Carros da Tesla poderão tornar-se autónomos ainda este ano, afirmou Elon Musk!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla continua a sua grande revolução no segmento dos carros elétricos, inovando constantemente nas diversas funcionalidades que continua a trazer para os seus vários modelos. Um dos grandes pontos de destaque (e polémica) dos Tesla é sem dúvida as suas capacidades de condução autónoma, conhecida como AutoPilot.

Durante a última reunião de accionistas, o CEO da Tesla — Elon Musk — revelou que existe a possibilidade da desejada funcionalidade de condução (totalmente) autónoma poderá ficar disponível ainda antes do final do ano. No entanto, nada está ainda confirmado.

Elon Musk diz que é possível, mas parece muito improvável!

Habitualmente, o CEO da Tesla não tem meias-medidas no que respeita à revelação de datas de lançamento para os novos produtos da Tesla. No entanto, desta vez a sua abordagem foi bastante diferente.

Durante a reunião, disse que poderá ser possível o lançamento da versão beta do modo FSD ("Full Self-Driving") para alguns clientes. Mas, revelou também que a agenda poderá ser um pouco apertada e o termino do processo de desenvolvimento não está ainda garantido. Musk confirmou apenas que todo o processo "parece estar no bom caminho".

Condução autónoma vai chegar com preço que não estará acessível a todos

Ainda que possa vir a ficar disponível ainda este ano, este modo de condução autónoma irá chegar com um preço bastante elevado, que rondará os 7,000 euros. Ainda não foi confirmado, mas deverá ficar disponível para o Tesla S, Model 3 e Tesla X.

Atualmente, a funcionalidade AutoPilot apenas permite aos carros deslocarem-se de forma autónoma em autoestradas. Mas, é importante realçar que esta é uma funcionalidade de "suporte", visto que os condutores devem manter-se alerta a todo o momento e nunca remover as mãos do volante.

Ainda no segmento de condução autónoma, foi lançada recentemente a funcionalidade "Smart Summon", que faz com que os Tesla consigam sair sozinhos de um parque de estacionamento, deslocando-se sozinhos para o local onde está o condutor.

Esta é uma das mais populares funcionalidades dos carros da Tesla atualmente, tendo sido utilizada mais de 1 milhão de vezes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla garante que o Roadster será mais fantástico do que o esperado!
  • Tesla muda a política de devolução e os fãs não estão a gostar!
  • Autopilot do Tesla Model 3 salva adorável família de ursos! (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.