Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S23 Ultra review 'per aspera ad astra'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 16 min.

O Samsung Galaxy S23 Ultra custa desde 1449 € em Portugal, o mais caro modelo da linha Galaxy S até à data. É, porém, soberbo e incomparável, sem que, aliás, outro dispositivo Android se lhe compare em sofisticação, qualidade geral e produtividade.

Não deixa ninguém indiferente com o ecrã enorme de 6,8 polegadas, é um telefone grande em todos os sentidos e faz justiça ao nome, conseguindo aprimorar a fórmula quase perfeita do Galaxy S22 Ultra.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Em poucas linhas, o S23 Ultra é exorbitante no preço e chega a irritar por, precisamente, ter todos os argumentos para pedir este valor. Tem imperfeições, mormente no software, ou no sintomático carregamento (pouco) rápido, mas em tudo o mais é perfeito.

Sumariamente, se no Galaxy S22 Ultra tínhamos o arquétipo de smartphone grande e poderoso, no Galaxy S23 Ultra temos tudo isso e ainda mais. Não dobra nem o molde ousa quebrar. É tradicional, bruto e incrivelmente competente para o quotidiano.

Temos 3 melhorias notórias no Samsung Galaxy S23 Ultra

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Felizmente, bastante, mas vamos por partes.

1. Estrutura e traços gerais do smartphone

Partindo do exterior, e impercetível nas imagens e estéreis palavras, a estrutura metálica, as laterais do telemóvel estão diferentes, agora mais retas, sem ferir as mãos. Sei o que provavelmente estão a pensar, "mas o que é que isso muda?"

Melhora bastante a sensação de agrado de pegar e usar o smartphone, de o sentir na mão, mais sólido, robusto e extraordinariamente premium em todo o seu corpo.

Nunca pensei que uma mudança aparentemente tão subtil tivesse tanto impacto, mas tem (e ainda bem)!

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

2. Processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

O S22 Ultra é um smartphone excelente e rápido, mas este é superior. Convencido que estava que aqui as melhorias não seriam grandes, dou por mim a reconhecer a superioridade do novo chipset e módulos de memória mais veloz.

O desempenho é ainda melhor, melhorando o suficiente para conseguir notar de imediato os incrementos na performance.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

3. Câmara fotográfica de 200 MP faz maravilhas à noite

Mantenho o meu repúdio ao marketing dos 200 MP, é apenas um valor. Porém, as capacidades da câmara pude-as testar e comprovar, magníficas em cenários desafiantes como a fotografia noturna e com ampliação (zoom + foto noturna).

É esta a trindade de melhorias que encontrei no Samsung Galaxy S23 Ultra após ter testado também o S22 Ultra. Se valem os cerca de 200 euros a mais pedidos este ano? É algo que cada consumidor terá que avaliar casuísticamente.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Unboxing do Galaxy S23 Ultra é (demasiado) simples

O unboxing do Samsung Galaxy S23 Ultra é estoico (para não dizer pobre). Temos o cabo USB-C / USB-A, o pino de ejeção do tabuleiro para cartões SIM e o guia de iniciação rápida, além das informações de garantia e claro, o telefone.

A caixa é pequena, algo que tem acontecido desde que a Samsung optou por não trazer carregador e auriculares na caixa. É sóbria, mas desprovida de acessórios como um carregador rápido a 45 W da marca, algo que aqui faria todo o sentido.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Design do Galaxy S23 Ultra é sóbrio, uma afirmação de poder e maturidade

O design do Galaxy S23 Ultra é um dos mais elegantes dos últimos anos. As fundações foram edificadas pelo antecessor e aqui aprimoradas para se atingir um nível de excelência ímpar, algo que gostaria de ver nas próximas iterações do produto.

A simplicidade das suas linhas é assoberbante. Temos um retângulo perfeito de vidro e metal, de laterais retas mas não aguçadas, com margem superior e inferior (essas sim) retas, permitindo ao smartphone ficar de pé sem auxílio ou suporte.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

A traseira mostra-se igualmente simples, mas há aqui uma grande sofisticação nos esquemas de cor, mormente no novo verde-escuro com menos saturação e uma tez quase cinza.

Temos os três módulos principais da câmara, rodeados por um anel prateado e protuberantes, além de duas outras câmaras de menor circunferência, além do flash LED entre estas duas últimas. É extraordinariamente simples e agrada-me por isso mesmo.

Sob pena de soar superficial, este é o telefone que tiraria com prazer, e alguma ostentação, do bolso do meu casaco de fato.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Construção irrepreensível do Galaxy S23 Ultra

O flagship da Samsung para 2023 é perfeito neste quesito. A qualidade de construção é excelente, com o vidro a revestir a sua face e traseira, com proteção Gorilla Glass Victus 2. A este vidro junta-se a estrutura metálica, em alumínio, algo brilhante.

Temos certificação IP68 (resistência à água e ao pó), sem que o orifício para a S-Pen represente um ponto de risco. O smartphone é construído como um pequeno tanque, com robustez que se nota em cada vez que pegamos no dispositivo.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Os botões - On / Off e Seletor de Volume - estão localizados na lateral direita, com clique satisfatório, acompanhando a qualidade de construção geral do telefone. Na aresta inferior temos o altifalante principal, ranhura para a S-Pen, porta USB-C e tabuleiro para os cartões SIM.

Na aresta superior encontramos apenas o microfone secundário e por toda a estrutura metálica temos alguma bandas para a antena a interromper o metal. Em suma, este é um telefone premium no aspeto, na construção e como veremos, nos demais aspetos.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Perfeição que se estende ao ecrã do Samsung Galaxy S23 Ultra

A Samsung fabrica ecrãs para os melhores smartphones no mercado, do iPhone ao mais irreverente Xiaomi. Dito isto, é com naturalidade que a cada nova geração de topos de gama desta marca líder de mercado deparo-me com ecrãs incríveis.

Tendência que se mantém no novo S23 Ultra, com ecrã plano, de margens subtilmente curvas e de uma qualidade extraordinária. O brilho máximo chega agora aos 1750 nits (por exemplo quando incide o sol), algo impressionante.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

A definição máxima é de 1440 x 3088 pixeis (Quad-HD+) com densidade de 500 ppp, mas por predefinição temos o padrão Full-HD+ ativado que se revela suficiente. Trata-se de um display AMOLED com alta taxa de atualização até 120 Hz e padrão HDR10+.

Em suma, dificilmente encontrarão no mercado um smartphone com melhor ecrã que este Galaxy S23 Ultra, representando o que de melhor a fabricante sul-coreana consegue fazer. Toda a mestria e anos de experiência aqui vertidos neste seu ecrã.

Seja pela pura qualidade da imagem apresentada, a suavidade dos 120 Hz ajustáveis automaticamente consoante o conteúdo, tudo é agradável, repleto de definição, detalhe e profundidade.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Desempenho sem par do S23 Ultra com o Snapdragon 8 Gen 2

O Samsung Galaxy S23 Ultra usa o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. É a primeira vez que o consumidor europeu tem direito a este SoC sendo caso para dizer, mais vale tarde que nunca. Mais ainda por se tratar de uma versão aperfeiçoada do chip.

A Samsung quis personalizar a configuração de alguns núcleos do SoC, motivo pelo qual a marca o apelida Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Sucintamente, é uma versão especial do processador, otimizado para melhor desempenho e maior eficiência energética.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Em todos os dias de utilização e nas mais variadas tarefas, jogos e configurações, o smartphone foi extraordinariamente rápido. Há melhorias face ao ano passado e, mais uma vez, são suficientemente notórias para o utilizador comum sentir este "pulo" de rapidez.

O melhor de tudo, porém, é a autonomia de bateria que, graças também ao chipset Snapdragon, está melhor que nunca. Sem aquecer em demasia, mesmo a reproduzir e gravar vídeo em 4K, o telefone é extremamente ágil em todas as tarefas.

Experiência de áudio superou as expectativas no Galaxy S23 Ultra

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

O áudio é um dos aspetos que mais valorizo num smartphone. Seja pela sua importância ao fazer uma chamada telefónica, bem como na experiência multimédia. Aqui (mais uma vez), encontrei melhorias muito significativas na qualidade geral do áudio.

Temos dois altifalantes e todo o corpo do smartphone parece funcionar como caixa de ressonância. O resultado? Graves bem presentes, sem cair no exagero, com uma clareza muito acima da média para os agudos e médios, um ótimo equilíbrio.

Senti, muito sinceramente, que o Galaxy S23 Ultra era como uma pequena SmartTV tão boa é a sua imagem e encorpado é o seu som, duas faces de uma vertente tão eimportante.

É com prazer que o digo, não encontrarão, à data de publicação desta análise, melhor qualidade de áudio noutro smartphone.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

OneUI é agradável e tem identidade, mas tem os seus "excessos"

A OneUI 5.1 é a versão da interface de utilizador que experimentei com este Samsung Galaxy S23 Ultra. É baseada no Android 13 da Google e isto nota-se na gestão de permissões, rotinas, notificações, ambiente gráfico com temas dinâmicos e não só.

Em simultâneo temos toda uma capa de personalização da marca. Tem a sua identidade visual e sonora bem definida, algo que agradará certamente a alguns utilizadores. Sabemos que não é uma UI próxima do Android puro, mas é agradável de usar.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Dito isto, acredito que a Samsung só tem a ganhar ao continuar a trabalhar junto da Google. Pergunto-me, apesar de o saber, para que é que temos uma Galaxy Store e Google Play Store para aplicações?

Ainda assim, algumas apps pré-instaladas podem ser removidas, ainda que nem todas como seria ideal. A OneUI é abrangente, repleta de funções úteis e animações fluídas, com identidade bem trabalhada e geralmente muito agradáveis.

Não obstante, a Samsung tem melhorado neste campo. Toda a interface está bem trabalhada, recebe atualizações de segurança periodicamente e receberá até 4 anos de atualizações do Android. Perdoa-se a "tralha" face a esta política alargada de updates.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

A S-Pen vem coroar o Galaxy S23 Ultra

O espírito dos Galaxy Note permanece vivo nos recentes modelos Ultra. A S-Pen está presente no interior deste telefone, com ranhura própria para a guardarmos de modo conveniente.

Por isso, para os criativos, para quem gosta de desenhar, tirar notas ou simplesmente rabiscar no telefone, este provavelmente é o melhor smartphone de gama alta que podem comprar.

Face ao Galaxy S22 com arestas mais curvas, o S23 Ultra tem margens planas em que apenas a parte inferior da S-Pen fica algo saliente, fácil de detetar como único elemento arredondado.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Está alojada no seu orifício, na porção esquerda, inferior, da estrutura do telefone e para quem der uso a este acessório, está bastante sensível e útil para escrever n oecrã do telefone.

Em particular, para assinar documentos (PDF's) e preencher listas como as compras para casa, ou um post-it rápdo em contexto de trabalho. Há bastante utilidade a ser retirada da S-Pen, um acessório que se adequa na perfeição a este S23 Ultra.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Câmara fotográfica do Galaxy S23 Ultra é excelente em qualquer situação

A câmara do Samsung Galaxy S23 Ultra tem a seguinte configuração:

  • 200 MP - f/1,7 - grande angular com OIS
  • 10 MP - f/2,4 com 3x (zoom ótico) e OIS
  • 10 MP - f/4,9 com 10x (zoom ótico) e OS
  • 12 MP - f/2,2 ultra grande angular
  • 12 MP - f/2,2 para selfies com focagem automática

Atualmente é a câmara mais poderosa que o dinheiro pode comprar (num smartphone). Dá resposta a todas as necessidades, sobretudo à noite e à distância graças ao poderoso zoom ótico de 10x e ao sensor Samsung de 200 MP.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Dou aqui o braço a torcer. Nunca pensei captar imagens tão boas em cenários tão difíceis como num espetáculo ao vivo, a meio da sala. A plateia estava às escuras e o palco, naturalmente, bastante iluminado.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Ponto de vista da 2.ª plateia no Theatro Circo - Braga. (grande angular / normal).

A quantidade de detalhe e de fotografias utilizáveis que podemos captar à distância é de facto incrível. Não estava à espera que fosse tão bom nestas condições. E claro, escusado será dizer que em condições de boa luz e ao ar livre é realmente fenomenal.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Ponto de vista da 2.ª plateia no Theatro Circo - Braga. (3x zoom).

Sucintamente, com o pressionar o "obturador" temos 200 MP à nossa disposição. É uma quantidade de detalhe incrível e permite ampliar bastante a imagem sem começarmos logo a notar o granulado e perda de definição. É realmente excelente.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Ponto de vista da 2.ª plateia no Theatro Circo - Braga. (10x zoom).

Importa notar que parte da "magia" deve ao processamento da imagem. O telefone pega em cada um dos 200 MP individuais e agrupa-os com os pixeis adjacentes, o pixel binning para conseguir fotos melhores, mesmo com pouca luz.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Câmara ultra grande angular - centro de Guimarães

Por outro lado, em determinadas condições, o pós-processamento da imagem neste telefone é demasiado artificial. Temos cores demasiado saturadas, agradáveis de ver certo é, mas longo do conceito de "realista" e fiel à natural representação de cor.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Câmara grande angular / normal - centro de Guimarães

Em suma, apesar de termos alguns excessos no modo HDR, regra geral esta é a câmara mais poderosa do mercado. O mesmo se aplica às selfies onde a câmara frontal de 12 MP também faz a sua magia para imagens e vídeo.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Câmara com zoom de 3x - centro de Guimarães

Note-se ainda que o utilizador pode tirar partido das várias opções de captação de imagem avançadas. Aliás, o modo Pro RAW é apenas o início para quem quiser assumir controlo Manual dos parâmetros da câmara.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
Câmara com zoom de 10x - centro de Guimarães

Em suma - e retenham isto - possivelmente a parte menos interessante do sensor de 200 MP é a sua resolução. O que importa são as coisas que ele consegue efetivamente fazer e criar. Isso sim, é motivo para prestar atenção ao Samsung Galaxy S23 Ultra.

Autonomia que surpreende no Samsung Galaxy S23 Ultra

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

A bateria do telefone tem 5 000 mAh de capacidade, algo padrão em pleno 2023. Porém, face ao S22 Ultra temos melhorias significativas de autonomia. O segredo está no processador, na melhor eficiência energética, nos menores consumos.

Na prática, tive bateria sempre para um dia repleto de uso intensivo (sem jogos), mas sobrando sempre 50 a 60% de bateria. O uso consistiu em várias horas de ecrã ligado, redes sociais, comunicações, 5G em cidade, com tudo em automático.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

O telefone inspira-me confiança para dois dias de uso moderado (sobreteudo chamadas e redes sociais), ou um dia e meio de uso genérico, com alguns jogos. A autonomia de bateria venho a melhorar à medida que o telefone "aprendia" os meus hábitos.

Podem aqui "ajustar" parâmetros como a taxa de atualização do ecrã, a resolução e sobretudo o Ecrã Sempre Ligado, o modo como este ativa, entre uma miríade de outras definições. Dito isto, a autonomia foi uma surpresa muito positiva.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Por outro lado, na caixa não temos um carregador incluído. Por isso, para tirarmos partido de um carregamento rápido (a 45 W) temos que comprar o acessório à parte. Pior de tudo? Mesmo com um carregador ráido a 67 W (da OPPO e/ou Xiaomi), a carga é lenta.

Entendo perfeitamente o "stress pós-traumático" do Galaxy Note7 e o receito em carregar realmente rápido o telefone, mas já me tinha habituado a uma carga completa em 15 minutos. Agora, tenho demorado facilmente mais de uma hora neste processo.

Temos ainda o carregamento sem-fios a 15 W, bem como o carregamento sem-fios reverso a 4,5 W. Em suma, a autonomia melhorou este ano, mas a carga continua lenta, sobretudo para o padrão de 2023.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Qualidade-preço (tudo na qualidade, sem olhar ao preço)

É o melhor smartphone que a Samsung alguma vez criou. Não tem rival no mercado, sobretudo no lado Android. Por isso, acho que vale cada cêntimo pedido, não enquanto telefone per se, mas enquanto produto, prova do que a Samsung consegue fazer.

É o derradeiro telefone para quem quer o melhor, para quem não tolera deixar escapar alguma novidade. É um telefone perfecionista, espelhando exuberância, luxo e poder em cada ângulo, das suas cores às capacidades multimédia.

A sua longevidade é garantida não só pela qualidade de construção, mas também pelos cinco anos de atualizações de segurança (e quatro anos de atualizações Android) apontados pela marca.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Conclusão

O Samsung Galaxy S23 Ultra é um forte candidato a smartphone do ano. O preço é provavelmente a maior barreira à sua compra, a par do tamanho, dois fatores que - objetivamente - podem revelar-se intransponíveis para alguns consumidores.

Soma-se a tal realidade - numa ótica mais subjetiva - a interface OneUI 5.1 e as suas "gorduras e redundâncias" com várias apps da própria marca de utilidade dúbia. Já mais notória é a falta de um carregador rápido da caixa para, pelo menos, termos carga a 45 W.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

No demais, não lhe encontrei senão qualidade, sobretudo no desempenho, qualidade de construção, ecrã, câmara fotográfica, S-Pen e experiência de som.

Sintetizando, este é, na ótica de um entusiasta de tecnologia, o telefone perfeito. O único que me desperta uma curiosidade similar é o Google Pixel 7 Pro, pelo design, câmaras e sobretudo pelo software. Por outro lado, estou igualmente ansioso por conhecer o poderio de câmaras dos Xiaomi 13 e OPPO Find X6 Pro, mas não nos adiantemos.

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

O Ultra merece este sufixo. É realmente um telefone único, grande, ousado e sem receito de ferir suscetibilidades. É brutalmente bom e impõe respeito. Se puderem, e conseguirem justificar internamente este investimento, façam-no.

Principais especificações do Samsung Galaxy S23 Ultra

  • Ecrã de 6,8 polegadas Quad-HD+
  • Brilho máximo de 1200 nits, pico de 1750 nits, certificação HDR10+
  • Dynamic AMOLED 2X Display
  • Taxa de atualização entre 1 e 120Hz
  • Taxa de resposta ao toque de 240Hz no Modo jogo
  • Vidro: Gorilla Glass Victus 2
  • Dimensões e peso: 78,1 X 163,4 X 8,9 mm, 234 g
  • Câmaras traseiras:
  • 12 MP Ultra-Grande Angular
  • 200 MP Grande Angular
  • 10 MP Teleobjetiva com ampliação de 3x
  • 10 MP Teleobjetiva com ampliação de 10x
  • Câmara Frontal: 12 MP
  • Processador Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória de: 12 GB + 1TB, 12 + 512 GB ou 8 + 256 GB
  • Bateria de 5000 mAh
  • Carregamento de 45 W (com fios) e carregamento sem fios e reverso
  • Sistema operativo: Android 13, OneUI 5.1
  • Ligação e conetividade: 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct e Bluetooth 5.3
  • Certificação IP68 de resistência à água

4gnews

Design 5
Construção 5
Ecrã 5
Desempenho 5
Áudio 5
Interface 3,5
Câmara 4,5
Bateria 4,5
Qualidade-preço 4
Pontuação 4,6 - Excelente

smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra

Pontos fortes do Samsung Galaxy S23 Ultra

  • Excelente desempenho, muito rápido em qualquer tarefa
  • Excelente câmara fotográfica principal, sobretudo à noite
  • Excelente ecrã, ainda com mais brilho este ano
  • S-Pen incluída na estrutura do smartphone
  • 4 anos de atualizações do Android
  • Autonomia reforçada para todo o dia (uso intenso)
  • Armazenamento interno base duplicou face ao S22 Ultra

Pontos fracos do Samsung Galaxy S23

  • Preço (ainda) mais alto
  • Fotografias com demasiado pós-processamento, pouco naturais, sobretudo nas selfies
  • Carregamento "lento" face às alternativas no mercado, sem melhorias face ao S22 Ultra
Samsung Galaxy S23 Ultra

Ecrã: 6,8'' Quad-HD+ a 120 Hz, AMOLED
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Memória: desde 256 GB
Câmaras: 200 MP + 10 MP + 10 MP + 12 MP / 12 MP
Bateria: 5 000 mAh a 45 W (cabo) / 15 W (sem-fio)

A Samsung consegue entregar um smartphone premium em todos os aspetos, pecando apenas na velocidade de carga - mas até aí superando bastante qualquer iPhone.

É impossível ignorar este Samsung Galaxy S23 Ultra, brutalmente bom!

A 4gnews agradece à Samsung Portugal a cedência do dispositivo para efeitos de teste, usado durante cerca de uma semana.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.