefere os sedans.

Os rumores sugerem que o novo Tesla Model 2 será compacto, algo que alimenta a hipótese Hatchback. No entanto, o executivo confirmou apenas a sua existência e o objetivo de se construir um carro compacto, algo que ajudará a manter o preço baixo.

Sabemos sim, segundo Tom Zhu, que o Tesla Model 2 será "desenhado, desenvolvido e produzido na China". Será um modelo totalmente original e o mais barato até então.

A Gigafactory de Shangai conduzirá os esforços que nos darão o Model 2.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.