Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

DIGI, MEO, NOS e Vodafone: há uma operadora que dominou as queixas em 2025

DIGI domina queixas nas operadoras lowcost em Portugal. No segmento premium é a MEO que leva a "taça".

digi

Os dados oficiais do Barómetro do Estado das Telecomunicações em Portugal referente ao ano de 2025, publicados pela plataforma Consumers Trust e pelo Portal da Queixa, mostram quais as falhas no setor. O mercado registou um aumento histórico de 37% no volume de reclamações e ultrapassou a barreira das 14 mil ocorrências e vão encontro dos dados divulgados pela ANACOM.

Operadoras lowcost recebem mais queixas: DIGI concentra 74,94%

O segmento das operadoras de baixo custo foi o principal motivo deste aumento e as queixas nesta categoria dispararam 271,65%. A DIGI Portugal é a grande responsável por esta subida, já que concentra uns impressionantes 74,94% de todas as reclamações feitas no universo low cost.

A razão principal para este volume atípico de problemas prende-se com o crescimento de mercado demasiado acelerado da marca, que atraiu uma adesão em massa que acabou por ultrapassar largamente a sua real capacidade operacional e logística para dar resposta atempada aos clientes.

WOO destaca-se pela positiva com índice de satisfação de 92,5%

Apesar do cenário na nova operadora, existem exemplos positivos neste mesmo segmento de preços reduzidos. Marcas como a WOO, a UZO e a Amigo mostram que é possível oferecer mensalidades atrativas sem um tão grande volume de queixas. A WOO, para a qual mudei recentemente, destaca-se inclusivamente como a grande referência atual do setor, com um índice de satisfação fixado nos 92,5%.

No lado das operadoras tradicionais, a divisão das queixas mantém a tendência histórica de domínio das três grandes empresas. A MEO, a NOS e a Vodafone representam em conjunto 94% de todas as reclamações reportadas neste segmento.

Para teres uma noção precisa da distribuição dos problemas entre as principais operadoras premium, podes consultar a tabela oficial:

Reclamações no segmento premium em 2025

Operadora Quota de reclamações
MEO 38,30%
NOS 32,98%
Vodafone 23,17%

Os motivos que têm levado a reclamações nestas operadoras também estão bem identificados no documento e as causas de insatisfação dividem-se em três grandes grupos:

  • O atendimento ao cliente lidera de forma destacada as queixas, com 38,19% dos casos reportados;
  • As cobranças indevidas ou problemas de faturação representam 22,10% das participações;
  • As falhas técnicas de serviço afetam diretamente 17,01% dos consumidores lesados.

No campo específico das comunicações móveis, o relatório assinala uma mudança estrutural na forma como olhas para o teu telemóvel e para a rede que utilizas. As questões ligadas à privacidade e segurança de dados dispararam, já que representam agora 45,34% das preocupações. Do ponto de vista meramente geográfico, as regiões de Lisboa e Porto concentram quase metade do volume total de protestos de telecomunicações.

TP-Link Archer AX58
TP-Link Archer AX58Wi-Fi 6 AX3000, dual band, 4 portas LAN, segurança WPA3
54,99 €Amazon
72,74 €-24%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a equipamentos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.