WhatsApp apagará a tua conta nestes casos. Vê o que não deves fazer!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O WhatsApp especifica nas suas FAQ um número de situações e comportamentos que resultarão no bloqueio da conta, temporário em alguns casos e, consoante as ações do utilizador, podem também resultar num bloqueio permanente com a conta apagada.

Em seguida damos a conhecer o que não deves fazer na plataforma de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Apesar de existirem várias apps, serviços e complementos não oficiais para o WhatsApp, não os deves utilizar, nunca!

Usas a WhatsApp Plus? A tua conta será banida!

WhasApp
A aplicação do modo escuro era um dos motivos para usar a "Plus".

Apesar de muito completa, a plataforma do Facebook carece sempre de alguma opção que o utilizador procura em determinada altura. Isto leva a que vários utilizadores optem por instalar outras aplicações para, por exemplo, personalizar o WhatsApp.

Contudo, se és utilizador da WhatsApp Plus, uma ferramenta que nasceu com o objetivo de melhorar a plataforma WhatsApp, toma atenção, pois a tua conta pode ser apagada. Esta app acrescenta opções de personalização, adiciona mais funções e torna a sua utilização, regra geral, mais agradável e atraente. Ora, isto provocou uma grande procura pela WhatsApp Plus.

Assim, com o passar do tempo vimos diversas funções a chegar a esta app paralela com opções avançadas que permitem mudar a aparência com temas personalizados e ajustar uma panóplia de aspetos gráficos da plataforma de comunicação instantânea.

Mais recentemente, contudo, o Facebook começou a bloquear as contas de utilizadores apanhados a usar a Plus. As medidas de restrição da rede social endureceram e colocam um firme travão na popularidade destes "extras" para o WhatsApp.

Entre riscos de segurança e modificações ao WhatsApp

A empresa do grupo Facebook cita ainda riscos para a segurança do utilizador uma vez que a WhatsApp Plus não tem nenhuma afiliação com o WhatsApp. Desse modo, é possível que a app de terceiros contenha vulnerabilidades, ou outras falhas.

Ao violar os Termos de Uso da plataforma de mensagens instantâneas, o uso da WhatsApp Plus é motivo suficiente para a tua conta ser banida e, posteriormente, eliminada. Note-se que, primeiramente, o utilizador será suspenso durante algum tempo.

"Se recebeu um aviso no aplicativo dizendo “Temporariamente banido”, isso significa que provavelmente está a usar uma versão não compatível do WhatsApp ao invés da versão oficial do WhatsApp. Caso não mude para a versão oficial da aplicação após ser temporariamente banido, a sua conta pode ser banida permanentemente do WhatsApp", pode ler-se nas FAQ.

O resultado? Conta temporariamente, ou permanentemente banida

GB WhatsApp

A plataforma de mensagens do grupo Facebook menciona explicitamente a WhatsApp Plus e a GBWhatsApp, entre outras apps análogas. São aplicações com o potencial de modificação da aplicação oficial e, como tal, violam os Termos de Serviço.

Sendo incompatível com essas apps, o WhatsApp diz ser incapaz de validar as medidas de segurança - caso existam - que estas aplicações de terceiros possam ter implementado. A sua utilização resultará, em última instância, numa conta apagada.

"As aplicações não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir as suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam os nossos Termos de Serviço.", especifica a página das FAQ.

Em caso de banimento, eis como mudar para a app oficial do WhatsApp

A plataforma aconselha fazer um backup do histórico de conversas antes de mudar para a app oficial. Em seguida, para utilizadores da GB WhatsApp:

  1. Aguardar até que o banimento temporário acabe. O cronómetro mostrará o tempo de espera necessário.
  2. No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
  3. No smartphone, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
  4. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
  5. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp”.
  6. Em seguida, abra a Play Store e baixe a app oficial do WhatsApp.
  7. No WhatsApp, verifique o seu número de telefone.
  8. No menu que mostra o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.
  9. O WhatsApp carregará as conversas existentes.

Para utilizadores do WhatsApp Plus bastará instalar a aplicação oficial através da Play Store e fazer a autenticação / verificação do respetivo número de telefone. Caso o histórico das conversas tenha sido salvo, a transferência será automática.

A plataforma é inexorável na aplicação dos seus Termos de Serviço pelo que não deves utilizar apps não oficiais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.