Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Testei estes 4 carros elétricos e percebi porque são um sucesso em Portugal

Testei os Tesla Model 3, Model Y, O BYD Atto 3 e o Renault. E, cada um à sua maneira, consigo perceber porque são um sucesso.

renault

Os carros elétricos ainda são um bicho papão para muitos utilizadores. Seja porque são o tipo de veículo que não faz sentido na sua rotina, seja por desconhecimento das vantagens em apostar num veículo deste género pela degradação da bateria. Ao longo dos últimos meses, testei vários carros elétricos, entre os quais quatro modelos que estão no TOP 10 dos mais vendidos em Portugal.

Falo do Tesla Model 3, que foi o mais vendido em janeiro e fevereiro. Foi seguido pelo seu irmão que Model Y (que testei na versão Premium e também na Performance). Na oitava e nona posição estão o Renault 5 (que já é o mais vendido na Europa) e o BYD Atto 3, que recentemente recebeu a versão EVO.

Tesla Model 3

O ensaio completo só vou fazer daqui a umas semanas, mas as horas que passei com o Model 3 base deram para perceber o sucesso deste modelo que começa nos 36 990 euros em Portugal. Divertido de conduzir, tecnológico e provavelmente o elétrico com a melhor qualidade-preço do mercado.

tesla

Tesla Model Y

O Model Y é o mais vendido da Tesla lá fora, embora em Portugal se fique pelo segundo lugar, talvez pelo preço ligeiramente superior. Para as famílias considero que é o Tesla certo. A bagageira faz a diferença é o elétrico premium que compraria se tivesse budget para tal.

tesla

Renault 5

Este é provavelmente o carro elétrico que mais corações conquistou pelo design. Não é o mais espaçoso, nem o que tem a bateria maior. Mas é extremamente divertido de conduzir, tem um design que agrada a muita gente (também pela nostalgia) e é aquele elétrico que dá vontade de conduzir todos os dias. Pena só ter passado uma semana com ele.

renault

BYD Atto 3

Este é o "menino querido" dos TVDE e não duvido que vá continuar a fazer sucesso. Tanto a versão de 2025 como a EVO mostraram-me que é um veículo equilibrado, espaço e, apesar de ser um SUV, bem talhado tanto para a cidade como para viagens maiores.

BYD

Ainda que depois de testar vários carros elétricos, a rede pública de carregamento continue a ser o maior problema, posso dizer que o meu maior medo acabou pouco depois de começar a testar este tipo de veículos.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a equipamentos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.