Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

As 7 melhores bicicletas elétricas no mercado em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

As bicicletas elétricas são uma boa opção de mobilidade urbana em deslocações para o trabalho ou lazer. Em seguida damos a conhecer as melhores bikes elétricas para cada uso, destacando o preço, caraterísticas e disponibilidade em Portugal.

Em comum têm os três modos de operação, totalmente elétrico, assistência à pedalagem (PAS), ou convencional (sem assistência), variando em autonomia e relação qualidade / preço. Percorre a lista e encontra a melhor bicicleta elétrica para o teu uso.

1. Melhor bicicleta elétrica de cidade: Fiido X

Bike elétrica Fiido X

Tipo: bicicleta dobrável de cidade
Autonomia: 130 km
Potência: até 350 W
Ecrã: LED com porta USB
Velocidade máxima: 25 km/h
Tamanho da roda: 20''
Peso: 19,8 kg

A bicicleta elétrica Fiido X tem bom preço para as caraterísticas, com estrutura em liga de magnésio para maior durabilidade. O design destaca-se pelo ar arrojado e futurista, com sensor de torque, bateria com sistema anti-roubo e travões hidráulicos.

É uma das melhores bicicletas elétricas para cidade, dobrável, compacta e fácil de arrumar, com lanterna frontal e ecrã LED. É uma boa compra para uso em cidade, seja para as comutas diárias, ou para um pouco de aventura e lazer.

O preço é considerável, mas com o cupão disponível na loja oficial torna-se uma das melhores bicicletas elétricas baratas, como aliás comprovamos na análise ao produto.

2. Melhor bicicleta elétrica ultra compacta: Fiido L3

bicicleta elétrica Fiido L3

Tipo: bicicleta dobrável de cidade
Autonomia: 200 km
Potência: até 350 W
Ecrã: LED com porta USB
Velocidade máxima: 25 km/h
Tamanho da roda: 14''
Peso: 24 kg

A bike elétrica Fiido L3 é a mais compacta (e boa) que podes comprar e receber em Portugal. Aliás, é provavelmente a bicicleta elétrica mais compacta e bem construída que podes encontrar, com preços competitivos ao aproveitar o cupão de desconto.

O melhor de tudo? Esta é a bike elétrica com melhor autonomia para o seu segmento, perfeita para as comutas urbanas e para os passeios descontraídos. Por este preço, é sem dúvida a melhor bicicleta elétrica com grande autonomia e boa construção.

As suas capacidades surpreenderam-nos durante o teste ao produto, fácil de transportar e com muito poder, com a melhor autonomia abaixo dos 1000 €.

3. Bicicleta elétrica com melhor qualidade-preço: Engwe EP-2 Pro

bike elétrica Engwe EP-2 Pro

Tipo: bicicleta dobrável de cidade
Autonomia: 50 km
Potência: até 750 W
Ecrã: LCD
Velocidade máxima: 40 km/h
Tamanho da roda: 20''
Peso: 28,8 kg

A bicicleta elétrica mais equilibrada, para cidade e todo-o-terreno, para viagens de lazer ou comuta diária, é a Engwe EP-2 Pro, muito próxima dos 1000 €. É compacta e dobrável, com ecrã LCD, pneus largos de 20'' e motor de alta potência com até 750 W.

As mudanças são Shimano, com travões de disco, estrutura reforçada e baterias substituíveis de 13 Ah. Possui amortecedores frontais e pode atingir os 45 km/h, ainda que a autonomia não seja a melhor, ao contrário da excelente relação qualidade / preço.

Foi uma das bicicletas elétricas que mais nos surpreendeu nos testes por tudo o que o produto oferece face ao preço da bicicleta.

4. Melhor bicicleta elétrica leve: Tenways CGO600

bicicleta elétrica Tenways CGO600

Tipo: bicicleta elétrica de cidade
Autonomia: 70 km
Potência: até 250 W
Ecrã: LED
Velocidade máxima: 25 km/h
Tamanho da roda: 29''
Peso: 15 kg

A quem procura a melhor bicicleta elétrica de cidade com aspeto clássico recomendamos a Tenways CGO600. É a bicicleta elétrica mais leve e discreta, com estrutura em alumínio (6061) e correia de distribuição em carbono de alta durabilidade.

Destaca-se pelo peso baixo de 15 kg, com correia de carbono e autonomia anunciada de 70 km para nos ajudar em deslocações urbanas. Temos travões hidráulicos, vários esquemas de cor, transmissão de velocidade única e bateria de 252 Wh.

A bicicleta de cidade tem aplicação para smartphone e um eficaz sistema de segurança, como nos inteiramos na análise ao produto.

5. Melhor bike elétrica todo-o-terreno: Himiway Cruiser

bike elétrica Himiway Cruiser

Tipo: bicicleta elétrica todo-o-terreno
Autonomia: 100 km
Potência: até 250 W
Ecrã: LCD
Velocidade máxima: 25 km/h
Tamanho da roda: 26''
Peso: 32 kg

A bicicleta elétrica Himiway Cruiser é a melhor para todo-o-terreno, para quem procura aventura e diversão fora das ruas de asfalto e da cidade. Tem engrenagens Shimano, pesa 32 kg e ecrã LED, além de farolim, suspensão frontal e travões de disco.

Perfeita para quem procura uma bike elétrica robusta, com autonomia mediana e baterias da Samsung ou LG, mas potente o suficiente para nos ajudar fora da estrada. O seu motor de 250 W entrega um torque máximo de 80 Nm.

A sua caixa traz tudo o que precisas, tal como tivemos oportunidade de comprovar no teste ao produto.

6. Melhor bicicleta utilitária: Fiido T1

bicicleta utilitária Fiido T1

Tipo: bicicleta de cidade
Autonomia: 150 km
Potência: até 750 W
Ecrã: LED com porta USB
Velocidade máxima: 45 km/h
Tamanho da roda: 20''
Peso: 45 kg

A quem procura uma bicicleta elétrica utilitária, com maior capacidade de carga e preparada para tal, indicamos a Fiido T1. Tem vários compartimentos de carga como a cesta frontal e está preparada para as deslocações urbanas com motor de 750 W.

Temos travões hidráulicos, bem como amortecedor frontal, além do pneu de piso largo para maior conforto nas deslocações urbana. Possui engrenagens Shimano de 7 velocidades, estrutura em liga de alumínio, construída para durar.

É, em suma, uma excelente bicicleta elétrica para trabalho, ágil e durável, com preço que reflete essa mesma qualidade.

7. Melhor bicicleta de cidade feminina: Tenways CGO800S

bicicleta elétrica Tenways CGO800S

Tipo: bicicleta elétrica de cidade
Autonomia: 100 km
Potência: até 250 W
Ecrã: LCD
Velocidade máxima: 25 km/h
Tamanho da roda: 29''
Peso: 19 kg

A bicicleta elétrica TENWAYS CGO800S é a melhor opção para quem procura um design mais elegante ou feminino, disponível em várias cores. Destaca-se pela suavidade de andamento, com correia de distribuição em carbono e manutenção mínima.

Tem boa autonomia para uma bicicleta elétrica de cidade, suspensão frontal hidráulica, bem como sensor magnético de torque para entrega de força sem atraso. A bateria tem 374 Wh e pesa 19 kg com ecrã LCD, além de farolins traseiro e frontal.

O preço da bicicleta elétrica é mais elevado, mas terás possivelmente a melhor qualidade de circulação em cidade.

4 tipos gerais de bicicletas elétricas que podes comprar

  1. Bicicletas elétricas dobráveis: se o espaço de arrumação for uma preocupação, então uma bicicleta elétrica dobrável será a melhor opção. São mais compacta e podem ser dobradas com maior ou menor facilidade consoante o modelo.
  2. Bicicletas elétricas de Cidade: São as mais elegantes e de aspeto clássico, perfeitas para lazer e geralmente com o melhor preço (mais baixo) com as melhores marcas de bicicleta a oferecer vários modelos desta categoria.
  3. Bike elétrica todo-o-terreno: perfeitas para desafiar o ar livre fora da cidade, com pneus e caraterísticas adaptadas para trilhas, as bikes elétricas são mais robustas, com pneu mais largo e melhor suspensão para desafiar qualquer terreno
  4. Bicicletas de estrada: focadas na velocidade, têm pneus mais finos para um melhor desempenho no asfalto. Primam pela leveza e utilização de materiais como o carbono.

Antes de ires, vê também as melhores trotinetes no mercado, com várias soluções para diferentes necessidades de mobilidade urbana.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.