5G Challenge da Altice desafia as melhores startups com novos prémios

Rui Bacelar
Comentar

A Altice Portugal, empresa responsável pela maior operadora nacional, a MEO, abre agora as candidaturas para a sua iniciativa 5G Challenge. Os interessados podem submeter as respetivas inscrições até ao próximo dia 30 de abril, começando aí a avaliação.

O objetivo? Fomentar a introdução de novas tecnologias no setor das comunicações eletrónicas. Nesse sentido, IoT Challenge, concurso promovido desde 2016 pela Altice Empresas, evolui agora para o 5G Challenge. Ou seja, é agora um evento de inovação tecnológica baseado na conectividade 5G, uma das baixelas da operadora MEO.

5G Challenge da Altice Portugal abre também portas a Startups internacionais

5G Challenge da Altice Empresas

Tal como faz saber a própria Altice, a iniciativa é lançada com o objetivo de dinamizar e premiar soluções que impulsionem a transformação digital das empresas e organizações. Para serem alavancadas pela nova geração de rede móvel.

Por isso mesmo, o 5G Challenge abre agora as candidaturas para uma edição que promete ser inovadora. Aliás, este ano conta com uma novidade: podem candidatar-se empresas e startups nacionais, mas também internacionais.

O desafio ao ecossistema empresarial tem como principal objetivo a apresentação de soluções 5G disruptivas. Soluções estas a ser potenciadas por tecnologias como a realidade aumentada e virtual, a inteligência artificial, o big data, a cloud ou a Internet das Coisas (IoT).

Ou seja, tecnologias e fatores que, em conjunto com as vantagens do 5G, abrem caminho para o futuro das empresas.

Abrangência alargada e candidaturas até ao próximo dia 30 de abril

Note-se ainda que os projetos a concurso podem endereçar soluções para vários setores. Entre estes temos setores como a Indústria, a Saúde, a Educação, a Gestão das Cidades, a Eficiência Energética, a Mobilidade e Logística, o Ambiente e a Economia Circular, e o Retalho e Serviços.

Importa também frisar que as inscrições decorrem até dia 30 de abril no site da Altice Empresas (já disponível). Posteriormente, as empresas selecionadas serão chamadas a participar num evento de kick-off.

Em seeguida, a partir dessa data terão a oportunidade de agendar sessões de trabalho para teste ou evolução das suas soluções 5G com os profissionais da Altice no laboratório golabs.5G da Altice em Lisboa, ou nas instalações da Altice Labs em Aveiro. Aí participando na test bed “NextGen Mobility” da Altice Labs, que faz parte da Rede Nacional de Test Beds.

Vencedores a ser anunciados pela Altice Empresas a 19 de setembro

Altice Empresas

Por fim, será nesse dia serão escolhidos os três vencedores desta primeira edição do 5G Challenge.

Importa ainda frisar que os três vencedores da 1ª edição do 5G Challenge, conhecidos no dia 19 de setembro, terão acesso ao programa de startups da Web Summit 2023.

Mais ainda, verão divulgadas as suas empresas e soluções em vários meios de comunicação da Altice Empresas. Além disso, também terão a possibilidade de integrar o portfólio de Produtos e Serviços da Altice Empresas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt