NOS afirma-se perante a Vodafone e MEO com hub 5G em Lisboa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A NOS Portugal inaugurou um de inovação 5G que será laboratório colaborativo e de co-criação. Trata-se da mais recente iniciativa da operadora nacional com vista à sua afirmação perante a MEO (Altice Portugal) e Vodafone, principais concorrentes no 5G.

Teremos assim uma rede privada do NOS Hub 5G estreia em Portugal a tecnologia 5G Stand Alone. Ainda de acordo com a própria operadora, foi necessário um investimento total da NOS em 5G totaliza cerca de 350 milhões de euros nos últimos dois anos.

Há um novo hub 5G da NOS no coração de Portugal

NOS 5G

A operadora líder na implementação do 5G em Portugal, a NOS inaugurou recentemente o NOS Hub 5G. De acordo com a operadora é um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento do 5G a nível nacional.

Mais ainda e representando um investimento de 1.8 milhões de euros, o novo centro de inovação 5G da NOS foi concebido como um espaço de ideação, experimentação e transformação tecnológica. Ou seja, numa materialização clara da ambição e capacidade da NOS em liderar o desenvolvimento da quinta geração móvel.

Este Hub está localizado no edifício NOS do Parque das Nações em Lisboa. Assim, o NOS Hub 5G será um espaço de capacitação de empresas, startups, universidades e parceiros, reunindo e disponibilizando as mais avançadas capacidades técnicas, equipas e recursos.

Este centro tem uma área de 464 m2, o NOS Hub 5G e divide-se em quatro áreas nucleares: demonstração, formação, ideação / experimentação e trabalho colaborativo.

Trabalhar rumo à criação de novas soluções que tirem partido do 5G em Portugal

NOS 5G

“A NOS tem vindo a construir um caminho de liderança na quinta geração de redes móveis. Está assente em projetos de inovação aberta e colaborativa. O Hub 5G que hoje inauguramos representa mais um passo pioneiro para o País. É o reflexo da ambição clara de potenciar a colaboração em prol da transformação digital e desenvolvimento económico nacional”, refere Miguel Almeida, CEO da NOS.

Este centro de inovação conta com uma equipa de mais de 50 profissionais especializados da NOS. Equipa que todos os dias vai colocar o seu conhecimento e expertise ao serviço do 5G e da sua aplicação nas mais variadas áreas.

Têm, assim, o objetivo de dar a conhecer as potencialidades da nova tecnologia móvel a quem visita o espaço, foram selecionadas 26 demonstrações 5G. Estão assentes em tecnologias como Realidade Aumentada e Virtual, Internet of Things, Edge Computing e Data Analytics, entre outras.

Note-se ainda que o projeto nasceu com o apoio de mais de 20 parceiros, na sua maioria tecnológicos. Aqui contando com a Nokia e Accenture como parceiros fundadores. Todos eles beneficiando das capacidades partilhadas e complementares às três organizações, e da transferência de conhecimento e inovação da rede global de mais dezenas de hubs de inovação internacionais.

Por fim, o desenvolvimento da quinta geração de redes móveis é um vetor de negócio estratégico da NOS. Representando, nos últimos dois anos, um investimento de cerca de 350 milhões de euros, proporcional à ambição da NOS em liderar as comunicações em Portugal.

Numa última nota, neste âmbito e considerando o papel fundamental do 5G na transformação digital do país, a operadora adquiriu a maior quantidade de espectro. Em simultâneo registando igualmente o mais elevado investimento entre todos os participantes no leilão para atribuição de frequências 5G.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.