OnePlus 6 e Huawei P20 Pro: A vulnerabilidade do reconhecimento facial

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O OnePlus 6 e o Huawei P20 Pro são os dois topos de gama das empresas chinesas para o mercado. Ambos os terminais já estão na nossa lista de equipamentos para review e aos poucos começamos a perceber os seus pequenos problemas.

Ambos os smartphones são fantásticos. O OnePlus 6 dá-nos tudo o que precisamos num topo de gama por um preço baixo e o Huawei P20 Pro a melhor câmara num smartphone até ao momento.

Vê ainda: Nokia revela 3 novos smartphones com Android One e Android Go

Porém, nem tudo é perfeito. Falo obviamente do seu reconhecimento facial. Ambos os smartphones contam com um reconhecimento facial 2D, ou seja, os equipamentos desbloqueiam rapidamente ao olhares para ele, contudo, está longe de ser o método mais seguro.

Por isso é que ambas as marcas avisam os seus utilizadores a que utilizem outro modo de desbloqueio. Ou seja, lançaram esta característica para estar a par do mercado, mesmo que seja seriamente inferior à concorrência.

Huawei P20 Pro e OnePlus 6 não precisavam de seguir uma tendência se a tecnologia não tem qualidade

Até ao momento só a Apple é que nos dá um reconhecimento facial 3D. Isto é, o formato de desbloqueio do iPhone X é bem mais seguro que qualquer outro. O futuro Xiaomi Mi 8 também trará tal funcionalidade, ou assim se pensa.

Num mais recente vídeo publicado por "Rik" no twitter vemos uma brincadeira que levou o OnePlus a desbloquear de uma forma bastante simples. Foi imprimida uma fotografia com a sua cara, recortada e posta à frente do OnePlus 6. Voilá, o smartphone desbloqueou.

Pior do que isso está o Huawei P20 Pro. O Youtuber Luís Rodrigues colocou o Huawei P20 Pro à frente de um monitor com a sua fotografia do Facebook e, tal como o OnePlus 6, o smartphone desbloqueia o ecrã de forma simples.

Desta forma, deixa-me deixar aqui o aviso. Não utilizes o reconhecimento facial do OnePlus 6 ou do Huawei P20 Pro como método de desbloqueio. Ambos contam com sensor biométrico que é bem mais rápido, eficiente e seguro que esta treta de reconhecimento 2D.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 8. Agora temos novas imagens dos novos smartphones

Detroit: Become Human – Análise a um jogo muito bem concebido

O Asus Zenfone 5 e uma publicidade difícil de esquecer

Via 1

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.