Criptomoedas: Binance obtém luz verde em Espanha, para quando em Portugal?

Rui Bacelar
Comentar

A Binance é atualmente o maior fornecedor global de serviços de blockchain, mais conhecida pelos seus serviços de exchange para criptoativos. Agora, a gigante anunciou hoje que foi concedido à sua subsidiária espanhola Moon Tech Spain, S.L. o registo como Provedor de Serviços de Ativos Digitais (VASP) pelo Banco de Espanha.

Para os utilizadores espanhóis este registo significa que a Binance poderá oferecer serviços de exchange e custódia de criptomoedas e outros criptoativos em Espanha. Assim, obedecendo aos requisitos das regras contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo (AML/CTF) do seu banco central.

A Binance implementa-se firmemente em Espanha e quer expandir a sua operação

Hola Espana! 🇪🇸#Binance has been granted registration as a Virtual Asset Services Provider (VASP) for its Spanish subsidiary by the Bank of Spain.This will allow Binance to offer crypto asset exchange & custody in Spain in compliance with the central bank’s AML & CTF rules.

— Binance (@binance) 8 de julho de 2022

Mais concretamente, operando através da sua subsidiária, a Moon Tech Spain. Foi esta a entidade que obteve agora o registo pelo Banco de Espanha em 7 de julho de 2022, tendo-se candidatado em 28 de janeiro deste ano.

Importa frisar que o Banco de Espanha supervisiona e assegura a conformidade com regras AML e CTF para VASPs que oferecem serviços de exchange de euros ou outras moedas para criptomoedas. Isto bem como serviços de custódia para carteiras digitais.

Para além disso, o Banco de Espanha também verifica a conformidade de entidades locais e respetivos dirigentes com requisitos de honorabilidade comercial e profissional.

A Binance também marca presença em França e Itália, mas para quando em Portugal?

Esta conquista segue-se aos registos europeus das entidades locais da Binance em França e Itália, continuando a demonstrar a robustez dos seus controlos AML e CTF. Todavia, de momento não temos informações sobre as perspetivas da empresa fintech para o nosso mercado.

Note-se ainda que Changpeng Zhao (CZ), fundador e CEO da Binance, comentou a propósito que “a regulação eficaz é essencial para a adoção generalizada das criptomoedas. Nós investimos significativamente na conformidade e introduzimos ferramentas e políticas AMLD 5 e 6 para garantir que a nossa plataforma permanece a mais segura e confiável na indústria. O registo da Moon Tech em Espanha é um reconhecimento do esforço e dedicação das nossas equipas para oferecer uma plataforma que coloca a proteção dos utilizadores acima de tudo.”

Destacamos também o comentário de Quim Giralt, Diretor da Binance Spain. O executivo observou: “Depois deste registo, iremos expandir significativamente a nossa equipa e operações em Espanha de forma a tornar os nossos serviços mais acessíveis para todos. Ao longo dos próximos anos vamos contratar talento local para servir o mercado espanhol e ajudar a crescer o ecossistema local de cripto.”

O termo "fim das criptomoedas" atingiu o pico de buscas no Google. Mas será que elas estão realmente chegando ao fim?No nosso blog, contamos um resumo do cenário e explicamos porque, definitivamente, as criptomoedas vão continuar por aquiConfira 👇https://t.co/HmO85xO3hm pic.twitter.com/gcmg5LAIgU

— Binance Português (@BinancePT) 6 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com