NOS quer ser a primeira a oferecer serviço de cloud Gaming 5G em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A NOS quer destacar-se das demais operadoras em Portugal como a MEO (Altice) e a Vodafone ao focar-se no gaming. Mais concretamente, ao aproveitar a implementação da quinta geração de redes móveis para lançar um novo serviço de jogos.

Trata-se de uma plataforma de cloud gaming, de premissa similar ao Google Stadia, com o auxílio da Blacknut para que se possa jogar com latência mínima e velocidade máxima. A operadora nacional revelou também outras parcerias exclusivas com foco no 5G.

O gaming é uma das apostas da NOS na "corrida" ao 5G

NOS Gaming

Imediata, imersiva, mais interativa e real do que nunca. Esta é a promessa de experiência revolucionária que o 5G pode trazer para as várias esferas da vida dos portugueses. Isto graças à sua velocidade até 100 vezes mais rápida, ao tempo de resposta (latência) ultrabaixo, podendo ser inferior a 5 ms.

O entretenimento será uma das áreas em que a quinta geração de rede móvel terá benefícios evidentes. O 5G pode mudar a forma como nos divertimos e exploramos o mundo ao nosso redor, conjugando o real e digital como nunca antes.

Assim, a NOS dá a conhecer a sua parceria com o serviço de cloud gaming da Blacknut. Trata-se de um serviço na nuvem (online) que dá acesso a um catálogo de 500 jogos via streaming para vários dispositivos móveis. Seja o smartphone, portátil, computador fixo, televisão, tablet. Todavia, não está disponível para equipamentos iOS.

Escasseiam detalhes, mas abundam promessas com o 5G da NOS

Blacknut gaming 5G

Os detalhes sobre a parceria da NOS e Blacknut são escassos. Há uma mera menção às velocidades e capacidades da ligação 5G que promete velocidades acima dos 6 mb/s. A qualidade de imagem pode chegar aos 4K (Ultra-HD) a 60 fps.

Note-se que este altíssimo padrão de qualidade dependerá do suporte físico do jogador. Isto é, depende do telefone, televisão, ou computador que tenham em casa e da respetiva capacidade de processar estes gráficos (renderizar) tamanho padrão de qualidade.

De igual modo, esta qualidade na imagem dependerá também do jogo em questão. É, todavia, um teto máximo que pode ser atingido em condições ideais de operação, dependendo, claro, de várias condicionantes.

O 5G como fator da transformação digital em Portugal

Potenciadora de uma nova revolução tecnológica, a quinta geração de rede móvel vem impulsionar a conectividade entre equipamentos. Permitindo assim uma maior fiabilidade da rede, downloads mais rápidos, menor latência e desempenho mais consistente. Algo que se vai materializar em diversas áreas da sociedade, entre as quais o entretenimento.

Por isso, parte da estratégia da NOS no 5G assenta na demonstração as potencialidades desta nova tecnologia. Algo que levou a NOS a associar-se a parceiros notórios para trazer ao mercado português experiências de entretenimento.

Entre os principais parceiros e parcerias estabelecidas destacamos os seguintes:

1. Blacknut - Cloud Gaming: Serviço de streaming de jogos por subscrição que oferece o acesso ilimitado a um catálogo de mais de 500 videojogos em multiplataforma. Foram desenhados para toda a família, em todos os dispositivos e com os maiores títulos da Disney, Gameloft, Star Wars, WRC, MotoGP, etc.

2. Melody VR - Concertos em Realidade Virtual: Eleita Apple's App of the Day e distinguida com o prémio Google Play Best of 2019, a app Melody VR oferece aos utilizadores música ao vivo em VR. Desde sessões mais intimistas, a concertos exclusivos e melhores festivais, em direto ou em streaming, nesta app o espetáculo está sempre garantido.

3. ClipDrop - Ferramenta de Imagem de Realidade Aumentada: A ClipDrop é uma app que permite criar imagens de produtos sem um estúdio fotográfico. Isto com recurso a realidade aumentada e inteligência artificial.

Com esta ferramenta de imagem o utilizador pode capturar qualquer objeto ao seu redor e usar a fotografia para uma apresentação, post em social media ou galeria de produtos de loja online.

4. LeoAR - Criador de vídeos de Realidade Aumentada: Esta é a app que permite criar, editar, partilhar e descobrir vídeos onde o real e a ficção se misturam graças aos recursos de Realidade Aumentada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.