Force Touch deverá atingir um quarto dos novos smartphones em 2016

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Costuma-se dizer que a Apple é uma empresa que introduz novas modas no mercado tecnológico. Gostando ou não dos produtos desenvolvidos pela marca americana, é inegável o grande contributo que a mesma tem oferecido, ao longo dos anos, para esta maravilha que é a tecnologia.

Depois de funcionalidades como um sensor de impressão digital ou a nova entrada USB Type-C, o Force Touch parece ter chegado para ficar. Analistas acreditam já que 25% dos novos smartphones lançados em 2016 incluirão a tecnologia Force Touch ou semelhante.

Para os que ainda têm algumas dúvidas acerca do funcionamento desta nova tecnologia, basicamente o Force Touch avalia a força com que pressionas o ecrã do teu smartphone. Num exemplo prático, utilizando como cobaia o 3D Touch da Apple, com um touque mais leve sobre um e-mail que tenhas recebido, irá mostrar-te uma pequena pré-visualização do mesmo, enquanto que uma pressão mais intensa abrirá o e-mail em causa.

Qual a utilidade real deste tipo de funcionalidade? Isso aí variará de pessoa para pessoa, como tudo. Partindo do princípio de que toda a tecnologia existe para tornar o nosso dia a dia mais simples, o Force Touch vem tornar a nossa interação com o smartphone ainda mais simples e rápida.

A mesma fonte destas informações acredita ainda que as vendas deste tipo de sensores irá aumentar 317%, o que em números representa cerca de 461 milhões de unidades.

Marcas como a Huawei introduziram já esta funcionalidade em pelo menos um dos seus equipamentos, com a Samsung a dever seguir o mesmo caminho no seu próximo Galaxy S7. No teu caso pessoal, achas que o Force Touch será uma grande adição ao teu dia a dia? Deixa-nos a tua opinião.

Talvez queiras ver:

  • Asus ZenFone 3 chegará a meados de 2016 com sensor de impressão digital
  • Samsung Galaxy S7 poderá trazer uma TouchWiz optimizada para rivalizar com o iOS
  • Apps da Semana Gratuitas – Edição Star Wars!

;)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.