Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Logitech MX Master 3S: como configurar o melhor rato para trabalho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O rato Logitech MX Master 3S é a mais recente iteração da famosa gama MX Master com periféricos dedicados à produtividade e pensados para o escritório. Agora, partilhamos as nossas 1.ªˢ impressões e dicas úteis para configurar o novo rato de trabalho.

Este gadget para trabalho está disponível na versão normal, bem como na versão para Mac (sem o dispositivo unificador, o adaptador USB). Em comparação com o MX Master 3 está mais silencioso e mais preciso, agora com "sensibilidade" de 8K.

Logitech MX Master 3S

O melhor de tudo? As opções avançadas de personalização que, após a configuração inicial que aqui daremos a conhecer, fará deste rato a tua melhor ferramenta de trabalho. Um leque alargado de configurações disponíveis através do software da Logitech.

90% mais silencioso que o MX Master 3 original graças a novos Switches

Logitech MX Master 3S

O preço de venda ao público recomendado do Logitech MX Master 3S é de 129 € em Portugal. Trata-se da evolução do Master 3 e, o maior impacto imediato será o feedback distinto ao usar o rato e efetivamente clicar.

E aqui, acreditem, tudo muda (para melhor) com os Quiet Clicks!

rato Logitech MX Master 3S

Botões: 8 + 2 scrolls
Sensibilidade: 8K DPI (8 000 DPI)
Utilização: Trabalho
Mão: Direita
Conetividade: wireless / Bluetooth
Software: Logi Options+
Autonomia: mais de 1 mês

Devo confessar que este foi um dos produtos que mais achava que não me ia surpreender. Afinal de contas o design é o mesmo, o número de botões e funções são exatamente as mesmas, até a suite de software é similar, senão idêntica entre ambos os modelos.

Porém, bastou dar o primeiro clique. E depois o segundo....desde então não consigo sequer pegar na geração anterior.

Ergonomia habitual e excelente, mas é o silêncio que faz a diferença

Logitech MX Master 3S

A ergonomia excelente não é uma novidade, mais uma vez, o exterior do rato é exatamente igual à versão que tivemos oportunidade de testar. Porém, tal como o antecessor, este rato é focado nos utilizadores destros, tal como denotas as suas curvas.

Mais uma vez, a mão assenta com firmeza no seu corpo alto, com os dedos a envolver facilmente os seus botões perfeitamente colocados. Usar este rato para trabalho é uma ode ao conforto e produtividade, se forem destros.

Logitech MX Master 3S

Partimos assim de uma premissa familiar, em tudo idêntica ao rato para trabalho topo de gama lançado em 2019. Agora, mais preciso que nunca e silencioso! Ora, acreditem, se passam o dia inteiro a trabalhar no computador, apreciarão o valor do silêncio.

A configuração do rato começa com a instalação do software Logitech Options

Logitech MX Master 3S Logitech Options+
Ecrã inicial da plataforma Logitech Options+ em ambiente Mac.

Atualmente a fabricante disponibiliza duas plataformas de controlo adicional e personalização para vários dos seus periféricos como ratos e teclados. Ambas são gratuitas e podem ser descarregadas através das seguintes ligações:

Logitech Options+

A plataforma Logitech Options+ dispõe de funções experimentais e mais avançadas, ainda que partilha uma mesma base de personalização com a versão padrão.

Este é o complemento obrigatório para tirar pleno proveito do MX Master 3S e mais produtos. Ora, de que vale tem um rato cujo comportamento dos botões pode variar consoante as aplicações se não tirarem partido das suas funções avançadas?

Arrasta, copia e cola ficheiros entre computadores com o Logi Flow

Logitech Options+

Além de poderes usar o Logitech MX Master 3S em até três dispositivos, sem dificuldade, podes fazer bem mais. Com efeito, é possível arrastar ficheiros entre computadores após a configuração inicial.

Assim sendo - além do Logitech Easy Switch - para alternar entre até três dispositivos emparelhados, podem tirar partido desta "ponte" para arrastar, copiar e colar, ou simplesmente passar ficheiros de forma fácil entre máquinas.

Logitech MX Master 3S

Esta funcionalidade pode ser uma benção para os profissionais, facilitando o workflow entre vários computadores, por exemplo.

Usa o mesmo rato em vários dispositivos (3) com o Easy Switch

Logitech Options+

Liga o teu rato a vários computadores (até 3 dispositivos), ou entre tablets, tudo o que tenha conexão Bluetooth ou aceite adaptador USB / dispositivo unificador.

Feita a sincronização inicial, temos apenas que virar o rato ao contrário e carregar no botão circular, pequeno, para alternar entre dispositivos sincronizados. O rato indicará, com as luzes LED, a que número - 1, 2 ou 3, está ligado e pronto a usar.

Altera a configuração e comportamento dos botões consoante a app

Logitech MX Master 3S

O poder está nas tuas mãos. A escolha também.

Se usas o Photoshop podes definir a ação de diversos botões. Para quem usa o Final Cut, também pode definir um comportamento próprio para agilizar o ampliar, cortar, e tantos outros comandos.

Logitech MX Master 3S

Em suma, o rato memoriza diferentes perfis / ações e comportamentos para determinados botões consoante o utilizador esteja a usar diferentes aplicações. É aqui que o produto mostra o seu verdadeiro valor como rato para trabalho, dinâmico e versátil.

Logitech MX Master 3S

Em suma, este é o rato perfeito para quem valoriza a personalização e produtividade. Seja pelo Logi Flow, ou Easy Switch, mas sobretudo pela personalização fácil e realmente útil dos botões.

Sem esquecer, claro, a autonomia e conforto.

E que excelentes primeiras impressões estas foram, o conforto faz a diferença, mas é sobretudo o silêncio que nos cativa.

Logitech MX Master 3S

Por fim, contamos abordar mais a fundo o Logitech MS Master 3S na análise ou review propriamente dita. Entretanto, estas são as primeiras considerações e o guia de personalização do produto com recurso ao seu software específico.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.