Trust Fyru GXT 258 review: bom preço e qualidade para Streaming

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

O Trust Fyru GXT 258 é um bom microfone para gaming e até para podcast, custando cerca de 50 €, com boa construção e os acessórios essenciais para o começarmos a usar de imediato. É uma solução plug & play que nos surpreendeu positivamente.

Na minha opinião, enquanto anfitrião, participante e ávido consumidor de podcasts, a qualidade de áudio e claridade de voz são critérios indispensáveis. Mais até que a qualidade de imagem numa sessão de streaming, o áudio é fundamental.

Dito isto, foi com surpresa que, além do aspeto sóbrio e construção durável, encontrei uma boa qualidade de gravação.

Trust Fyru GTX 258

E ainda que a Trust o apresente como um microfone para gaming, a verdade é que pode ser muito mais. Tem 4 modos de gravação / captação de voz / áudio que o tornam bastante versátil, podendo ser montado no tripé incluído, ou num braço articulado.

Pontos fortes do Trust Fyru GXT 258

  • Fácil de montar e usar - Plug&Play
  • Qualidade de som na captação de áudio
  • Aspeto e Construção robustas
  • Relativamente acessível

O que podia ser melhor no Trust Fyru GXT 258

  • Qualidade dos acabamentos como os botões frontais de controlo
  • Volume de captação podia ser maior

A Trust não é uma marca de referência em soluções de áudio como microfones ou auscultadores. Por exemplo, nesta área penso primeiro em marcas como a Blue com os seus Yeti, a Shure, Rode e a Audio-Technica, entre outras marcas.

Por outro lado, a Trust é uma marca já com bastante história, nascida em 1983 nos Países Baixos, famosa pelas suas soluções qualidade / preço no mercado dos periféricos para computadores.

Design do microfone Trust Fyru GXT 258

Trust Fyru GTX 258

A primeira impressão do seu design foi particularmente boa. É um look low-key, discreto, mas com bom gosto. Fica muito bem na maioria dos setups e secretárias, totalmente vestido de negro e só tocamos em metal - com a exceção do plástico nos botões frontais.

O microfone tem um bom design para o segmento gaming, apresentando-se como um robusto cilindro metálico em preto mate, portanto, sem brilho. Na minha opinião, este é um dos seus maiores trunfos, o aspeto sóbrio e de boa construção geral.

Em suma, este é um design que não terão vergonha de mostrar em vídeo, sobretudo para os streamers que queriam cuidar da estética do setup. Tem um bom aspeto e os LED's de iluminação podem ser ajustados em 5 cores.

Construção do Trust Fyru GXT 258

Trust Fyru GTX 258

O microfone Trust Fyru GXT 258 é relativamente pesado, com 1,03 kg, contribuindo para a necessária estabilidade do produto ao ser usado. No geral, os materiais usados inspiram confiança na durabilidade do produto.

Tem uma base (tripé) particularmente robusto e sólido, com pés de borracha para minimizar as vibrações como os toques na secretária, algo que podia ser captado pelo microfone.

Trust Fyru GTX 258

Fornecido na caixa temos o seguinte:

  • Microfone
  • Rosca / parafuso de fixação
  • Tripé / base de montagem
  • Autocolante GXT
  • Guias de iniciação / operação

Dito isto, apesar de não termos uma "aranha" ou base de suspensão, temos pés em borracha e um corpo pesado. Tudo isto ajuda a uma montagem firme, com pouca ressonância a ser captada pelo microfone (para uso geral).

Trust Fyru GTX 258

As dimensões gerais do microfone são de 74 x 63 x 183mm, ainda que o seu tripé aumente bastante a largura para cerca de 120 mm, aumentando a sua estabilidade.

Por fim, a montagem inicial do Trust Fyru GXT 258 é rápida e simples. Temos o microfone, a base e um só parafuso de rosca que dispensa instruções e é de muito fácil instalação.

Solução Plug & Play

Trust Fyru GTX 258

Feita a montagem do microfone Trust Fyru GXT 258 bastará ligar o cabo USB do Tipo A a uma qualquer porta do teu computador. É compatível com Windows e Mac, com o computador a assumir automaticamente o microfone como fonte de áudio.

Em caso de necessidade podem também fazer este ajuste no computador. Aliás, o produto traz um guia simples, baseado em imagens, que auxiliará qualquer consumidor nesta etapa inicial. Também aí está bem pensado para facilitar o uso.

Trust Fyru GTX 258

O seu tripé ou base de montagem tem ajuste em altura numa das pernas. Este deve ser usado quando queremos nivelar o microfone, por exemplo, para captar áudio em reuniões ou entrevistas. Para streaming e podcasts, deve ser usado ligeiramente inclinado.

Temos 4 modos de captação de áudio no Trust Fyru GXT 258

Trust Fyru GTX 258

O topo do microfone apresenta um único botão revestido por borracha, com retro-iluminação. O mesmo não produz ruído ao ser clicado, pelo que podemos alternar entre os modos de captação mesmo durante uma gravação em curso.

Temos os seguintes modos de captação de áudio:

  • Cardioide (1 LED) - ideal para podcasts, streams, narração, captação de uma só voz
  • Estéreo (2 LEDs) - ideal para captar um instrumento como guitarra
  • Bidirecional (2 LEDs) - ideal para gravar entrevistas com duas pessoas
  • Omnidirecional (4 LEDs) - ideal para captar som ambiente ou uma reunião

Trust Fyru GTX 258

Os vários modos de captação de áudio vêm aumentar bastante a versatilidade e cenários de uso deste microfone. O mesmo possui duas cápsulas internas pelo que o desempenho da captação de áudio estéreo é bastante fidedigna.

Além disso, a Trust afirma que este microfone tem um pop-filter interno, um filtro para os "P's" e "S's", sons que ainda assim são captados com alguma notoriedade. Ainda assim, já providencia um áudio de boa qualidade, mesmo para podcasts.

Exemplo de captação com o microfone Trust Fyru GXT 258

Trust Fyru GTX 258

A faixa de Rui Bacelar foi integralmente captada com o microfone aqui em análise. O software de gravação foi o Garage Band, com o áudio posteriormente sincronizado com a faixa de Bruno Coelho, aqui captada com o microfone Blue Snowball.

O resultado, a qualidade de áudio para podcasts e para streaming acabou por me surpreender. Para um microfone que pode ser comprado por cerca de 50 €, não estava, sinceramente, à espera de um áudio tão limpo, com mínimo white noite ou ruído de base.

Dito isto, avalio muito positivamente o desempenho do microfone para captar vozes, cenário testado durante o podcast 4gnews.

Sem latência para monitorização em tempo real do áudio

Trust Fyru GTX 258

A ausência de latência entre a gravação e a possibilidade de audição do áudio é de facto, real. Podemos ligar os auscultadores (3,5 mm) na parte frontal do microfone para uma monitorização direta, sem atrasos, do áudio que é captado pelo microfone.

Certo é que aqui o volume podia ser maior. A audição daquilo que é captado pelo microfone podia ter mais potência, mas retém o detalhe e definição necessária.

Trust Fyru GTX 258

Isto é importante, por exemplo, durante uma produção / gravação de podcast, ajudando a ajustar os níveis. Posteriormente, na pós-produção, senti necessidade de aumentar em +2 dB os níveis do meu áudio, mas tirando isso, nada a apontar.

Assim, por exemplo, para streaming e gravação de podcasts, o padrão de gravação cardioide funciona na perfeição. Faz um bom trabalho em captar e isolar a minha voz, com pouco ruído de fundo. Podem usar também o Audacity para as gravações.

Iluminação RGB para um toque Gaming

Trust Fyru GTX 258

O corpo do microfone, cilíndrico é revestido por uma camada externa metálica, também com formato cilíndrico. É aqui, entre estas duas secções que temos vários LED's capazes de vestir o microfone com diferentes cores, subindo pelo seu corpo.

Podemos alternar entre o Azul, Verde, Violeta, Amarelo e Branco ao pressionar o botão próprio, presente na parte inferior do produto, também ele revestido por borracha. Ao pressionar este botão durante 5 segundos vamos desligar a iluminação.

Trust Fyru GTX 258

Podemos observar na fotografia acima a rosca de 5/8'' para fixar o microfone num braço articulado, ou para fixar a base / tripé incluído com o microfone. Temos também aqui o botão de seleção da cor dos LED's tal como resulta da ilustração bem visível.

Note-se ainda que o tipo de saída direta do microfone é USB do Tipo C. Porém, fornecido com o produto, temos um cabo USB-C para USB-A, pelo que em caso de necessidade possamos usar um cabo USB-C para USB-C.

Caraterísticas técnicas do Trust Fyru GXT 258

Trust Fyru GTX 258

O microfone Trust Fyru GXT 258 apresenta as seguintes caraterísticas gerais:

  • Taxa de amostragem: 24 Bit / 96 kHz
  • Frequência: 30 - 18 000 Hz
  • Padrões de captações: Cardioide, estéreo, bidirecional, omnidirecional
  • Comprimento do cabo: 1,8 m
  • Conexão: USB do Tipo A
  • Peso: 1,03 kg
  • Iluminação: LED RGB com 5 cores
  • Volume máximo de captação: 130 dB

Muito boa relação qualidade / preço em 2023

Trust Gaming GXT 258 Fyru

Padrões de gravação: 4
Construção: Metal
Conexão: USB-A
Iluminação: 5 cores
Suporte: incluído
Monitorização em tempo real: sim

Em jeito de conclusão, o Trust Fyru GXT 258 é um microfone relativamente acessível que nos surpreendeu pela positiva. Tem muito boa qualidade de gravação de voz, sendo indicado para podcast ou stream.

Certo é que para a melhor qualidade devemos passar o áudio por um software dedicado para limpar as faixas e possivelmente dar-lhe um pouco mais de "potência".

Em suma, este é um produto com bom preço, boa construção, com todos os acessórios essenciais e que fará justiça à tua voz.

selos 4gnews

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.