Este carro da Mercedes tem 130 anos e ainda anda assim (Vídeo)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Há carros que não resistem à passagem do tempo, no entanto, o Mercedes-Benz Victoria não parece ser um desses casos. Recorde-se que este foi construído por Karl Benz, há cerca de 130 anos, e ainda anda pelas ruas.

De acordo com a Super Car Blondie, é até o carro mais antigo do mundo, ainda com permissão legal para circular na estrada. Em baixo, consegues ver uma fotografia atual do carro e a sua respetiva matrícula, também ela atual.

Carro Mercedes Estrada
Mercedes-Benz Victoria (via DW Euromaxx)

O carro não tem o tradicional volante

Um dos aspetos que mais salta à vista, ao olhar para este carro da Mercedes, é o facto do mesmo não ter um volante tradicional. Como consegues ver no vídeo abaixo, apresenta uma espécie de alavanca, bem ao estilo do século XIX.

Também não deixa de ser curiosa a própria estrutura do automóvel. Desde as rodas bastante mais finas do que estamos habituados a ver, à forma que ainda nos faz lembrar uma carroça, é um verdadeiro “achado” nos dias de hoje.

Segundo a mesma fonte, este carro centenário da Mercedes tem apenas duas mudanças, pelo que, logicamente, não deve ser usado em estradas mais rápidas. A título de curiosidade, tem algo que muitos carros atuais não têm: duas buzinas. Uma delas que é manual e outra que pode ser pressionada com o pé.

Um facto interessante acerca deste Mercedes-Benz Victoria é que, aparentemente, chegou a levar uma multa de velocidade. Isto porque um ex-proprietário terá excedido, há várias décadas, os limites de velocidade, ao circular a 29 quilómetros por hora.

Qual o combustível do carro?

Hoje em dia, estamos habituados a carros a gasolina, gasóleo, elétricos ou híbridos, por exemplo. Ora bem, este automóvel da Mercedes não se enquadra em nenhum dos grupos. Antes pelo contrário, é “alimentado” com éter de petróleo.

Supostamente, trata-se de uma substância que só pode ser encontrada em algumas farmácias, o que torna este carro ainda mais especial. Mesmo com todas estas nuances, o veículo da Mercedes tem passado nas inspeções técnicas.

Estas têm determinado que o carro pode andar, ainda que com algumas restrições. Uma delas é, por exemplo, o facto de só circular durante o dia. Quando não está na estrada, o carro é visto num museu em Göttingen, na Alemanha.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.