Xiaomi Mi 8 liderará a revolução na localização GPS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Xiaomi Mi 8 Android GPS localização
A fabricante chinesa será uma das primeiras a liderar esta "revolução" com o seu Xiaomi Mi 8.

De 5 metros passaremos a ter uma margem de erro de 30 centímetros. Por outras palavras, a partir do Xiaomi Mi 8 passaremos a ter uma precisão de 30 centímetros nos nossos smartphones na sua localização GPS.

Tal como avança a publicação ZDNet, citando aqui a publicação IEEE Spectrum, os nossos smartphones passarão a ser muito mais precisos. Aqui não estamos a falar de uma diferença de centímetro mas sim de metros.

Vê ainda: OnePlus continuará focada apenas nos topos de gama até 2021- Pete Lau

O Xiaomi Mi 8 será o primeiro smartphone com um recetor (antena dupla) de localização GPS. O resultado? Teremos todo um novo nível de precisão nos smartphones equipados com o sensor / chip BCM47755 da Broadcom.

Este é o primeiro sensor duplo de GPS a ser produzido em quantidades suficientes para ser aplicado num smartphone convencional. Será também um dos componentes chave do novo Xiaomi Mi 8, dispositivo que será apresentado amanhã, pelas 7h (hora de Lisboa).

Precisão da localização GPS melhorará de 5 metros para 30 centímetros

Será graças a este chip que o Xiaomi Mi 8 poderá utilizar um sistema de frequência dupla para a navegação GPS. Isto é, o chip BCM47755 será o recetor que permitirá melhorar exponencialmente a precisão da localização GPS de 5 metros para 30 centímetros. Já por outro lado, a própria Broadcom confirmou a inclusão deste chip (recetor duplo) em alguns smartphones a ser lançados em 2018. Aqui teremos o novo Xiaomi Mi 8, entre outros smartphones desta fabricante Android.

Xiaomi Mi 8 Android GPS localização
Terás uma precisão de 30 centímetros com este novo recetor duplo.

As principais melhorias para o utilizador serão sentidas, por exemplo, na navegação GPS em veículos e automóveis. A partir de agora terás uma precisão muito maior para as tuas apps de navegação, seja o Google Maps ou qualquer outro serviço similar.

As melhorias serão igualmente sentidas nas aplicações de realidade aumentada, aplicações de exercício e fitness. Aliás, toda e qualquer app que necessitar de rastrear a tua localização será muito beneficiada.

Note-se que este sistema de frequência dupla já é utilizado atualmente na indústria petrolífera. Todavia, até ao momento ainda iludia o mercado de dispositivos móveis pelo grande consumo de energia. Mais ainda, não existiam chips adequados para a implementação em smartphones.

Xiaomi Mi 8 será o primeiro com este novo sistema de localização GPS

Agora, o novo chip da Broadcom tirará proveito das frequências / bandas L1 e L5, provenientes das constelações de satélites. Em seguida vai conjugar ambas as frequências para fornecer um sinal muito mais preciso.

Note-se que para além de uma localização GPS mais precisa, a recepção de sinal será consideravelmente mais forte. Mesmo em áreas urbanas onde por vezes perdíamos sinal. Mais ainda, este chip BCM47755 consome metade da energia dos chips anteriores, isto de acordo com a própria fabricante.

O novo chip utilizará o sistema Glonass, o Galileo e o BeiDou

Com efeito, segundo a própria fabricante, o seu novo chip de localização GPS utilizará três sistemas. Desde o russo Glonass, ao europeu Galileo até ao chinês BeiDou. Teremos portanto um total de 3 constelações de satélites.

O Xiaomi Mi 8 será assim o primeiro smartphone a liderar a revolução na localização GPS. Aumentando exponencialmente a precisão da localização e diminuindo para metade o consumo de bateria.

Numa última nota, este mesmo chip poderá ser utilizado não só em smartphones mas também em tablets e wearables.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 e Huawei P20 Pro: A vulnerabilidade do reconhecimento facial

OnePlus 6 é realmente resistente à água, eis o porquê! [vídeo]

Xiaomi Mi Band 3. Agora temos novas imagens da tão aguardada Mi Band

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.