RedMagic 8 Pro review: uma 'máquina' gaming a preço de amigo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 11 min.

O RedMagic 8 Pro é a mais recente iteração desta que é cada vez mais uma marca referência nos smartphones gaming. Chegou ao mercado com um propósito simples: elevar o teu jogo. Será que consegue?

Ao longo das últimas semanas tive oportunidade de pôr à prova este potente smartphone gaming. Este é provavelmente o smartphone mais barato que consegues encontrar com o Snapdragon 8 Gen 2 no mercado.

Pode ser comprado a partir de Portugal por apenas 649 € na versão Matte com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento que testei. Neste artigo conto-te a minha experiência com esta verdadeira máquina de gaming. Mas primeiro mostro-te os seus principais destaques.

RedMagic 8 Pro

Principais destaques do RedMagic 8 Pro

  • Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 combinado com o Red Core 2, chip de gaming dedicado da RedMagic
  • Memória RAM LPDDR5X até 16 GB e armazenamento UFS 4.0 até 512 GB
  • Design simples e futurista: utilizadores podem escolher entre versão Matte e transparente (Void)
  • Bateria dupla de 6000 mAh com carregamento rápido de 65 W
  • Ecrã AMOLED Full HD+ verdadeiramente completo de 6,8 polegadas
  • Taxa de resposta ao toque de 960 Hz e taxa de atualização de 120 Hz
  • Câmara debaixo do ecrã de segunda geração
  • Sistema de refrigeração multidimensional ICE 11 com ventoinha de 20000 rpm
  • Gatilhos duplos na lateral com rápida resposta de 520 Hz
  • RedMagic OS 6.0 com mais funcionalidades exclusivas da mascote Mora

Unboxing do RedMagic 8 Pro

O unboxing ao RedMagic 8 Pro é cheio de estilo, como manda lei num smartphone gaming. E no interior da caixa encontras todos os acessórios necessários à utilização do equipamento: um cabo USB-C para USB-C, um carregador (com saída chinesa), tarjeta para colocar o cartão SIM e uma capa transparente. Podes ver o vídeo no nosso Instagram.

Desde os detalhes da caixa, com várias referências gaming, à escolha de um cabo vermelho, nota-se que a RedMagic atentou aos detalhes. E perante o aspeto imponente, é difícil não ficar impressionado com o aparelho.

RedMagic 8 Pro

Design do RedMagic 8 Pro é um dos seus pontos fortes

O RedMagic 8 Pro está disponível nas versões Void (com traseira e ventoinha transparente e luzes RGB) e Matte (com acabamento fosco a fazer lembrar automóveis rápidos, e com detalhes RGB). Foi a versão Matte que testei, e não poderia ficar mais satisfeito.

A versão Void é incrível, mas grita gaming por todos os lados. Esta variante Matte não só é mais barata, como tem um aspeto mais sóbrio e discreto, que vai agradar e bem mais que apaixonados por jogos. Não deixando de ter o cunho gaming nos detalhes.

A marca apontou para um design de paralelepípedo, onde reina a simetria. E sinceramente é algo que aprecio bastante. Ao mesmo tempo que é simples, também é futurista. E bem, que dizer de um ecrã completo, onde as margens são praticamente inexistente? Mas disso falaremos abaixo.

RedMagic 8 Pro

Além dos botões de ligar/desligar e volume, tens na moldura lateral a saída para a ventoinha e os gatilhos táteis (shoulders triggers). Com uma rápida resposta de 520 Hz, estes vão dar-te uma vantagem competitiva em vários jogos.

Construção de grande qualidade no RedMagic 8 Pro

Para um smartphone de 649 €, o RedMagic 8 Pro surpreende positivamente na sua construção. Nota-se um bom acabamento tanto no ecrã, moldura e na traseira do terminal. O seu design também acaba por propiciar isso mesmo.

É construído em alumínio na lateral, e em vidro na frente e traseira. Com Gorilla Glass 5, não tem o nível de proteção mais alto do mercado. Mas estas poupanças da marca não beliscam a boa impressão.

RedMagic 8 Pro

Ecrã completo do RedMagic 8 Pro é de sonho

Num tempo em que temos ecrãs com notch ou punch-hole em muitos smartphones, usar um ecrã totalmente completo é uma experiência verdadeiramente imersiva. A câmara frontal está bem escondida debaixo do ecrã, e as margens reduzidas tornam qualquer jogo ou visualização de série uma grande experiência.

Temos aqui um painel AMOLED de 6,8 polegadas com um pico de brilho de 1300 nits, que possibilita facilmente que joguemos na rua sem problemas. A resolução é de 2480 por 1116 pixeis, com taxa de atualização de 120 Hz e taxa de resposta ao toque múltipla de 960 Hz. A proporção de ecrã face ao corpo é de 93,7%.

Acaba por se sacrificar a câmara frontal por um bem maior: uma experiência gaming sem quaisquer interrupções. E com este ecrã, é o smartphone que mais me deu gosto até hoje para jogar, e para consumir uma série ou filme.

RedMagic 8 Pro

Desempenho irrepreensível no RedMagic 8 Pro

Como já foi referindo, o Redmagic 8 Pro vem equipado com o Snapdragon 8 Gen 2. Este é o mais recente processador topo de gama para Android, que tem um desempenho de CPU 37% superior e 42% superior em GPU face ao antecessor.

A isto juntam-se armazenamento UFS 4.0 (nesta variante de 256 GB), e 12 GB de RAM (nesta versão) LPDDR5X. Tem ainda o Wi-Fi 7, para que não hajam dúvidas de que o desempenho é dos melhores do mercado.

Para os padrões atuais, o desempenho deste smartphone é verdadeiramente irrepreensível. Se benchmarks forem a tua cena, este consegue uma pontuação de 1 348 653 pontos no popular AnTuTu.

RedMagic 8 Pro

Mas tratando-se um smartphone gaming, o desempenho não poderia ficar por aqui. Chega com o processador Red Core 2, desenhado para apoiar o processador principal em várias tarefas de gaming.

Falamos de processador de áudio, feedback haptic e iluminação RGB. Dessa forma o Snapdragon 8 Gen 2 pode focar-se melhor no desempenho puro e duro. Isso faz com que não vacile em qualquer tarefa.

Áudio imersivo e entrada de jack 3,5 mm

Neste modelo temos altifalantes estéreo a 384hHz, otimizado pelo algortimo DTS: X Ultra. O resultado é um áudio com bastante detalhe, seja nos teus jogos, a ouvir música ou a ver a tua série preferida

RedMagic 8 Pro

Junta-se a isto algo cada vez mais raro em smartphones topo de gama. A presença de entrada de jack 3,5 mm, dá-te a possibilidade de ligares os teus auscultadores ou auriculares com fios sem problemas.

Um bónus para os jogadores e para quem quer estilo a ouvir música, é que as luzes traseiras podem ser configuradas para piscar ao som da música. Com um motor de vibração duplo x-axis, podes esperar uma experiência de vibração e feedback háptico de grande qualidade.

Interface da RedMagic ainda tem por onde melhorar

Este é o ponto fraco do smartphone. A interface do RedMagic 8 Pro até nem chega com muitas aplicações desnecessárias pré-instaladas, e algumas podem ser apagadas. Mas continua a ter algumas traduções mal feitas, e que tornam a experiência de usar o smartphone em português algo abaixo das expectativas.

RedMagic 8 Pro

Usar o smartphone em inglês eleva a essa experiências, mas não será o mais cómodo para alguns utilizadores. Se a marca melhorar essas traduções, e reduzir os erros da interface com o tempo, pode ser uma experiência bem mais positiva no futuro.

A nota dada à RedMagic OS 6.0 acaba por esta pois o smartphone suporta projeção até 120 Hz a um monitor ou Smart TV, o que é bastante positivo. Desta forma podes levar os teus jogos para um ecrã maior, e aproveitar todo o poder do equipamento.

Câmaras não são o foco do RedMagic 8 Pro, mas cumpre

Quando falamos em smartphones gaming, não é nas câmaras que está o maior destaque. Mas na parte de trás deste terminal temos uma câmara principal de 50 MP, com sensor Samsung GN5. Esta é apoiada por uma ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP.

Foto capturada com a câmara principal do RedMagic 8 Pro
Foto capturada com a câmara principal do RedMagic 8 Pro

O resultado são fotografias competentes,, mas das quais não podes esperar milagres. Simplesmente porque o foco deste equipamento não é a fotografia. Mas encontras aqui os modos mais populares, como HDR, modo noite ou focagem rápida.

Quanto à câmara frontal, podemos dizer que produz imagens satisfatórias. Nota-se obviamente que tem um ecrã por cima, mas é um sacrifício que muitos jogadores estarão dispostos a fazer para obter uma experiência de ecrã completo. No final do dia, dará para umas selfies esporádicas ou videochamadas que não envergonham.

Foto capturada com a câmara principal do RedMagic 8 Pro
Foto capturada com a câmara frontal debaixo do ecrã do RedMagic 8 Pro

Experiência de bateria divinal no RedMagic 8 Pro

O RedMagic 8 Pro tem uma bateria de 6000 mAh, e isso deixa qualquer um em sentido. Se aliarmos isso à eficiência energética do Snapdragon 8 Gen 2, é uma combinação vencedora a todos os níveis.

Temos autonomia que pode chegar aos dois sem problemas, com um uso médio a intensivo. E mesmo que jogues bastante no smartphone, há autonomia sem problemas para um dia (ou até um pouco mais).

O carregamento, não sendo o mais rápido do mercado, acaba por ser acima da média. São até 65 W, que facilmente levarão o teu dispositivo a ser carregado em menos de 43 minutos (segundo a marca). E os nossos testes acabam por confirmar essa afirmação.

RedMagic 8 Pro

Com a divisão da bateria em duas células, acaba por não haver sobreaquecimento durante o carregamento. Mas se tiveres dúvidas, é também possível ligar a ventoinha embutida enquanto este carrega.

O carregador que vem na caixa tem saída de carregamento para as tomadas chinesas. Por isso terás de ter um adaptador, ou usar um carregador de 65 W se quiseres aproveitar toda esta velocidade.

Qualidade-preço preço do RedMagic 8 Pro é notável

Se esquecermos os erros de traduções e a qualidade inferior da câmara frontal, o RedMagic 8 Pro é um verdadeiro canhão para o preço. É dos smartphones mais baratos que podes encontrar no mercado com Snapdragon 8 Gen 2, e isso traz um desempenho superior. Principalmente se lhe juntarmos os 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento nesta variante.

RedMagic 8 Pro

O ecrã completo é um autêntico deleite para jogar ou consumir outro conteúdo multimédia, sem termos de nos preocupar com autonomia. Isto porque a eficiência do processador conjugada com 6000 mAh de capacidade, dá-te autonomia sem problemas para dois dias de uso mais intensivo.

A experiência de áudio é de topo, e temos o bónus de ter entrada para jack 3,5 mm. No fundo, este é um smartphone topo de gama para jogadores, mas nesta versão Matte pode agradar a outro tipo de utilizadores. Principalmente aqueles que procurem desempenho, ecrã e bateria de topo pelo preço mais baixo.

Características importantes a ter em conta

É um smartphone onde nunca terás problemas de sobreaquecimento, já que tem 10 camadas de dissipação de calor. Daí destaca-se a já referida ventoinha, uma câmara de vapor tridimensional e uma melhorada camada de grafeno debaixo do ecrã.

Camara frontal é praticamente impercetível de tão bem escondida que está
Camara frontal é praticamente impercetível de tão bem escondida que está

A câmara frontal debaixo do ecrã pode não ter a qualidade que muitos desejam. Mas esta está muito bem escondida. E isso faz com que tenhas a melhor experiência de gaming do mercado, com ecrã totalmente completo.

Os gatilhos na moldura vão dar-te uma experiência gaming extremamente responsiva de 520 Hz. Podes contar com um tempo de resposta de 7,4 milissegundos, rei em jogos como Fortnite, Genshin Impact, League of Legends Wild Rift ou Asphalt 9: Legends, como podes ver abaixo.

Destaque para o Game Space, que podes ativar facilmente com o botão vermelho lateral. Este dá-te uma experiência gaming sem interrupções com notificações desnecessárias, e bastante personalização para os teus jogos preferidos.

RedMagic 8 Pro

Conclusão

O RedMagic 8 Pro é bem mais que um smartphone gaming: é uma experiência gaming. Não é um equipamento perfeito, mas por 649 € é provavelmente o smartphone mais poderoso, com melhor ecrã e bateria do mercado na sua faixa de preço. E isso torna-o atrativo para muitos utilizadores. É um smartphone que dá gosto utilizador para jogos ou qualquer outro consumo de multimédia.

Está disponível no site da RedMagic a partir de 649 € nesta versão Matte com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A versão Void (transparente) tem um preço 799 €, com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Podes encontrá-lo no site oficial da RedMagic com envios para Portugal.

Sabe mais sobre preços e envios do RedMagic 8 Pro

Design 4,5
Construção 4,5
Ecrã 4,5
Desempenho 5
Áudio 4,5
Interface 3
Câmara 3
Bateria 5
Qualidade-preço 4,5
Pontuação 4,28 - Muito bom

selos 4gnews

Pontos fortes do Redmagic 8 Pro

  • Desempenho de topo ao nível dos melhores do mercado
  • Ventoinha silenciosa para arrefecimento em gaming e a carregar
  • Bateria de 6000 mAh com autonomia para 2 dias de uso intenso
  • Ecrã AMOLED plano sem qualquer tipo de interrupção
  • Design sóbrio para um smartphone gaming
  • Câmara frontal debaixo do ecrã nem se nota

Pontos fracos do Redmagic 8 Pro

  • Qualidade da câmara frontal debaixo do ecrã deixa a desejar
  • Erros de tradução em português na interface continuam

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.