Xiaomi: a app Segurança escondida na MIUI do teu smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi usa a interface gráfica MIUI para os seus smartphones Android, sendo a skin da marca. É no seu interior que encontramos poderosas ferramentas de personalização, controlo e segurança como é o caso deste centro que agora damos a conhecer.

São ajustes precisos, úteis, mas por vezes esquecidos no interior da MIUI. Está presente em qualquer smartphone Xiaomi atual e é um dos segredos que merecem ser partilhados, pois, ajudam o utilizador a tirar mais proveito e a proteger o seu equipamento.

Chama-se "Segurança" e está na gaveta de apps do teu Xiaomi

Trata-se de um centro de recursos com várias opções integradas. Podemos configurar opções mais básicas, e outras mais avançadas para controlo granular, com ferramentas úteis que importa conhecer.

Em primeiro lugar, para aceder à app "Segurança", basta abrir a gaveta de aplicações, ou procurar pelas apps instaladas na MIUI do teu smartphone Xiaomi. É uma aplicação de sistema, estando assim instalada em virtualmente todos os smartphones recentes.

Tens vários recursos de segurança integrados na MIUI

Segurança Xiaomi

  • Segurança: permite fazer uma verificação aos conteúdos e aplicações instaladas no smartphone Xiaomi
  • Controlo avançado de bateria: para uma gestão granular do consumo energético após análise das aplicações que mais energia gastam.
  • Otimizador de desempenho. Providencia uma análise geral da memória cache, segurança, uso da bateria e memória do smartphone.
  • Limpeza. Dá ao utilizador Xiaomi uma análise completa dos arquivos inúteis que pode remover do smartphone.
  • Aumentar Velocidade. Permite fazer um controlo preciso da memória RAM do dispositivo e acelerar o mesmo.
  • Administrador de apps e permissões. Fornece uma lista das permissões a que cada aplicação tem direito. Permite também atualizar as aplicações com updates disponíveis.

MIUI 12

  • Limpeza a fundo. Esta função vai mais além e procura em todo o smartphone Xiaomi arquivos e ficheiros que possamos eliminar. Entre imagens da galeria e itens repetidos, ou capturas de ecrã. Tudo o que possa estar a mais.
  • Solução de problemas. Solução integrada na MIUI para verificar se todas as funções do smartphone funcionam como deviam e, caso tal não se verifique, aponta algumas soluções e resoluções de problemas.
  • Acelerador de jogos - Game Turbo. Este hub de recursos para aplicações exigentes como jogos, reconhecidos automaticamente pelo smartphone, centram todos os recursos do telefone Xiaomi para entregar o melhor desempenho possível.
  • Uso de dados. Aqui temos um centro de métricas onde também podemos estabelecer limites de uso, além de alertas e notificações quando ultrapassamos, ou estamos prestes a atingir o teto definido com base no plano de dados de cada utilizador.
  • Limpeza de Facebook e WhatsApp. O recurso consegue apagar os arquivos descarregados por ambas as apps, bem como os dados que não precisamos e outros itens que possam estar a tornar o telefone lento.

Xiaomi segurança

Todos os recursos de segurança e controlo estão convenientemente agregados na app "Segurança" nas versões mais recentes da interface MIUI. O acesso às funções é relativamente simples, com o utilizador a ver o propósito de cada um à medida que as usa.

As funções mais avançadas na Segurança da Xiaomi

Xiaomi MIUI

  • Bloqueio de Aplicações. É um dos recursos mais avançados ao dispor do utilizador. Através desta função podemos impedir o acesso indevido a determinadas apps instaladas no smartphone, protegendo-as para que apenas o utilizador as possa ver e usar.
  • Testar a rede. Útil para verificar rapidamente se há algum problema com a ligação à Internet, seja através da ligação Wi-Fi ou pelos dados móveis.
  • Aplicações duplicadas. Podemos ter duas contas e duas aplicações de WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras aplicações e serviços. Útil para quem quer ter mais que uma conta no mesmo telefone.
  • ShareMe. A partir daqui podemos partilhar desde aplicações a vídeos e diferentes ficheiros para outros smartphones Xiaomi. Também podemos pedir que nos enviem esses mesmos ficheiros a partir de outro telefone Xiaomi.
  • Lista negra de SMS e Chamadas. Para impedir chamadas de SPAM ou campanhas publicitárias dirigidas é possível tirar proveito deste recurso de segurança da MIUI. Podes bloquear vários números para não te voltarem a incomodar.
  • Segundo Espaço. Cria uma divisão no armazenamento interno onde os ficheiros permanecem ocultos. O seu conteúdo é apenas acessível ao utilizador, ficando protegido.

Estes são os principais recursos presentes na MIUI, a partir da aplicação "Segurança" e se tens um dispositivo móvel da Xiaomi aconselhamos-te a conhecer e explorar as suas possibilidade. São ferramentas úteis para os mais diversos fins.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.