As 7 melhores alternativas ao WhatsApp em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A plataforma de comunicação instantânea do Facebook é a mais popular no mundo, mas existem excelentes alternativas ao WhatsApp Messenger para telemóveis Android e iOS. Estas são as melhores para instalar e usar no telemóvel e não só!

A quem procura a app de chat mais segura do mundo, com encriptação reforçada, ou busca simplesmente uma app de mensagens grátis que não o Messenger, ou o WhatsApp. Cada uma tem os seus destaques que também ficarás a conhecer.

1. Signal

logótipo da Signal em fundo branco
A Signal foi lançada em julho de 2014.

A Signal é uma plataforma de mensagens encriptadas, ou programa de conversa, que envia pela internet as comunicações de ponta a ponta, com chat privado e conversas em grupo. Permite o envio de ficheiros, clips de voz, imagens e vídeos.

Está disponível para Android e iOS, podendo substituir a app nativa de SMS no sistema operativo da Google. Além disso, a encriptação de ponta a ponta garante uma linha de comunicação segura entre as partes, até nas chamadas de vídeo.

O destaque da Signal enquanto alternativa ao WhatsApp são os vários controlos de segurança dados ao utilizador. É possível definir chaves de encriptação, ou definir prazos de validade para as mensagens, entre outros mecanismos de privacidade.

Acede à página oficial da Signal

2. Telegram

Logo do Telegram em fundo branco
O Telegram foi lançado em agosto de 2013.

O Telegram é uma das melhores alternativas ao WhatsApp, brilhando pela segurança e encriptação. A quem procura um programa de conversa instantânea, o Telegram oferece o chat mais seguro do mundo, ou pelo menos assim o afirma a empresa.

As mensagens são altamente encriptadas e podem-se auto-destruir ao fim de alguns minutos. Além disso, é possível aceder às mensagens e conteúdos a partir de vários dispositivos, sendo um serviço rápido, gratuito e poderoso nas funções.

O destaque vai para a encriptação de ponta a ponta, os grupos de chat que podem chegar aos 200 mil membros, e a possibilidade de enviar ficheiros. A quem procura um dos serviços de chats mais populares, esta é uma ótima opção.

Acede à página oficial do Telegram

3. Viber

Logótipo do Viber em fundo branco
A Viber foi lançada em dezembro de 2010.

O Viber está disponível para Android, iOS, Windows, MacOS e Linux, chegando a virtualmente todas as plataformas. É uma ótima escolha entre as melhores alternativas ao WhatsApp Messenger, com caraterísticas próprias e forte identidade visual.

Trata-se de uma plataforma de comunicação completa para partilha de vídeos, conteúdo multimédia, ficheiros, chamadas de voz, vídeo e claro, chat de texto. Os chats de grupo e os autocolantes expressivos são alguns dos maiores trunfos.

Podemos criar e gerir comunidades com membros ilimitados, além de extensões de chat de vários serviços. Mais ainda, é possível eliminar as mensagens lidas, com uma forte tónica a ser colocada na encriptação e segurança da plataforma.

Acede à página oficial do Viber

4. Line

Line
A Line foi lançada em junho de 2011.

A Line garante comunicações instantâneas através de smartphones, tablets e computadores usando a Internet. É possível trocar mensagens de texto (chat), chamadas de vídeo e voz gratuitas, bem como conferências com várias pessoas.

Esta alternativa ao WhatsApp é particularmente popular na Ásia, cativando os utilizadores com os autocolantes animados dos mais variados géneros e feitios. A partilha de fotos, vídeos e mensagens de voz está muito bem articulada e enriquece a Line.

Destaca-se ainda a parceria entre a Line e outras empresas, garantindo cupões de desconto e outras vantagens aos utilizadores da plataforma. Possui ainda um separador de notícias, o Line Today, com manchetes de várias categorias.

Acede à página oficial da Line

5. GroupMe

Logótipo GroupMe fundo branco
A GroupMe foi lançada em maio de 2010.

A GroupMe é uma boa opção, focada na criação de comunidades e grupos de conversa. O serviço de comunicação instantânea está disponível para todas as plataformas, tendo um ambiente gráfico mais minimalista, facilitando a utilização das suas funções.

Pode servir como plataforma de coordenação para grupos de trabalho, ou organizar festas com os familiares. Ao focar-se neste aspeto, o serviço criou uma experiência mais gratificante para organizar tudo num só lugar, em qualquer dispositivo.

Além de ser possível partilhar fotos, vídeos e criar galerias de imagens, podemos criar emojis, enviar mensagens diretas para algum contacto, partilhar a localização e interagir com os conteúdos dos outros utilizadores.

Acede à página oficial do GroupMe

6. Facebook Messenger

Logótipo Facebook Messenger em fundo branco
O Facebook Messenger foi lançado em agosto de 2011.

O Facebook Messenger está entre as melhores alternativas ao WhatsApp, sobretudo para PC. Através do computador, o Messenger está integrado na página do Facebook, ao passo que nas divesas plataformas móveis possui aplicação própria.

Conta com um sistema dinâmico de mensagens de texto, muito similar ao WhatsApp na mecânica e funcionalidades. Das mensagens de texto, aos clips de voz, imagens, ficheiros, sondagens e até a possibilidade de fazer (e cumprir) planos com os amigos.

Entre as plataformas de comunicação, esta é uma das mais convenientes, ao estar facilmente presente na maioria dos computadores e dispositivos móveis. Além disso, está constantemente a receber novas funções e possibilidades de comunicação.

Acede à página oficial do Facebook Messenger

6. WeChat

Logótipo WeChat em fundo branco
O WeChat foi lançado em janeiro de 2011.

A WeChat é um colosso das comunicações na China, desdobrando-se como rede social, pagamentos móveis e aplicação de comunicações instantâneas. É uma das maiores aplicações do mundo, sendo quase obrigatória no continente asiático.

A atividade dos utilizadores na WeChat é analisada, rastreada e partilhada com as autoridades chinesas, cumprindo assim as imposições de Pequim. O destaque desta app é a multitude de serviços que oferece, sendo uma solução tudo-em-um.

Da troca de mensagens, à componente social, à mediação de pagamentos através do telemóvel, a reserva de viagens, marcação de consultas, entre outros serviços. Tudo isto sob o olhar atento das autoridades chinesas.

Acede à página oficial do WeChat

O Wire é outra excelente alternativa segura ao WhatsApp

Logótipo da Wire em fundo branco
A Wire foi lançada em dezembro de 2014.

A Wire é uma plataforma de comunicações encriptadas e colaboração, voltada para clientes empresariais. Trata-se de uma alternativa segura, mas paga, ao WhatsApp, cumprindo rigorosamente as diretivas europeias de proteção de dados.

Vale frisar que existe um plano grátis, para contas pessoais, mas é no plano comercial, pago, que este serviço de comunicação realmente brilha. Entre a partilha de ficheiros e chamadas de voz e vídeo, há uma total privacidade nas comunicações.

As mensagens têm um prazo definido e cada conta pode ser utilizada em até 8 dispositivos simultaneamente. Por fim, podemos personalizar a formatação de texto nas mensagens enviadas, entre outras opções de edição.

Acede à página oficial da Wire

Por fim, descobre as vantagens de ter uma Smart Home para facilitar o quotidiano. Além disso, descobre 5 dicas para tirares mais proveito do WhatsApp, da privacidade à produtividade.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.