macOS assombrado por novo malware capaz de roubar informação sensível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Embora o macOS não seja uma das plataformas com maior variedade de malware disponível, isso não significa que esteja isenta de ameaças. Isso é verificado ocasionalmente, tal como agora te damos a conhecer.

Em causa está um novo malware conhecido como MacStealer, recentemente descoberto e analisado pela empresa de segurança Utycs. O objetivo deste software malicioso é roubar as credenciais de acesso dos utilizadores vitimados.

MacStealer é a nova ameaça que os utilizadores macOS devem conhecer

O principal objetivo do MacStealer é recolher informações sensíveis dos utilizadores. Os alvos são vários, dos quais podemos destacar credenciais iCloud Keychain, dados de cartões de crédito, carteiras de criptomoedas, cookies, documentos e mais.

macOS

O MacStealer usa como veiculo de entrada nos sistemas macOS o ficheiro de instalação weed.dmg. Caso te depares com este ficheiro, eis o primeiro sinal de alerta e não hesites na remoção do mesmo do teu computador.

Aqueles que por desatenção ou desinformação executarem esse ficheiro, serão confrontados com uma caixa de diálogo que requisita a tua password de acesso. Justifica-o com a necessidade de aceder às definições de sistema, mas o objetivo é simplesmente recolher as tuas credenciais.

Este passo é de extrema importância para este malware, visto que o mesmo não pode aceder aos teus dados iCloud Keychain de outra forma. Contudo, caso lhe facultes a tua password mestre, este software malicioso terá porta aberta para qualquer dado presente no teu computador macOS.

Uma vez recolhidos esses dados, os mesmos serão agrupados num ficheiro que será enviado para os servidores dos autores do MacStealer. Posteriormente, serão colocados à venda em plataformas como canais de Telegram dedicados a estas práticas.

O valor requisitado por cada pacote de dados pode ascender a apenas 100 dólares. Não é uma quantia muito avultada face ao que inúmeras vezes se verifica neste tipo de práticas ilícitas.

Como prevenir este tipo de problemas

A principal medida preventiva para este tipo de esquemas é a instalação de aplicações provenientes apenas de plataformas certificadas. A mais segura é a App Store, desenvolvida e controlada pela própria Apple.

Deves ainda manter o teu macOS constantemente atualizado para não perderes as mais recentes atualizações de segurança. A instalação de um programa antivírus também pode ser uma boa medida preventiva.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.