Microsoft Surface Laptop 5 review: portátil familiar, bom para Escritório

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

A Microsoft tem os melhor portáteis Windows para trabalho e mobilidade. Uma afirmação já óbvia que ganha nova expressão com o Microsoft Surface Laptop 5, a mais recente iteração do seu portátil robusto, rápido, com ecrã tátil e ótima autonomia.

A sensação de qualidade é imediatamente percetível a partir do momento em que o tiramos da caixa. Para quem valoriza uma qualidade de construção firme, durável e inspiradora, esta é a opção a comprar, com um teclado que podia ser praticamente perfeito.

Microsoft Surface Laptop 5

Temos várias melhorias no seu interior com dois tamanhos à disposição - 13,5'' e 15''. O preço começa nos 1088 € com duas opções de acabamentos, em alcântara no teclado e metal (prateado) no resto do corpo, ou integralmente em metal, vestido de preto.

A 4gnews testou a versão de 13,5 polegadas do Microsoft Surface Laptop 5 com acabamento em metal preto. Possui o processador Intel Core i5 de 12.ª geração, 8 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento SSD, custando desde 1349 €.

Mantendo o design geral do Laptop 4, analisado pela 4gnews em setembro de 2021, o seu formato é familiar. Temos linhas industriais e um aspeto sóbrio, com formato perfeito para levar para o trabalho, na pasta de documentos, ou mesmo debaixo do braço.

Microsoft Surface Laptop 5

Pontos fortes do Microsoft Surface Laptop 5

  • Excelente acabamento e qualidade de construção e robustez
  • Ecrã cristalino com ótima definição brilho e sensível ao toque
  • Formato de ecrã 3:2 é perfeito para editar texto / trabalho
  • Bons altifalantes, com corpo, definição e volume
  • Melhorias de desempenho e autonomia
  • Porta Thunderbolt 4
  • Windows 11 pré-instalado

O que podia ser melhor no Microsoft Surface Laptop 5

  • Barra de espaços do teclado é horrível (possível defeito da unidade em teste)
  • Não temos opção com processador AMD (por norma mais acessíveis)
  • À vista desarmada, pouco muda face ao Laptop 4

Microsoft Surface Laptop 5

Especificações Técnicas

  • Ecrã: 13,5” LCD 2256 x 1504 (201 PPP) sensível ao toque
  • Processador: Intel Core i5-1235U ou i7-1255U (12.ª geração)
  • RAM: 8 ou 16GB
  • Armazenamento: 256 ou 512 GB SSD
  • Câmara: 720P, Windows Hello
  • Conectividade: WiFi 6 (ax), Bluetooth 5.1, USB-A, USB 4 / Thunderbolt 4, Áudio Jack, porta Surface Connect
  • Dimensões: 308 x 223 x 14,5mm
  • Peso: 1,29 kg
  • Sistema operativo: Windows 11

s

Design do Microsoft Surface Laptop 5

Microsoft Surface Laptop 5

  • Dimensões: 308 x 223 x 14,5 mm
  • Peso: 1,29 kg
  • Acabamento: Platina com teclado em Alcântara, ou Preto em Metal

O Microsoft Surface Laptop 5 mantém o design do Laptop 4 algo que na minha opinião foi uma decisão acertada. Ainda que seja difícil discernir entre os modelos de cada geração, certo é o aspeto ser elegante, sóbrio, profissional e deveras agradável.

Dito isto, o design é possivelmente o quesito mais subjetivo em qualquer análise, mas julgo ser unânime a aceitação deste aspeto e linhas gerais do produto. Sobretudo em preto sem brilho (mate) mostra-se extremamente profissional e "confiante".

Em Portugal não temos, através da loja oficial, o esquema de cor em verde-claro ou Sage que acrescentaria mais opções de personalização a este portátil de trabalho.

Portas e conectividade do Microsoft Surface Laptop 5

Microsoft Surface Laptop 5

Encontramos no Microsoft Surface Laptop 5 uma configuração similar ao modelo anterior. Porém, a porta USB do Tipo C suporta agora o padrão Thunderbolt 4, além do padrão USB 4.0. Isto significa mais velocidade na transferência de dados, algo que os utilizadores já pediam na geração anterior.

Ademais, temos a porta USB-A, a porta para auscultadores / auriculares (jack de 3,5 mm), além da porta Surface Connect, para carregamento do portátil Windows. Seria fantástico ter aqui pelo menos uma porta HDMI, ou pelo menos outra porta USB-C.

Pelo menos, ainda temos a porta para auscultadores, mas este é um dos quesitos que podem ser francamente melhorados. Além disso, temos uma melhoria nos padrões de Bluetooth, passando aqui para o padrão Bluetooth 5.1 face à geração anterior.

Excelente ecrã e webcam de 720p com Windows Hello

Microsoft Surface Laptop 5

  • Ecrã com 13,5 polegadas, 2256 x 1504 Touchscreen PixelSense Display
  • Display com calibração de cor e suporte para Dolby Vision IQ
  • Altifalantes Omnisonic com suporte para Dolby Atmos
  • Webcam com 720p HD e Windows Hello

O ecrã continua excelente, tal como na geração anterior. A principal crítica imediata que lhe faço é a refletividade algo notória. Além disso, continuamos com uma taxa de atualização a 60 Hz, apesar de entender a justificativa de poupar energia num portátil.

Temos também uma proteção com vidro Gorilla Glass, com margens ou bezels também notórios, mas num excelente ecrã com boa resposta ao toque. Certo é que a moldura lhe dá um aspeto mais antigo, mas não me incomodou em utilização de escritório.

Microsoft Surface Laptop 5

Face aos padrões atuais da indústria, o ecrã não é propriamente espetacular. Há modelos com preço similar com display OLED, com maior taxa de atualização do ecrã, entre outros parâmetros. Porém, aqui volto a dizer, este é um ecrã muito bom com cores precisas.

Isto graças também à certificação Dolby Vision IQ. Na prática, consoante o conteúdo a ser exibido o painel faz uma calibração e ajuste automático com base na luz ambiente. O resultado? Uma excelente qualidade de visualização em qualquer cenário.

Microsoft Surface Laptop 5

A webcam do Microsoft Surface Laptop 5 continua com 720p HD, longe de impressionar no papel. Porém, em chamadas de vídeo e reuniões online, tem ótimo acerto automático do brilho, equilíbrio de brancos e gere bem a exposição da imagem.

Muito sinceramente, não tenho senão bem a dizer desta webcam para cenários de trabalho. Não é, de todo, a melhor webcam para streaming e objetivamente a resolução podia ter sido aqui melhorada para o padrão Full-HD a 1080p.

Todavia, continua a funcionar bem e a mediar o sistema de autenticação Windows Hello com velocidade excelente. Há espaço para melhoria na resolução, sim, mas para trabalho de escritório, continua a servir bem.

Microsoft Surface Laptop 5

O Microsoft Surface Laptop 5 tem os mesmos altifalantes da geração anterior e, mais uma vez, a experiência de uso é muito boa. Para um portátil, temos um som bem encorpado e equilibrado, sem altifalantes à vista. Ótimo para reuniões, ou para ver filmes e séries online ao final do dia.

Mais uma vez, este é um dos pontos mantidos do Laptop 4 e só tenho bem a dizer da qualidade de som providenciada pelos altifalantes bem escondidos, sem grelhas visíveis.

Desempenho muito fluído com os novos Intel de 12.ª Gen

Microsoft Surface Laptop 5

O processador Intel Core i5 de 12.ª geração com 8 GB de memória RAM já garante um desempenho muito fluído com o novo Windows 11. Aqui a nova geração de processadores da Intel mostra-se perfeitamente competente, mesmo na configuração base.

Este é um portátil para trabalho, para uso em escritório, para processamento de texto, produção de apresentações, para inserção de dados em Excell e demais produtividade.

Em tudo isso brilha, mesmo com os 8 GB de RAM e o Core i5 com 512 GB de SSD na versão de teste. Para trabalho, normal de escritório, servirá perfeitamente.

Microsoft Surface Laptop 5

São especificações comedidas e que sabem a pouco face a outros ultrabooks. Porém, a realidade é que tive aqui uma boa experiência em condições de trabalho, estudo e produção de texto.

Teclado agradável, mas atenção à barra de espaços

Microsoft Surface Laptop 5

O teclado de baixo perfil com retro-iluminação é um dos pontos fortes do Microsoft Surface Laptop 5. Ou pelo menos seria, não fosse a barra de espaços horrível. Pese embora possa ter sido um defeito na unidade em teste, mas escrever passou a ser penoso.

Para um portátil cujo principal uso será o trabalho em escritório e / ou fora deste, ter um teclado poderoso é uma obrigação. Aqui a barra de espaços não registava o toque, amiúde condicionando o meu fluxo de escrita, algo que não posso perdoar.

Microsoft Surface Laptop 5

Temos, porém, um excelente touchpad metálico. É grande, confortável de usar e permite ampliar a produtividade obtida neste portátil Windows. Todavia, não posso senão repugnar a utilidade do teclado com a barra de espaços frouxa que experimentei.

Acredito que tenha sido a infelicidade de ter experimentado uma unidade com algum defeito na barra de espaços. Porém, deixo o alerta para potenciais compradores experimentarem este componente antes de fazerem a sua compra.

Microsoft Surface Laptop 5

O teclado mostra-se praticamente silencioso, ou totalmente silencioso, algo de extrema utilidade atualmente. Podemos trabalhar em qualquer lugar sem incomodar os demais colegas.

Em suma, não posso senão louvar o teclado, com a exequerável exceção da barra de espaços, pese embora o touchpad seja de extrema utilidade e muito boa conceção.

Autonomia para todo o dia no Microsoft Surface Laptop 5

Microsoft Surface Laptop 5

Em cenários de uso normal este portátil Windows providenciou-me autonomia para o dia todo. A sua utilização consistiu maioritariamente em produção de peças em Word, navegadores Web, consulta de correio eletrónico e mais alguma tarefas.

Note-se que não joguei neste portátil, com a sua autonomia a oscilar entre as 10 até às 12 horas de uso. Em suma, uma autonomia media, totalmente apta para nos dar um dia de trabalho sem preocupações.

Windows 11 é um excelente trunfo da Microsoft

Microsoft Surface Laptop 5

Enquanto utilizador primordial de macOS arrisco dizer que nunca o Windows esteve tão parecido com o sistema da maçã como nesta geração. O Windows 11 com a sua barra central, com as suas cores mais garridas e animações sofisticadas está familiar para um utilizador de Mac.

Naturalmente, quiçá por essa mesma familiaridade, gostei das semanas em que usei o Microsoft Surface Laptop 5. Foi uma boa surpresa, repleta de utilidade, acesso rápido a programas e tarefas que realmente preciso, além de menos distrações.

Microsoft Surface Laptop 5

Encontrei uma boa dose de personalização no sistema operativo Windows 11, além de uma fluidez constante. Foi uma experiência muito agradável e reconheço que a Microsoft tem aqui uma nova jóia de produtividade que nos ajuda, inclusive, a concentrar no trabalho.

Isto é algo que valorizo muito. Ter uma máquina que não me distrai do essencial, daquilo que preciso e quero fazer. Há ainda alguns pop-ups das soluções de segurança e mais uns quantos avisos, mas está melhor.

Microsoft Surface Laptop 5

Esta é uma máquina que eu, na altivez dos meus anos de uso de Mac, utilizaria felizmente para o meu trabalho em escritório. Tem tudo o que valorizo, desde bom desempenho, design, autonomia e qualidade de construção.

O que nos traz, por fim, às conclusões sobre o Microsoft Surface Laptop 5.

Conclusão: um dos melhores portáteis Windows para escritório

Microsoft Surface Laptop 5

A qualidade de construção conquistou-me de imediato. O facto de ser um portátil leve, bonito, interessante nos pormenores e bem conseguido, selou o contrato.

Esta é uma máquina que usaria de bom grado para trabalhar no escritório, em deslocações, trabalho fora de casa e no foro judicial com todas as deslocações a que tal obriga.

Microsoft Surface Laptop 5

Gostaria que tivesse mais portas e conetividades, ainda que as que já possui sejam o mínimo satisfatório para a maioria dos utilizadores. Não esperei dele um poderio para trabalho em audio-visual, mas sim uma excelente experiência para trabalho diário de escritório.

Partilha vários aspetos com a geração anterior e apesar de as margens do ecrã serem já grandes para os padrões atuais, a elegância do produto não é prejudicada (em demasia) com estes bezels antiquados.

Microsoft Surface Laptop 5

Em suma, o Microsoft Surface Laptop 5 é um portátil Windows 11 de excelência. Leve, compacto e de construção exímia, sinto que duraria vários anos para qualquer utilizador minimamente zeloso.

O preço, sinceramente, mostra-se adequado ao produto que é, custando aproximadamente 1300 euros na versão base em Portugal.

Microsoft Surface Laptop 5

Há espaço para melhoria, obviamente que sim, tanto em conetividades, como no ecrã, webcam e sobretudo neste teclado que não consigo imaginar ser normal - a barra de espaços entenda-se.

Tirando isso, este é produto de referência no segmento dos portáteis para trabalho, digno de ostentar o logótipo da Microsoft.

selos 4gnews

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.