Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Microsoft Surface Laptop 4 review: autonomia, elegância e muito poder!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

O segmento nobre da computação portátil tem no Microsoft Surface Laptop 4 o produto ideal ao conjugar o design industrial, construção de luxo, com boa autonomia de bateria e caraterísticas técnicas reforçadas para 2021. O preço do produto começa nos 1 449 €, na configuração base (13,5''), e desde 1649 € na versão de topo (15'').

A análise 4gnews é inequívoca quanto à qualidade do produto, bem como o seu uso ideal, a produtividade em movimento, aliada ao estilo e funcionalidade.

Este é o Surface Laptop 4 da Microsoft, em aparência (e no papel) extremamente similar ao Surface Laptop 3, mas com as melhorias necessárias para o tornar num computador portátil digno de nota em 2021. Aliás, este é provavelmente o melhor computador da sua categoria para quem procura um produto capaz de dar resposta às necessidades dos utilizadores mais exigentes.

Microsoft Surface Laptop 4

O Surface Laptop 4 opta por uma estratégia de continuidade no capítulo do design, mas renova várias das caraterísticas técnicas como, por exemplo, o processador.

A sua utilização, para trabalho e algumas horas de jogo, revelando-se extremamente competente em ambos os cenários, ajustando, claro, as expectativas para as sessões de jogo mais leves.

Pontos fortes do Microsoft Surface Laptop 4

  • Ótimo desempenho para trabalho (e até algum jogo)
  • Excelente autonomia de bateria
  • Ecrã com formato 3:2 para trabalho
  • Construção robusta, mas leve (~1,5 kg)
  • Design industrial "chic"

Pontos fracos do Surface Laptop 4

  • Preço geralmente alto face às alternativas no mercado
  • Leque de portas e conexões algo limitado

O design do Microsoft Surface Laptop 4 é inspiradamente minimalista

Microsoft Surface Laptop 4

A quem procura um novo laptop elegante, compacto, leve e muito bem construído podemos recomendar o Microsoft Surface Laptop 4 com notas de louvor. O produto brilha com as suas linhas modernas e design minimalista, sendo leve, mas robusto.

Em primeiro lugar, este computador está disponível em dois tamanhos - 13,7 polegadas e 15 polegadas. A 4gnews teve oportunidade de testar o modelo mais avançado, com 15 polegadas e processador Ryzen 7 da AMD, com o Windows 10 Pro.

Gostei particularmente da sua construção em alumínio e acabamento mate. Traços que lhe conferem uma experiência de utilização muito agradável e premium. Desse modo, graças à rigidez conferida pela placa de alumínio, o teclado resiste muito bem à pressão ao escrever, apresentando pouco movimento.

O design conquista, já o teclado pode dividir opiniões

MICROSOFT SURFACE LAPTOP 4

As linhas angulares e minimalistas do Microsoft Surface Laptop 4 são um dos seus principais pontos de venda. Este é o computador que queres colocar em cima de uma mesa de trabalho. Seja na escola, na empresa, ou na universidade, é um belo produto a ter.

A leveza e fina espessura do Laptop 4 causarão boa impressão em qualquer utilizador. Sobretudo para quem gostar de portáteis maiores, a opção pelo modelo de 15 polegadas é quase obrigatória. É aqui que temos a mais aprazível área de trabalho.

Microsoft Surface Laptop 4

Em jeito de comparação, este portátil da Microsoft tem praticamente o mesmo peso de um atual MacBook Pro de 13 polegadas. Por outro lado, tem um ecrã consideravelmente maior, algo que para trabalhar é sempre preferível.

O Microsoft Surface Laptop 4 está disponível com 13,7 e 15 polegadas

Microsoft Surface Laptop 4

O revés da moeda prende-se com o classicismo do design. Isto é, para quem não seja fã da linha Surface, o design pode não ser o mais apelativo. Ademais, o formato de ecrã 3:2 pode ser uma condicionante se derem primazia ao entretenimento. Ao mesmo tempo, as margens do ecrã não são propriamente finas para os padrões de 2021.

Longe de ser feio, o seu aspeto não é propriamente inovador, ainda que prezemos a sua aposta na continuidade de um legado já estabelecido no seio da Microsoft.

Mais portas e conexões seriam bem-vindas neste Surface

Microsoft Surface Laptop 4

O Microsoft Surface Laptop 4 conta com uma porta USB-A, que continua a ser extremamente útil em 2021 e, infelizmente, visão rara neste tipo de computadores. Por outro lado, acredito que mais algumas portas USB-A e / ou USB-C seriam muito bem-vindas.

As ligações neste produto são as seguintes:

  • 1 x porta USB-C
  • 1 x porta USB-A
  • entrada de 3,5 mm para auscultadores
  • 1 x porta Surface Connect

Nota muito positiva para a webcam Windows Hello webcam

Microsoft Surface Laptop 4

A Windows Hello webcam tem resolução HD de 720p e, apesar de não ser um padrão particularmente alto, para as videoconferências e trabalho remoto é mais que suficiente. Ademais, o equilíbrio de brancos, exposição e focagem são particularmente certeiros.

Esta webcam também é usada, com sucesso, para desbloquear o computador através do sistema Windows Hello. Por fim, a captação de voz é boa, podendo mediar videochamadas com boa qualidade graças aos dois microfones integrados.

Mais ainda, os altifalantes são bastante bons. Apesar do tamanho compacto do computador, o som tem bom volume, bom detalhe e graves suficientes. Temos também a tecnologia Dolby Atmos 9 a melhorar este quesito.

O poder de processamento é muito bom com o Ryzen 7 da AMD

Microsoft Surface Laptop 4

O computador portátil da Microsoft está disponível em diferentes configurações, dependendo também do tamanho escolhido. A saber, no Surface Laptop 4 de 13,5” temos as seguintes opções:

  • Processador Quad Core Intel Core i5-1135G7 de 11.ª Geração
  • Processador Quad Core Intel Core i7-1185G7 de 11.ª Geração
  • Processador AMD Ryzen 5 4680U Mobile com Radeon Graphics Microsoft Surface Edition (6 núcleos)

Por outro lado, no modelo Surface Laptop 4 de 15” temos as seguintes configurações:

  • Processador Quad Core Intel Core i7-1185G7 de 11.ª Geração
  • Processador AMD Ryzen 7 4980U Mobile com Radeon Graphics Microsoft Surface Edition (8 núcleos)

Bom desempenho, mas o processador podia ser o mais recente da AMD

Microsoft Surface Laptop 4

A unidade testada chegou-nos com o Ryzen 7 Surface Edition na configuração de 15 polegadas e ecrã. O seu desempenho foi exímio em qualquer cenário de trabalho, desde edição de texto, à compilação de bases de dados e alguma edição de imagem.

Não chegamos a colocar tarefas mais exigentes como a edição de vídeo, mas não sentimos nenhum soluço ou lentidão nos cenários de trabalho de escritório. Não obstante, este processador não é propriamente o melhor ou mais recente chipset da AMD. Está, contudo, muito próximo desse patamar.

Mais concretamente, o processador Ryzen utilizado pertence à gama Ryzen 4000 e não à nova Ryzen 5000, especial para portáteis. Importa frisar que isso não faz do Ryzen 7 4980U uma má escolha. Em ocasião alguma tive razão de queixa deste processador.

Em síntese, apesar de não ser o chip mais poderoso do mercado, o Ryzen 7 4980U tem uma oportunidade para fazer frente aos Apple M1, bem como a qualquer chip Intel de 10.ª geração (Comet Lake).

As caraterísticas técnicas do Surface Laptop 4 são muito boas para 2021

Microsoft Surface Laptop 4

O Microsoft Surface Laptop 4 está disponível com 8 GB, 16 GB ou 32 GB de RAM LPDDR4x nos modelos de 13,5” e 15”. Por outro lado, o armazenamento está disponível em SSD de 256 GB, 512 GB ou 1 TB, sendo amovível.

O quesito da segurança está acatado pelo chip TPM 2.0 para segurança empresarial e suporte para BitLocker. Por outro lado, as opções de placa gráfica são as seguintes:

  • Surface Laptop 4 com processador Quad Core Intel Core de 11.ª Geração: Intel Iris Xe Graphics
  • Surface Laptop 4 com processador AMD Ryzen Microsoft Surface Edition: AMD Radeon Graphics

Em síntese, temos gráficas otimizadas para trabalho e eficiência energética, mas capazes de correr alguns jogos mais atuais. Entre os títulos testados apontamos o Rome Total War: Troy nas configurações mínimas a recomendadas.

Bom desempenho térmico com o sistema de ventilação reforçado

Microsoft Surface Laptop 4

Foi só em cenários de jogo que comecei a ouvir claramente a ventoinha. Sendo integralmente construído em alumínio, todo o corpo atua como um dissipador de calor. A isto somam-se duas ventoinhas no seu interior, várias ranhuras e aberturas para circular o ar.

Portanto, foi com apreço que senti o portátil a gerir bem o calor gerado ao assistir a vídeos em 4K, abrir uma miríade de separadores no Google Chrome (desculpa...Edge), e sobretudo nas horas de jogo que dediquei ao portátil de modo a levá-lo ao limite.

Ainda que não seja, de todo, um portátil para jogos, para alguma diversão casual no fim de um dia de trabalho, o Laptop 4 dá conta do recado.

Autonomia excelente no Surface Laptop 4 com Ryzen 7

Microsoft Surface Laptop 4
O carregador tem uma porta (extra) USB-A.

A autonomia da versão testada - com 15 polegadas e chip Ryzen 7 da AMD - foi digna de louvor. Muito próximo das 11 horas de utilização variada, desde trabalho, a algumas horas de reprodução de vídeo e uso geral neste portátil compacto.

Segundo as especificações técnicas do produto, a Microsoft refere até 17,5 horas de utilização, algo que dependerá do uso. É possível que num cenário de trabalho em edição de texto, com o brilho mínimo no ecrã, se atinjam estes valores.

De qualquer modo, a autonomia com um uso geral e variado, sem restrições, ultrapassa confortavelmente as 10 horas. A partir desta cifra podemos atribuir o nosso selo de excelência à autonomia de bateria - aqui com uma capacidade nominal de 47,6 W/h.

Ecrã brilhante, com bom formato para trabalho (3:2) mas algo refletivo

Microsoft Surface Laptop 4

A versão testada contemplou-nos com um ecrã de 15 polegadas, com bom brilho, formato 3:2 ideal para ler / editar documentos e trabalho geral. Trata-se de um ecrã com suporte para a Caneta Surface, sendo, portanto, sensível ao toque.

A Microsoft apelida este painel de ecrã PixelSense, entregando uma resolução de 2496 x 1664 (201 PPP), suficiente para o uso principal deste portátil. Note-se ainda que este ecrã tem suporte para multi toque de 10 pontos.

Por outro lado, o painel é ligeiramente refletivo, tal como pode ser notado em algumas das fotografias que ilustram a review. Não é um fator decisivo, mas é algo a ter em consideração.

Conclusão, um computador portátil que vale o investimento em 2021

Microsoft Surface Laptop 4

Este é possivelmente o computador de trabalho mais elegante que podem comprar em 2021. É uma bela peça de alumínio, com um teclado que dividirá opiniões e um design industrial que, apesar de não ser novo, continua a conquistar pela sua sobriedade.

Se possível, recomendamos a versão com 15 polegadas de ecrã e processador Ryzen 7 da AMD. Acreditamos ser esta a configuração que melhor equilibra um poderoso poder de processamento à autonomia para mais de 10 horas de bom uso.

Em síntese, se procuras um novo portáti e o orçamento ultrapassa os 1 600 €, então considera a compra deste portátil. O produto está à venda na Amazon por 1 649 € na versão testada e recomendada.

Aí também encontrarão, na loja da Microsoft na Amazon, as demais configurações para este produto, bem como o restante portefólio Microsoft organizado de forma particularmente elegante.

A 4gnews agradece à equipa da Microsoft Portugal o envio do produto para teste.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.