7 novidades do Telegram que te vão fazer esquecer o WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

O Telegram é um dos melhores serviços de comunicações instantâneas para trocar mensagens e chamadas através da Internet, ou dados móveis. Agora, está recheado de novidades que vão facilitar a transição dos utilizadores de WhatsApp para este serviço.

Em seguida damos a conhecer as novas ferramentas e novidades que fazem a diferença. São opções divertidas, produtivas e com vista a melhorar a segurança e privacidade do serviço. Começa por atualizar a tua app e desfruta da plataforma Telegram.

1. Migra o teu histórico de conversas e grupos do WhatsApp para a Telegram

Move your message history from apps like WhatsApp, Line and KakaoTalk to Telegram. https://t.co/PediepRhyt pic.twitter.com/VPeuilGt2T

— Telegram Messenger (@telegram) 28 de janeiro de 2021

Entre as recentes melhorias da aplicação conta-se a possibilidade de passar todas as conversas, o histórico de conversação para a Telegram, inclusive as conversas de grupo, ou grupos do WhatsApp de uma forma relativamente simples e segura.

Para os utilizadores de smartphones iOS, para migrar uma conversa de WhatsApp para a Telegram, em primeiro lugar temos que abrir o ecrã / menu da informação do contacto pretendido. Aí, encontramos a opção "Exportar chat" e, entre as possibilidades temos a Telegram. Ao selecionar este destino para a conversa de WhatsApp no menu de partilha importamos toda a conversa.

Para os utilizadores de smartphones Android, temos que abrir a janela de informação do contacto a partir de uma conversa de WhatsApp. Aí veremos a opção "Exportar chat" e, ao selecionar a Telegram no menu de partilha traremos toda a conversa.

Here's how you can move your chats to Telegram if you're on Android. pic.twitter.com/VMq3mAeteq

— Telegram Messenger (@telegram) 28 de janeiro de 2021

Tal como aponta a plataforma, após importada a conversa, todos os membros desse grupo verão as mesmas informações, mensagens e demais conteúdo multimédia que possa ter sido importado. Este procedimento pode levar algum tempo, consoante o tamanho e quantidade de ficheiros partilhados na conversa originalmente alojada no WhatsApp.

Por fim, os chats importados e respetivos ficheiros não vão ocupar espaço no teu smartphone. Tal como aponta a plataforma, o armazenamento é feito na nuvem, para sincronização imediata e para não ocupar memória interna dos dispositivos.

2. Dar as boas-vindas com autocolantes animados no Telegram

Telegram has over 100 animated emoji to bring your favorite expressions to life. To quickly pull up any emoji (animated or not), type a word into the message bar or use shortcuts like :heart 💙 #TelegramTips pic.twitter.com/e9AEefIfXM

— Telegram Messenger (@telegram) 19 de janeiro de 2021

Entre as últimas atualizações à plataforma, uma das mais divertidas foi a introdução da possibilidade de dar as boas-vindas à plataforma com os stickers. Note-se sempre que um contacto do utilizador inicia sessão no serviço Telegram é apresentada uma mensagem, mostrando que esse mesmo contacto chegou à plataforma.

Portanto, caso queiras dar as boas-vindas à pessoa em questão com este formato animado já o podes fazer. Basta tocar no novo contacto e respetiva janela de chat para enviar através da aplicação o autocolante animado. É uma simples brincadeira.

3. Otimiza a privacidade na aplicação para Android e iOS

Eliminar mensagens enviadas e recebidas, a qualquer momento, em qual chat, tanto de grupo como privado. Trata-se de uma poderosa ferramenta e reforço da privacidade do utilizador, isto numa plataforma conhecida por respeitar as informações do utilizador.

Assim, a qualquer momento, em qualquer janela de conversação podemos apagar as mensagens recebidas e enviadas. O conteúdo desaparecerá para os demais utilizadores. Portanto, se decidires ser melhor apagar uma mensagem, esta será apagada não só no lado do remetente, mas também no chat do destinatário, a qualquer momento.

Mais ainda, agora também podes apagar mensagens em chats secretos, nos grupos criados e até relativamente ao histórico de chamadas. A qualquer momento pode apagar uma entrada, desaparecendo a informação para as partes envolvidas.

Contrariamente ao WhatsApp, a Telegram não armazena dados dos chats e registo das chamadas, portanto quando apagas algo, não ficará nenhum rasto nos servidores da empresa.

4. Rascunhos no computador e nas apps do Telegram

Cloud Drafts let you start writing a message on one device and send it from another. All progress saves and syncs across your devices so you can finish typing – even if your phone runs out of battery. #TelegramTips pic.twitter.com/LT1MXeloUv

— Telegram Messenger (@telegram) 18 de janeiro de 2021

Podes começar a escrever uma mensagem no smartphone Android, ou iOS, e acabar a mesma no computador, ou vice-versa. Algo útil caso fiques sem bateria num dos dispositivos e queiras continuar a conversa nas plataformas em que o serviço está disponível.

Chamam-se "Cloud Drafts" e, como o nome indica, são rascunhos que ficam armazenados temporariamente na cloud do serviço para que possas tirar proveito dos mesmos em qualquer dispositivo. Seja no Mac, Windows, Android, ou iOS.

Trata-se de uma boa função de conveniência para utilizadores mais intensivos e acrescenta versatilidade ao serviço. Note-se que não só as mensagens de texto são salvas na cloud, como também as animações como os autocolantes / stickers animados.

5. Animações fluídas com emojis a 60 fps

Telegram’s animated stickers run at a smooth 60 frames per second. To find the perfect sticker for your situation, simply type an emoji and get instant suggestions – from 😱 to 😍. #TelegramTips pic.twitter.com/NZrFex67ib

— Telegram Messenger (@telegram) 11 de janeiro de 2021

Para quem adora adornar as suas conversas com os emojis animados da Telegram, a plataforma melhora gradualmente a mecânica de apresentação destes conteúdos, agora com a maioria das animações no seu serviço e aplicação a serem apresentadas a 60 fps.

Note-se que não é apenas nos chats que as animações estão presentes, mas também na interface de toda a aplicação, desde o momento em que a iniciamos, ao carregamento das janelas de chat, tanto na plataforma Android como iOS.

Os botões de ação na aplicação, como o de escolha de fotografia também apresentam novas animações de funcionamento, entre outras interações.

6. Melhor comunicação através dos chats de voz

Even if you're Home Alone, you can use Telegram's new Voice Chats to get festive with a Buddy or those deer-est to you.For whatever you’re celebrating, Happy Holidays 💙 pic.twitter.com/EA2RTAoOQ2

— Telegram Messenger (@telegram) 25 de dezembro de 2020

Introduzida recentemente, a opção de chats de voz em grupo no Telegram permite falar com várias pessoas em simultâneo. É uma nova forma de falar com virtualmente todos os membros de um grupo, agregando o melhor dos clips e notas de áudio com as tradicionais chamadas telefónicas.

O utilizador agora pode ver quantos chats de grupo tem ativos, para saber quais os canais de voz em uso. Também pode ajustar o volume individual de cada participante para regular e moderar as conversações.

Estes ajustes de volume só podem ser feitos pelos administradores dos grupos, podendo regular todos os participantes.

7. Leitor de ficheiros multimédia e áudio melhorado

As recentes atualizações ao serviço introduziram um novo leitor para arquivos multimédia como vídeos e clips de áudio. Sobretudo para este último a qualidade de reprodução foi bastante melhorada. Com efeito, podemos agora ver o nome do artista, ou autor da faixa, bem como todas as músicas do mesmo autor, caso tenhas curiosidade em saber mais sobre o mesmo.

Aliás, ao manter pressionado o botão para avançar ou retroceder no áudio também podes acelerar ou abrandar a reprodução dos ficheiros de áudio. É um leitor cada vez mais interativo, com funções que valem a pena ser descobertas e usadas.

Antes de ires, vê as melhores alternativas ao WhatsApp, e aproveita também para descobrir o menu secreto neste serviço, repleto de funções únicas para utilizadores avançados do Telegram.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.