Telegram esconde menu secreto com controlos e opções únicas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Telegram é uma das melhores alternativas ao WhatsApp para comunicações instantâneas, a par da Signal. Este serviço grátis de mensagens e chamadas tem várias opções ao dispor do utilizador, mas algumas estão escondidas nas Definições da aplicação.

Trata-se de um autêntico menu secreto com funções adicionais de controlo preciso. No total, são onze opções escondidas no Menu de Depuração do Telegram, algo similar às funções de depuração que também encontramos escondidas no sistema Android.

¯\_(ツ)_/¯ indica-nos o menu secreto do Telegram

Telegram Google Play Store

Ao navegar pelas FAQ do Telegram encontramos a menção às funções avançadas do menu de depuração. Ferramentas que, por predefinição, não estão disponíveis para o comum utilizador uma vez que podem modificar o comportamento da aplicação.

Ainda assim, são funções que desbloqueiam novas possibilidades para os utilizadores mais avançados, ou que usam a app com grande frequência. Entre estas funções temos a possibilidade de "Ler todos os chat", colocando o visto em todas as conversas.

Um total de dez ferramentas estão disponíveis no menu secreto, acessível através das Definições da aplicação Telegram, permitindo gerir várias conversas, limpar memórias, importar contactos, entre outras funcionalidades úteis.

Abre a aplicação Telegram e acede ao meu Definições

Telegram
Figura 1: destaque do menu das Definições da aplicação Telegram.
  1. Abre a aplicação Telegram
  2. Toca no menu de Opções (3 traços horizontais) no canto superior esquerdo da app
  3. Toca na opção Definições ou Settings consoante o idioma
  4. Navega - faz scroll - até ao fim do menu das Definições
  5. Localiza o rodapé com a indicação da versão da app - (figura 1, porção esquerda)
  6. Toca e pressiona na indicação da versão da app - exemplo "Telegram for Android v7.3.1 (...)
  7. Surgirá o emoji "¯\_(ツ)_/¯" indicando a presença do menu secreto do Telegram
  8. Toca no emoji para ter acesso às opções secretas.
  9. Daqui em diante, basta tocar e manter a pressão na indicação da versão da app no rodapé.

Esta janela secreta mostra-te opções de controlo da aplicação e gestão dos conteúdos. São opções para utilizadores mais avançados, pelo que aconselhamos algum cuidado com a sua utilização.

São 11 opções para gestão de conteúdos e da app Telegram

Telegram
Figura 2: opções disponíveis no menu secreto da app Telegram
  1. Importar contactos
  2. Recarregar contactos
  3. Restaurar contactos importados
  4. Redefinir chats
  5. Ativar logs (registos)
  6. Desativar a câmara da app
  7. Limpar a cache dos ficheiros enviados
  8. Configurações das chamadas (em destaque na porção direita da figura 2)
  9. Ler todos os chats
  10. Não colocar a música em pausa ao gravar
  11. Esconder o fundo da barra de estado

Entre as funções mais úteis está a possibilidade de desativar a utilização da câmara nativa da Telegram, forçando a app a usar a aplicação de sistema que, por norma, produz melhores resultados.

A opção de "Ler todos os chats" é útil caso tenhas várias conversas ativas e queiras mostrar alguma atividade. Já a opção de limpar a cache dos ficheiros enviados pode ser utilizada para gerir o espaço em armazenamento, por exemplo.

Em síntese, são opções realmente úteis para quem usa bastante a aplicação e respetivos serviços no seu quotidiano. Sobretudo agora que a Telegram (e a Signal) explodiram em popularidade face ao descrédito da plataforma líder, a WhatsApp.

Por fim, cumpre dizer que as opções secretas estão na sua maioria traduzidas para português, caso o utilizador escolha esse idioma nas Definições da aplicação Telegram.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.