Facebook permite desligar recolha de dados dos utilizadores na União Europeia, mas há um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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O grupo Meta, dono de redes sociais como Facebook ou Instagram, prepara uma nova medida que potenciará a privacidade dos utilizadores europeus. Em causa, a possibilidade de desativar as suas funcionalidades de rastreamento com o propósito de fornecer anúncios direcionados.

Como bem sabemos, esta é uma das principais fontes de rendimento da rede social, portanto, a medida não será tão linear como se desejaria. A possibilidade será fornecida, mas dependerá de aprovação dos responsáveis pelo Facebook.

Meta is planning to let European users of Facebook and Instagram opt out of certain highly personalized ads https://t.co/U2JpHqyMRe

— The Wall Street Journal (@WSJ) 30 de março de 2023

Facebook permitirá desligar o rastreamento de anúncios na União Europeia

O despoletador desta medida foi a multa que a Comissão de Proteção de Dados irlandesa impôs à Meta no valor de 423 milhões de dólares. Esta coima foi motiva pela forma como o grupo Meta utiliza os dados que recolhe dos seus utilizadores.

Há data, a empresa de Mark Zuckerberg ameaçou abandonar as principais lojas de aplicações europeias, algo que obviamente não se verificou. Com efeito, resta apenas à empresa realizar alguns ajustes para que problemas deste tipo não se repitam.

Assim nasce a necessidade de fornecer aos utilizadores do Facebook, Instagram e outras plataformas sociais da Meta o poder de revogar a permissão para a recolha dos seus dados de navegação. Uma excelente notícia, contudo, há uma pequena rasteira que poderá comprometer a eficácia da medida.

Caso os utilizadores europeus queiram promover a sua privacidade nestas redes sociais, terão de submeter o seu pedido através de um formulário. Documento esse que será posteriormente analisado pelos responsáveis da rede social para eventual aprovação.

Facebook

Ou seja, a empresa reserva para si o direito a, e passo a citar, "avaliar a submissão e decidir se deve implementar a mudança". Quer isto dizer que os utilizadores não terão todo o poder nas suas mãos, tendo de aguardar que a Meta aceite o seu desejo.

Isto significa ainda que o rastreamento para anúncios direcionados será uma prática ativa por defeito em todas as contas na União Europeia. Pelos menos, doravante, poderemos fazer algo para que isso deixe de ser uma realidade, algo que até agora não acontecia.

Caso a Meta aceite o pedido dos seus utilizadores, deixarão de ser recolhidos dados relativos à sua atividade, mesmo fora das redes sociais. Ainda assim, continuarão a ser registados dados gerais como faixa etária ou localização geral.

Segundo o que é avançado, esta medida será aplicada apenas na União Europeia, pelo menos por enquanto. Os utilizadores pertencentes a esta região começarão a ser notificados desta possibilidade na próxima quarta-feira.

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Carlos Oliveira
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No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.