Continuam os desafios de velocidade e de longa distância que tentam provar a eficácia cada vez maior dos veículos elétricos.
Desta vez coube ao novo Audi Q6 e-tron quattro quebrar novas barreiras na relação entre distância e tempo, distinguindo-se não só de outros SUV elétricos da própria marca, mas também dos best-sellers de outros fabricantes.
O desafio, designado por ‘Bjørn Nyland's 622 miles Clallenge’, é realizado pelo YouTuber norueguês Bjørn Nyland e basicamente avalia o desempenho dos EVs na relação entre alcance, eficiência e velocidade de carregamento.
Percurso total em 9H30m
O desempenho do novo Audi está longe de ser o melhor da lista de Bjørn Nyland, mas torna-o no SUV elétrico com melhor desempenho até à data. Além disso, o resultado ultrapassa de forma significativa o obtido por um dos EVs mais mediáticos nesta categoria – O Tesla Model Y.
Os resultados deste challenge são divulgados num artigo do InsideEVs, que indica a realização do teste em condições secas, com temperatura média de 18º.
O Audi Q6 e-tron quattro estava equipado com uma bateria de 100 kWh e sistema de tração nas quatro rodas, completando a distância em 9 horas e 30 minutos, ‘após algumas deduções de tempo, não relacionadas ao carro’, refere o artigo.
De acordo com os dados fornecidos por Bjørn Nyland, este resultado retira cerca de 50 minutos aos tempos alcançados pelo modelo Audi e-tron 55 e também pelo novo Audi Q8 e-tron, embora este último tenha sido testado em condições de temperaturas mais baixas.
Mas, claro, a principal comparação é feita com o Tesla Model Y, que completou o mesmo teste em 9 horas e 45 minutos – mais 15 minutos do que o SUV elétrico da Audi e mais dois carregamentos de bateria necessários, – em condições climatéricas semelhantes.
Quatro paragens para carregamento da bateria
Durante o ‘challenge’ o Audi Q6 e-tron quattro necessitou de carregar a bateria por quatro vezes. É um valor melhor do que o tempo médio registado noutros EVs (cinco ou seis carregamentos) e terá sido esta a chave para os resultados obtidos, face à concorrência.
O primeiro carregamento ocorreu após 292 Km, o segundo após 399Km, o terceiro após os 607Km e o quatro quando o SUV da Audi tinha feito 834Km.
Em termos práticos, o consumo foi aproximadamente de 3,7Km por kWh - cerca de 30% acima dos consumos registados pelo Tesla Model Y Long Range AWD, mas que aproveitou a capacidade da bateria de 100 kWh e o carregamento rápido para obter melhor desempenho do que o EV da Tesla.