Pegar na chave para abrir o carro pode ser coisa do presente. No entanto, essa ação pode tornar-se démodé num futuro não tão distante. Neste momento já é possível usar o smartphone para abrir o carro certo. É só necessário que tenhas um Tesla Model 3.
Além disso, a Hyundai prepara-se para lançar um carro onde terás a possibilidade de o abrir com um sensor de impressões digitais. Para se juntar à festa, a Apple registou uma patente que permite abrir o carro com o chamado “Face ID”.
A patente publicada chama-se “Sistema e Método de Autorização para Veículo”. A melhor forma de a descrever é mesmo como um sistema capaz de fazer abrir o carro com a tua cara ou olhos.
Este sistema abre a caixa de pandora da personalização do teu carro. Senão vejamos: tens uma conta de utilizador do teu veículo e a tua companheira tem outra. Assim que chegas ao carro toca a tua música, o banco e os espelhos estão ao teu nível e o ar condicionado também.
A patente foi agora publicada, mas já tem dois anos
Ainda que esta patente tenha sido publicada há poucos dias, foi submetida em fevereiro de 2017. Tendo em conta que passaram dois anos, muita coisa mudou no reino da Apple. Além disso, no que ao ramo automóvel diz respeito, tivemos também grandes avanços tecnológicos durante este período.
Com efeito, não é muito claro o que pode significar esta patente. Não sabemos se é um projeto em que a empresa de Cupertino está a trabalhar ou se apenas está a proteger as suas ideias para o futuro. Ainda assim, é com grande interesse que vemos este tipo de ideias ser publicadas.
Editores 4gnews recomendam: